Devo insistir ou não nesse relacionamento?

Feita por >Glaucia · 22 nov 2021 Terapia de casal

Bom eu e meu namorado começamos a namorar logo de cara no primeiro dia que nós vimos, mas conversavamos por mensagem a um tempo estávamos nos gostando e sempre tínhamos algo em comum, com o tempo a gente foi brigando muito por tudo, qualquer coisinha e foi aparecendo muitas diferenças, ele me trata super bem e cuida muito de mim, mas ele era muito fechado e tem um jeito um pouco egoísta, ele também tem um problema de saúde que no começo ele me dizia ser uma coisa e depois descobri ser outra e pode até levar a morte e ele sempre tem crises de convulsões e ainda não consegui me acostumar e estamos a 7 meses juntos, ele sempre me afastava quando tava mal ou doente e eu sempre lá ajudando e falando que não precisava me afastar que éramos um casal, e com o tempo fui ajudando ele a melhorar nisso, ele as vezes muda de humor do nada, eu também não sou uma pessoa fácil, mas ele também não é, ele as vezes fica com raiva da família dele e tento conversar pra ficar tranquilo e a gente sempre briga, tento levar ele na igreja e a gente briga porque ele fica de cara feia, e recentemente fui diagnósticada com ansiedade e depressão e precisava muito do apoio dele, ele nunca foi uma pessoa ruim pra mim, mas ele não me entende e não sabe me ajudar e eu sempre soube ajudar ele e fazer com que ele se sentisse melhor e sempre me esforcei e quando vou falar dos meu sentimentos sempre vira uma briga porque ele fala que eu não entendo ele e que tudo que eu tô passando é culpa dele e aí eu me sinto culpada, as vezes quero terminar e fico com medo de não tá fazendo o certo, estou tomando remédios que o médico passou, estou ficando sem vontade de tá perto dele mesmo gostando dele e sem desejo por ele, alguém poderia me ajudar?

A melhor resposta 24 NOV 2021

Olá Gláucia! Grato por escrever. Desculpe-me a demora por responder (problemas técnicos de informática). Vamos por parte:
Diagnóstico de convulsão é sólido, depressão e ansiedade são diagnósticos mais subjetivos, muitas vezes variáveis. Independente da solidez ou não vocês são pessoas que contém alguns problemas, mas não são problemas que contém pessoas;
Conversa por mensagem é indicador frágil para construção de vinculações; logo a questão antecede o fato por você relatado. Os dois experimentavam dificuldade de trocas sociais reais, os dois tinham fragilidade na construção de turma de colegas e conhecidos.
Pelo relato, cada qual de vocês melhorando a si, poderá ver com menor impacto, as questões incomodativas. O que precisam fazer?
- Desenvolver turma de colegas e conhecidos de convivência regular;
- Cada qual olhar para si, em plenitude, sem ser obscurecidos pelos ditos diagnósticos (convulsão, depressão e ansiedade).
Prevalecendo, como sugere o texto, componentes de ética e companheirismo, vocês devem, cada qual ampliando a completude e autonomia individual, no campo social, ocupacional, de lazer e estudos, vocês serão pessoas melhores, mais plenas, por isso, poderão ver outros aspectos bons, um do outro, de tal forma que poderão ser perceberem melhor.
Será enriquecedor você ou vocês contarem com a assessoria científica de um psicólogo, para que possam ampliar a percepção da própria identidade, personalidade e possibilidades.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, vacinemo-nos. Sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

23 NOV 2021

Olá Gláucia! O início do namoro é justamente o período para vocês se conhecerem, perceberem as afinidades e as diferenças que tem, o quanto um gosta da companhia do outro e verem se querem manter o relacionamento. Isso só você pode saber o que vai ser melhor pra você de acordo com o que vocês estão vivendo.
Muito importante nos relacionamentos é o diálogo, converse com ele, fale sobre como você está se sentindo.
Fico à disposição

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

23 NOV 2021

Oi Glaucia,
O que é certo e o que é errado? A vida não compreende isso e não tem estes conceitos, pois tudo é aprendizagem...
O que voce quer na vida? Quem é voce? Como voce de fato funciona? Como sua mente funciona? Como voce se enxerga?
Estas perguntas são importantes e delas depende como voce se coloca diante das coisas e quais resultados estás obtendo.
A vida sempre se manifesta onde tem alegria, prazer e facilidade... tudo, é veículo de conhecimento e consciência de si mesmo.
Isto vale com relação ao teu namorado também.
Como voces estão se colocando diante da vida? Como criadores da própria realidade ou como vítimas?
Até que ponto não existe um pacto entre voces de "sofrerem" ou aceitarem o "destino" de voces, sofrendo? Jogando um jogo de que sofre mais?

5822 respostas

23 NOV 2021

Ei, Glaucia
Antes de mais nada, ninguém pode te dizer se deve ou não seguir em um relacionamento, a única coisa que podemos fazer é te ajudar a tornar todos os sentimentos mais claros, para que você possa fazer uma escolha mais consciente.
Nessa clarificação de vivências, podemos perceber que somos um todo, não a soma de nossas partes: que relação sua ansiedade e depressão tem com a dinâmica do seu relacionamento? Que tipo de ligações existem ai dentro?
Penso que as respostas para o que sentimos não se encontram isolados em algumas temáticas.
Não deixe de explorar esse momento, você pode se beneficiar muito disso, mesmo que agora não pareça.
Conte comigo se precisar
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha