Como conto para o meu pai que quero ajuda profissional?

Feita por >mika · 25 mar 2023 Abordagem psicológica

Tenho 18 anos e sinceramente, não sei o que esta acontecendo comigo.
Faz um anos que tenho pesadelos, mas atualmente estão se tornando frequentes demais e isso me perturba, além de uma grande falta de autoestima. As vezes tenho crises de choro mesmo sem um real motivo para aquilo ou então começo a ficar ansiosa porque pensamentos ruins surgem em minha mente de repente, entre outras coisas.
Minhas irmãs perceberam o que estava acontecendo comigo e disseram para falar com meus pais sobre isso pois eu precisava de ajuda.
Eu confio plenamente na minha mãe, entao contei por mais que fosse difícil.
Meu pai estava fora de questão ja que nao confio nele, principalmente quando se trata de mim. Mesmo não brigando ou algo parecido, nao sinto confiança nele e nosso relacionamento é algo muito estranho. Entretanto, minha mãe não tem condições de me ajudar nesse momento, diferente do meu pai.
Agora estou em dúvida se devo esperar mais um pouco ou se peço pra ele me ajudar. Minha mãe recomendou eu falar para ele, mas não sei o que fazer

A melhor resposta 31 MAR 2023

Oi Mika!

Se você identificou a necessidade de suporte profissional para lhe auxiliar nestas questões, é interessante buscar a apoio de sua família também para que você consiga concretizar este processo.
Talvez a sua mãe possa intervir por você; mas caso isto não seja possível, talvez esta seja uma oportunidade para que você e seu pai se reencontrem e estabeleçam um diálogo franco para que as algumas situações se alterem.
O que é mais importante neste momento? O medo ou orgulho de pedir ajuda ou sua busca por paz e felicidade?

Vamos juntas!!!

Amanda do Nascimento Morgado Psicólogo em São José dos Campos

3 respostas

29 MAR 2023

No caso, ele que teria condições financeiras pra ajudar? E quando você fala em esperar mais, seria esperar o que e por quê? E o que quer dizer quando diz que não confia nele quando se trata de você? Enfim, de fato, é importante ir logo em busca de ajuda, não ficar esperando nada não. Lá em cima você menciona que há uns anos tem pesadelos, tem baixa autoestima, pensamentos ruins. Tem que trabalhar isso aí, além dessa relação com seu pai também. Você está entrando pra vida adulta e precisa fazer certos movimentos na vida, entender sobre relações saudáveis, sobre ir em busca daquilo que você acredita e não acabar fazendo algo pra agradar seus familiares por amor e confiança a sua mãe, por exemplo. Não deixe passar o tempo, priorize sua saúde mental. Entre em contato comigo, e vamos trabalhar essas inseguranças, essa relação paterna fragilizada, essas questões de autoestima, resgatar isso !
Te aguardo !
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

448 respostas

28 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar a sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 MAR 2023

Oi Mika,
Seus pais estão separados? É isso?
Mais uma razão, podes sim falar com o teu pai, até para descobrir porque a difícil conexão que tem dele e ele poder te ajudar, com o dinheiro para fazer o tratamento.
Voce está assim, sente tudo isso porque precisa encontrar o teu caminho, precisa encontrar o teu objetivo de vida, teus talentos, saber quem é voce, como se enxerga, como a tua mente funciona, como aprendeu.
Precisa promover o nascimento de voce mesma... estás na idade certa, 18 anos, a partir de agora, voce precisará cada vez menos dos pais, voce vai assumir a responsabilidade pela sua vida, fazer suas escolhas, tomar tuas decisões.
É a vida que você é que está fazendo esta pressão.
Que bom que estpá acontecendo isso contigo.
Tão logo compreenda, tudo se pacificará. Voce também deverá despertar para uma atividade profissional, uma escolha que te traga alegria, prazer em fazer, e leveza em sua vida.
Retorne para mais informações, se necessárias.

Abraços

5817 respostas

27 MAR 2023

Olá Mika!
Que bom ver que você entende que precisa de ajuda psicológica para aí render a lidar com situações que estão gerando muito sofrimento .
Isso muito importante para o processo terapêutico. , a prevenção do agravamento , quando vista com antecedência se torna mais fácil a melhora do paciente .
Nesse momento você não precisa ter medo de compartilhar com seus pais , pensa o que pior pode acontecer ?
Nada , porque cncerteza eles querem teu bem .
Pensamentos positivos vai dar certo , eu vou conseguir , encoraja você para falar dos seus sentimentos , das suas emoções e como está se sentindo .
Dessa forma eles irão perceber que precisa de ajuda de um profissional , e me coloco s disposição , me identifico muito com adolescentes .

Debora Cristina Gargantini Psicólogo em Loanda

26 respostas

26 MAR 2023

Olá Mika! Que bom que você escreveu. Pelo relatado tenho a impressão de que seus pais não vivem juntos, que a comunicação entre eles, não conta com adequada cooperação. Caso essa minha interpretação não seja equivocada, você poderá falar com ele, colocando partes do texto que aqui escreveu, retirando as partes que envolvem sua mãe.
Uma observação importante para seu contexto, é que dezoito anos, é idade de definir profissão, faculdade, trabalho ou curso técnico, é idade de poder ir e vir com maior abrangência, de ter viver liberdade com responsabilidade. Embora o tempo de cada geração seja diferente, pode ser que se pai consiga fazer empatia com você.
A tua verdade essencial, se precisar, com choro, com algum sofrimento, mas com a tua verdade, certamente será a melhor forma para solicitar ajuda a seu pai.
Isso não será o melhor caminho, a não ser que você não tenha escrito alguns aspectos que possam contraindicar essa verdade comprometida.
Estaremos te aguardando. Sucessos com seu pai!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8602 respostas

26 MAR 2023

Oi Mika! É importante que você tenha em mente que buscar ajuda profissional é uma atitude corajosa e importante para cuidar da sua saúde mental. Se você se sente mais confortável em falar com o seu pai, pode ser uma boa ideia explicar para ele que você está enfrentando alguns problemas emocionais e que gostaria de buscar ajuda de um profissional, como um psicólogo ou psiquiatra.

Tente ser honesta e clara sobre os sintomas que está enfrentando, como os pesadelos, crises de choro e pensamentos ruins, para que ele possa entender a gravidade da situação. É possível que ele não tenha muita experiência em lidar com questões de saúde mental, mas ainda assim pode ser um grande apoio para você na busca por ajuda.

Se você sentir dificuldades em abordar o assunto diretamente com ele, pode escrever uma carta ou mensagem explicando como se sente e suas intenções de buscar ajuda profissional. Lembre-se de que o importante é que você busque o suporte necessário para lidar com suas dificuldades emocionais.

Estou a disposição. Abraços!

Filipe Araújo Psicólogo em Recife