Por que não consigo fazê-lo parar com o vício?

Feita por >Flor · 17 dez 2021 Drogas

Meu marido é usuário de droga, uma em específico. Já tentei ajudá-lo, mas ele não se ajuda. Descobri isso a pouco tempo e desde então uma questão não sai de minha cabeça. Penso muitas vezes que talvez não esteja o fazendo feliz suficiente, que esteja faltando algo em mim ou em nossa relação para suprir essa necessidade horrível. Se ele me ama verdadeiramente não deveria parar? Não deveria estar feliz? Não deveria ter motivação para mudar? Já falei para ele diversas vezes que seu vício me magoa, mas ele sempre acaba recaindo. Mesmo sabendo que está me magoando, por que ele faz novamente se diz me amar? Já tentei buscar razões para entender o por que dele fazer isto e fico triste por pensar que não sou boa o suficiente para fazê-lo parar. Não consigo ver este hábito como uma doença, sempre tive muito preconceito com usuários e meu esposo sabe disso, por isso escondia de mim. Preciso de uma orientação, por favor! Obrigada.

A melhor resposta 18 DEZ 2021

Olá!!!
Não se culpe por algo tão profundo. Sair de um vício é difícil até mesmo quando se tem incetivo, amor, cuidado... em primeiro momento é importante que esta pessoa aceite um tratamento e comece se cuidando aos poucos, e é importante que você também se cuide e se fortaleça para lidar com esta situação para que não acabe te sobrecarregando tanto. Ele pode te amar muito, e mesmo assim não conseguir lidar bem com esta situação. Dê apoio, mas também se apoie. Você já está fazendo o seu melhor dentro das suas possibilidades. É importante entender nossas limitações para não nós cuparmos por algo que vai além do nosso controle. Abraços!!

Picila H. Souza Psicólogo em Belo Horizonte

27 respostas

20 DEZ 2021

Oi Flor,
Você não vai fazê-lo feliz, amando-o. Ele não vai te fazer feliz, te amando!
Ninguém consegue fazer o outro, feliz. Somente a propria pessoas pode se fazer feliz. É uma conquista pessoas, na medida em que supre as suas próprias carências.
Você não está aqui para fazê-lo feliz, está aqui para se realizar, pera ser feliz e ser feliz é cumprir com o objetivo da sua vida, assim como ele. Portanto, ele não quer a droga, ele está buscando alguma coisa através da droga, só que este caminho vai destruí-lo se continuar nesta direção, mas a escolha é dele, ele é dono da vida dele, ele não está cumprindo com o contrato que estabeleceu com ele mesmo que era solucionar esta pendência, mas ele não quer... nada se pode fazer.
O que voce escolhe? Se destruir junto com ele? Ou dar um ultimato a ele, de procurar a solução para o problema dele ou ficar sem você? Talvez, só assim ele se move e se conscientize.

5817 respostas

18 DEZ 2021

Olá Flor! Grato por escrever. Três coisas importantes:
- O vício dele antecede a você, por essa razão e pelas razões comuns aos usuários, não se pode atribuir culpa aos próximos, especialmente quem o conheceu, quando já estava envolvido. (adulto não deve ficar explicando problemas deles a partir de outras pessoas);
- Ele precisa ter força, muita persistência e ação efetiva para agir de forma a deixar esse hábito;
- Não é fácil, mas todas as pessoas determinadas, com persistência e atitude firme, acabam deixando a droga;
Há duas possíveis frentes de ajuda:
- Ele aceitar, querer, vir com mente aberta, persistir por longo período em psicoterapia pessoal com psicólogo;
- Você fazer a tua psicoterapia para se fortalecer e aprimorar estratégias para conviver com ele, com o objetivo de ajudá-lo a sair dessa condição.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, atores, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

18 DEZ 2021

Olá! Entendo sua dor e o quanto se sente impotente em ajudar seu marido. A dependência da droga é uma opção dele e uma fraqueza que ele não tem controle. Não entenda como falta de amor por você, mesmo que você faça tudo para ele se tornar saudável. Não se sinta responsável por uma condição que depende somente dele. Você precisa avaliar se essa vida que está levando, até quando serve para você ? Cada pessoa deve cuidar da sua própria felicidade ! Fazer o outro feliz só é possível, quando nos amamos primeiro!

Beatriz Campos Psicóloga Psicólogo em Balneário Camboriú