Por que me sinto dessa forma a ponto de não conseguir nem fingir que estou bem?

Feita por >Bianca · 22 fev 2022 Desenvolvimento pessoal

Minha ex psicóloga me disse uma vez que eu compreendo muito bem os motivos que me afligem. Mas não compreendo as minhas reações, por exemplo, apesar de gostar e amar de todo o coração o meu namorado, eu sou intolerante a algumas atitudes dele a ponto de sentir repulsa, de me fechar e ter grande dificuldade de me comunicar e me aproximar durante esse momento. Minha garganta fecha, meu peito dói, minhas têmporas ardem e eu fico com muita raiva dele e do motivo que me faz ficar assim (eu identifico exatamente os motivos na hora). Não é nada absurdo, por exemplo, se ele é prestativo demais pra algum parente a ponto de colocar isso como prioridade as vezes. Eu entendo o motivo: “não gosto dessa devoção que ele tem com tal parente”, por exemplo, mas não entendo a minha reação extrema a ponto de eu me fechar totalmente e não conseguir nem fingir que não estou bem, fica nítido na minha cara de tão extremo é como me sinto no momento que essas coisas acontecem.

A melhor resposta 23 FEV 2022

Bom dia, Bianca,
Pelo seu relato, o que está acontecendo é uma somatização. Seu lado racional quer falar, responder, retrucar, mas seu emocional, por alguma razão, não consegue e te cala.
Já parou pra pensar no que acontece que te impede de dizer o que pensa e sente na hora que pensa e sente?

Uma técnica que pode te ajudar é a técnica do grito. Vá para um lugar calmo, seu, onde se sinta bem e... GRITE.
Ponha pra fora, e ensine seu corpo que ele/você PODE falar o que pensa e sente.
Parece brincadeira, mas seu corpo aprendeu a se calar. Agora você precisa ensiná-lo a se abrir e extravasar aquilo que guarda.

Uma outra forma de lidar com a questão é simplesmente sair de perto dele quando ele falar sobre o assunto ou fizer o que você não concorda.
O importante é você aprender a lidar com o que VOCE sente nestas horas, sem se deixar controlar pelas sensações ruins. Reassumir o controle.

A psicoterapia pode te ajudar a lidar com esta válvula de escape, que parece estar entupida.
Se quiser conversar melhor, fico à disposição

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

24 FEV 2022

Bianca pelo seu relato vc deve ser uma pessoa intensa. Mas os motivos para vc sentir essa raiva é que devem ser investigados . Faça terapia.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

23 FEV 2022

Oi Bianca,
Voce precisa conhecer e entender como a sua mente funciona e quais os recursos tem para agir; por enquanto voce está ficando na dor destas características; precisa se conhecer e usar estes recursos;
Voce está se deixando comandar pelas suas emoções, elas estão no comando; a muito custo voce está segurando, mas daqui a pouco vai explodir, como uma panela de pressão.
A questão não é fingir... é entender o que está acontecendo consigo mesma e pacificar-se;
Precisa elaborar e equilibrar seu emocional.
Faça Terapia.
Abraços

5817 respostas

23 FEV 2022

Olá Bianca! Grato por escrever. Que pena que você deixou a sua psicólogo antes de elaborar melhor autoestima. Será recomendável que volte a trabalhar, com um psicólogo, essa questão da autoestima.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.