Por que as pessoas fingem amar?

Feita por >vanessa · 6 abr 2018 Terapia de casal

Conheci uma menina há cinco anos atrás na minha cidade, ela foi passar as férias lá, já era comprometida com um rapaz há três anos, dessa forma preferir não falar que fiquei afim dela. Nos aproximamos muito, quando ela retornou a sua cidade continuamos conversando bastante, até que um dia ela percebeu que eu tinha um gostar além de amizade e ficou me pressionando para dizer se eu sentia algo, acabei confessando. Acabei me submetendo a ser a segunda pessoa na vida dela, mesmo namorando aceitou meu pedido de namoro, e ficamos assim escondidas por dois anos. Terminamos de vez quando ela decidiu ficar noiva, disse que amor de verdade sentia por ele e não por mim, doeu bastante, mas aceitei os fatos, me afastei completamente. Um mês depois, ela tornou a correr atrás de mim, sempre gostei muito dela, acabei cedendo. Meses mais tarde ela veio passar 45 dias comigo na minha cidade, ficamos, meses mais tarde ela terminou novamente dizendo que só tinha amizade por mim. Resolvi seguir minha vida, comecei minha faculdade, me mudei de cidade, já estava super bem com outra pessoa, e novamente ela apareceu quando me viu tão bem com outra pessoa. Ficou insistindo, ameaçando se matar caso eu não terminasse com a pessoa que eu estava e ficasse com ela, disse que agora estava solteira, que tinha desmarcado o casamento por minha causa, que seria só nós duas, que nos assumiria para todo mundo, e eu acreditei, terminei com quem eu estava, me apeguei novamente, depois de um ano ela me pediu em casamento, dizendo que traria as alianças agora em março, não deu certo ela vir para por conta do trabalho. Agora no inicio de abril descobrir que o tempo todo ela estava comigo e com ele. Fiquei desesperada, liguei para ele(o namorado) e contei tudo que tinha acontecido entre a gente e estava acontecendo, ele também ficou sem chão. No final das contas, ela disse que nunca me amou, que só ficou comigo porque eu supria o que faltava nele, não enxergava nenhum futuro comigo e sim com ele, que essa situação foi boa porque tinha mostrado a ela o quanto ela amava ele, chegou ao ponto de dizer que todas as vezes que manteve relações sexuais comigo foi com muito esforço, que sentia nojo. Estou muito mal por ter me deixado enganar por tanto tempo, ter descoberto pela própria boca dela que nada do que vivemos foi real, que ela sempre me enganou esse tempo todo para não me machucar, que todas as palavras e todo o carinho não foram verdadeiros, só me correspondeu esse tempo todo porque eu a ajudava com os problemas que tinha. Estou com muito medo de não conseguir ser mais feliz, ou esquecê-la, de não conseguir ser feliz com outra pessoa. E fico me perguntando: como alguém é capaz de acabar a vida de duas pessoas assim de forma tão cruel? Estou pensando muito em desistir de minha vida.

A melhor resposta 7 ABR 2018

Olá, Vanessa.
Pelo seu relato me pareceu que sua ex está um pouco perdida com relação a seus sentimentos. Sugiro que você busque por terapia, que vai te ajudar a seguir em frente.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

10 ABR 2018

Não faça isso. Você está sofrendo agora, mas você descobrirá que teve sorte dela ter, finalmente, saído da sua vida. Ela é uma pessoa insegura, que não sabe o que quer e não tem consideração pelos sentimentos de ninguém. O término de um relacionamento requer um tempo de luto e reflexão para que você possa entender e assimilar tudo o que aconteceu . O luto dura em média 6 a 8 meses, se você estiver com muita dificuldade em passar por esse processo , procure uma terapia de apoio para ajuda- lá com isso. Mas creia, isso vai passar e você vai estar pronta para um relacionamento mais sincero e saudável.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro