Por que não tenho coragem de me abrir e procurar ajuda?

Feita por >Sarah · 20 out 2016 Depressão

Tenho TOC e depressão, mas não consigo procurar ajuda. Sou muito quieta, mas minha família interpreta isso como uma coisa da minha personalidade. Quando eu penso em me abrir com eles acho que não vou ser levada a sério.

A melhor resposta 25 OUT 2016

Sarah, passe por cima dessa covardia: procure um psicanalista em tua região, ligue para ele, marque uma consulta e vá! Afinal, um psicanalista estará preparado para te atender, te escutar e te ajudar.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

22 OUT 2016

A ajuda externa, de um psicólogo, poderá lhe ajudar a comunicar à sua família o como você sente-se e criar possibilidades para que eles possam lhe ajudar.
Procurar ajuda não é fácil. Envolve admitir algumas fraquezas e se expor. Mas o resultado pode ser muito significativo e trazer uma mudança de comportamento impactante.
Introspecção não é um problema que deve ser tratado, mas se o fato de você ficar quieta tem a ver com tristeza ou depressão você não deve deixar de procurar se tratar.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

21 OUT 2016

Sarah,
O transtorno obsessivo compulsivo é muito sério, principalmente quando é associado a depressão, portanto você precisa conversar com sua família para que eles possam entender como lidar com sua problemática, procura ajuda profissional que também possa orientar a família é uma possibilidade para que eles entendam que isso não é estrutura de personalidade e sim algo que precisa ser verificado com outro olhar, além do psicólogo, você também precisa de ajuda do psiquiatra para receitar as devidas medicações, desta forma vai ter uma qualidade de vida controlando o transtorno e amenizando o seu sofrimento. É importante sempre dar o primeiro passo, então continue o que iniciou: primeiro buscou ajuda pelo site, agora a outra etapa, ligar pro profissional e começar uma nova história na sua vida.
Boa Sorte

Psicóloga ​Leila Spezani Psicólogo em Rio de Janeiro

11 respostas

21 OUT 2016

Olá Sarah!
Infelizmente, muitas pessoas como sua família não tem conhecimentos sobre saúde mental e doenças como o TOC e a depressão, tendem a achar que são traços de personalidade, manias, frescuras...
É muito importante que você procure tanto ajuda de um psicólogo quanto de um psiquiatra para o tratamento de ambas as doenças, favorecendo seu bem estar e qualidade de vida.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

21 OUT 2016

Olá Sarah,

Este site é uma prova de que esse tipo de questão é levado a sério, pois se trata de um sofrimento legítimo. Infelizmente, também não são conhecimentos sempre bem difundidos, e mesmo com boas intenções, as pessoas ao nosso redor podem não conseguir entender o que sentimos.
Se é viável para você buscar ajuda profissional, poderá ter uma orientação sobre seus possíveis sintomas e formas de tratamento.

Melhoras,

Bruno Aquino

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo

50 respostas

20 OUT 2016

Boa tarde Sarah
Você percebe que o termo não consigo procurar ajuda não se encaixa aqui, pois você está através deste site pedindo ajuda e isto é de certa forma bom, porque é o primeiro passo para se autoajudar e buscar ajuda para trabalhar a sua angustia e sofrimento, poque TOC e depressão são doenças sérias que precisam ser tratada por um profissional de psicologia e em alguns casos por medicamentos antidepressivos e ansiolítico.
Por isso mina orientação é que vá em frente e procure um psicólogo para iniciar o tratamento em busca de seu equilíbrio emocional.
Espero ter contribuído. Att. à Psicóloga Ussénade.
Boa sorte!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

20 OUT 2016

Bom dia Sarah, se vc tem TOC e depressão é importante procurar ajuda. Tente explicar para sua família que problemas de saúde mental como os seus não são frescura e precisam de tratamento adequado.
Procure também um psicoterapeuta, ele poderá ajudá-la a lidar melhor com essas questões familiares.

Livia Pignaton Caser Psicólogo em Vila Velha

54 respostas

20 OUT 2016

Oi Sarah,

O melhor a fazer é se abrir com sua família, só assim você saberá como eles irão reagir. Explique o quanto você tem sofrido com esses sentimentos. É muito bom que você consiga identificar essas questões, e admitir que elas estão lhe fazendo mal. Procure um psicólogo próximo a sua residência pra falar sobre o assunto. É importante trabalhar em terapia o que lhe causa sofrimento.

Espero ter ajudado!

Psicóloga,
Késia Alves

Késia Alves Pinheiro Madureira Psicólogo em Betim