Por que as pessoas são uma coisa em casa e outra coisa na rua?

Feita por >vanessa · 6 jan 2019 Desenvolvimento pessoal

Feliz Natal e Feliz Reveillon. Estudo psicologia, estou no primeiro periodo, estou adorando. Na aula uma professora disse q as pessoas são uma coisa dentro de casa e outra coisa completamente diferente na rua. Fiquei pensando muito sobre isso e vi q é vdd. Meu irmão qd tá com os amigos dele no bar bebendo é engraçado, comunicativo, espontaneo, extrovertido e dentro de casa nem abre a boca. Meu namorado qd tá com os amigos no bar bebendo é dando em cima das mulheres solteiras e dentro de casa comigo é caladão e nem tem vontade de fazer sexo comigo. Pq todo mundo é uma coisa na rua e outra coisa completamente diferente dentro de casa?

A melhor resposta 8 JAN 2019

Bom dia Vanessa, futura colega também surgiu essa pergunta, questão durante o curso, penso que é quando começamos a observar ao redor, o mundo exterior, parece que nossos olhos abrem e vemos coisas que antes nem imaginávamos e sempre esteve lá, apenas invisível aos nossos olhos.
Quando amplificamos a nossa percepção o mundo ao nosso redor é descoberto. Você relata a sua descoberta sobre o comportamento humano e fala de seu irmão e do seu namorado, posso te dizer que eles sempre fizeram isso agora que você observou.
Os seres humano agem de acordo com o contexto até você faz isso, o modo de vestir quando está em casa é um e ao sair para o trabalho, escola, cinema, praia, carnaval é outro.
Do mesmo modo o comportamento social, em sociedade cada um se comporta de acordo com as convenções sociais, ninguém tira a roupa na fila do banco senão é classificado como "comportamento inadequado, anormal, fora da normalidade social, louco".
Além das máscaras que cada ser humano tem, são os modos de se portar dentro de cada contexto, os papeis que cada um desempenha, o papel de irmão é diferente do papel de amigo tomando cerveja no bar, em casa "o papel de irmão de Vanessa é diferente", o papel do seu namorado na rua bebendo e paquerando, em casa com você é o papel de "namorado de Vanessa", as mascaras que cada um coloca para interagir com o outro.
E quanto ao seu namorado converse com ele francamente, talvez ele tenha motivos para agir assim com você dentro de casa.
Ao longo do curso de Psicologia você vai compreender o comportamento humano, também vai compreender o próprio comportamento.
Se comporta de um jeito em sociedade e de outro jeito na intimidade, todos os seres humanos fazem assim, isso não quer dizer que seja errado apenas cada contexto a partir da personalidade do individuo tem sua dinâmica própria, agir diferente em contextos diferentes. Boa sorte.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

7 JAN 2019

Olá Vanessa. Meu nome é Maria, me graduei em psicologia ha cerca de 6 anos, e desde então venho trabalhando na área e continuo estudando bastante a respeito. Que bom que escolheu essa profissão, estou falando então com uma futura colega! Interessante sua pergunta. Não sei qual foi o contexto que sua professora mencionou a respeito, mas acredito que durante o curso você terá acesso a estudos a respeito, alguns na área da psicologia social, em se tratando dos "papeis" que assumimos socialmente, às atribuições e aos estereótipos associados a cada um, como o papel de ser mãe, concomitante ao de filha, esposa, profissional, mulher... Enfim, cada ambiente pelo qual circulamos, e as relações que estabelecemos vão nos exigir ou não posicionamentos específicos, e vamos nos construindo e nos constituindo a partir deles, é o processo de subjetivação, de individuação, no qual nos diferenciamos das outras pessoas e construímos nossa própria identidade, que vem a ser a soma desses papéis que assumimos e desempenhamos. As vezes, a necessidade de se adequar, de se sentir aceito e fazer parte, pode criar algumas dissonâncias, e como nos portamos será diferente em cada um deles, mas nem sempre eles serão tão distintos ou incongruentes. Aliás, manter alguma congruência é o que dá unidade à nossa identidade, algo que ajuda inclusive na manutenção e influencia diretamente na qualidade da saúde mental. A psicologia humanista, por exemplo, tem um lugar especial para os conceitos de congruência e autenticidade, (pesquise a respeito se tiver curiosidade), ambos voltados para nosso posicionamento enquanto sujeitos, podendo reagir das mais diversas formas às pressões sociais que possamos vir a receber. Já a psicologia comportamental vê por outro prisma, ao atribuir nosso comportamento quase que exclusivamente à história de vida e predisposições genéticas, com foco nos determinantes ambientais (as esperiências que passamos, os comportamentos que foram reforçados ou punidos, e a tendência a repetir os primeiros e evitar os segundos). Seja como for, a maneira como agimos (dentro e fora de casa por exemplo) tem suas motivações, e se voltar para o caso concreto ajuda a enxergar isso na prática. Enfim, se você gosta de subjetividade, é um mundo rico que tem pela frente pra explorar durante sua formação! Sugiro que aproveite bastante, não só as aulas, e leitoras obrigatórias, mas explore as leituras sugeridas e busque mais conhecimento naquilo que te despertar mais interesse. Eu costumo dizer que a graduação pode funcionar como uma enciclopédia especializada, embora foque numa área do conhecimento, ainda continua falando um pouco de cada coisa e o aprofundamento fica por nossa conta, nesse sentido também pode funcionar como uma bibliografia a disposição, pois aponta as fontes e caminhos até elas. Desejo que tenha bom proveito em seu percurso!

Anônimo-350511 Psicólogo em Vitória da Conquista