Como faço para ajudar alguém que sofre mas não quer procurar ajuda profissional?

Feita por >Ju · 11 out 2020 Psicoterapias

Como faço pra ajudar amigos que precisam mas não querem procurar ajuda profissional? Tem ansiedade, depressão, e um família que não é mt bem estruturada.

A melhor resposta 12 OUT 2020

Olá Ju! Grato por escrever. Você sendo inteira, companheira, harmônica, doce, honesta com suas convicções, sem abrir mão de tua essência, estará sendo algo muito rico para as pessoas de convivência. Cuidado para não representar alimentação de acomodação de pessoas a situações inviáveis para o futuro.
Todo começo apresenta a necessidade de luta contra um desconforto, contra um desconhecido. Psicologia não é diferente. A maioria das pessoas, resistem até começar, a passagem por processo de conduta científica com psicólogo, após entrar, praticamente todas, acabam por achar significativamente enriquecedor e esclarecedor.
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Sugestões honestas, éticas e amorosas, devem ser objeto de persistência. Uma outra frente, para iniciar, pode ser você, em sua psicoterapia, trabalhar formas de estimular o desenvolvimento dessas pessoas, que hoje não querem psicoterapia.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de longo período de permanência de elevada taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, empatia, senso de comuidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8630 respostas

11 OUT 2020

Oi Ju,
A psicoterapia só flui quando a pessoa deseja realmente fazer. Caso contrario os objetivos não são alcançados.
O que você pode fazer, é estar sempre por perto, procurar ouvir e sempre que tiver oportunidade mostrar que a psicoterapia é o caminho mais adequado pelo que está passando.
Um abraço.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo