Por que algumas pessoas me olham feio na rua?

Feita por >Sasa Nicodemos · 9 nov 2021 Autoestima

Meu nome é Samuel, e eu não me identificava com meu gênero biológico então procurei um psicólogo e fui para o endócrino aonde iniciei minha terapia hormonal.. e as pessoas nunca sabiam que gênero era.. pois sempre me vesti com roupas masculinas mas meu rosto, corpo e cabelo não deixavam de esconder traços femininos sem falar da minha voz que e bastante feminina.. parei o tratamento hormonal pq descobri que tinha esclereose múltipla.. hoje me considero não binário pois contenho bastante traços femininos no rosto, cortei o cabelo e o vestuário de um garoto.. e ainda assim me confundem.. só que sempre atrai olhares desde que comecei a terapia.. mas acho que não me adequei bem.. pois tinha a cobrança de ser mais "parecida com mulher" e sou ainda até hoje, só que agora com consciência do meu estado atual, e tenho muito convite de homens.. só que quando passo na rua, atraio muito olhares tanto de homens quanto de mulheres, e alguns vejo admiração, e outros nitidamente uma cara de "mds.. que coisa é essa".. e até mesmo de nojo.. mas eu não sou tão chamativo, uso calça levemente apertadas e gpsto de camisas um pouco mais justas pq sou muito magro, mas por conta de exercícios meu corpo e bem atlético e tenho curvas, sempre me falam que sou muito bonito.. nunca me chamaram de feio mas eu tenho medo de parecer uma aberração.. por conta dos olhares cheguei a gerar fobia social.. eu nao saia na rua ha uma semana atrás, tenho medo de apanhar, de ser xingado, ou até mesmo me baterem só por ser diferente, oque já quase aconteceu.. tenho o sonho de deixar meu cabelo um pouco grande, mas nada chamatico um corte "pixie" ou coreano mas por medo social eu não consigo e sempre fico pior quando corto.. já pensei em me matar pq eu não sei mais oque fazer com esses sentimentos que me oprimem e por eu não poder ser eu. Me aconselhem por favor..

A melhor resposta 10 NOV 2021

Olá!
Eu sinto muito que você esteja vivendo essas situações desagradáveis. Infelizmente vivamos num mundo muito preconceituoso que não tolera pessoas que não sejam exatamente como eles querer. Por isso admiro sua coragem! Mas buscar ter orgulho de quem somos se torna mais difícil quando não somos acolhidos por nosso meio.
Preciso te dizer que não tem nada de errado com você, você nao é uma aberração, certamente é uma pessoa cheia de possibilidades!
Fortalecer a autoimagem (facilitando ignorar olhares desconfortáveis) pode ser objetivo de um processo de terapia, não deixe de buscar ajuda!
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

10 NOV 2021

Olá Sasa! Grato por escrever. Será que você está olhando feio para as outras pessoas? Será que você está interpretando os olhares das outras pessoas como feios? Certamente você vive sensibilidade de consciência, mas ela precisa ser aprimorada. Seus medos e cismas, em alguns casos, apresentam fundamentos. Terapia hormonal sem psicoterapia (mental) é como fazer arroz, sem arroz. Será importantíssimo, você com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade vir para um trabalho científico com psicólogo.
Estaremos à disposição. Cuidado para não projetar o que está sentindo.
Abraços:

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

10 NOV 2021

Olá Samuel,
Correto! A coisa passa pela aceitação de ser como voce é. Por uma razão ou outra, nasceu assim e é assim que vai se realizar.
Voce nasceu para ser feliz, para se realizar e não para satisfazer os outros.
Portanto, faça as pazes contigo mesmo(a), aceite e admire o seu corpo. Que ótimo que voce é diferente de todos. Basta agora se aceitar e vencer esta resistência que está muito mais dentro de ti e não nos outros.
Foi assim que voce escolheu nascer, voce quis se desafiar, desafiar o sistema, as crenças, os julgamentos...
Por enquanto voce usa de muito autojulgamentos... deixe as coisas rolarem, não crie expectativas, nem contigo mesmo e nem com os outros. Vista-se para ser bonito(a) para ti mesmo(a) e não para chamar atenção.
As pessoas vão te admirar e te respeitar se voce antes admirar e respeitar a si mesmo(a).
Voce é vida (força, energia) e vida se expressa à sua maneira e está tudo bem... nada está errado.
Mas é bom que saiba que fomos educados pelo sistema (familia, educação, religião) e este, nos impõe coisas, crenças, medos, ameaças e procura nos segurar pelo cabresto; o sistema não está interessado na sua felicidade, apenas quer que voce se adapte ao que ele quer, ele te adestra.
Já a vida te dá a liberdade de ser como voce quer ser, com a responsabilidade das consequências geradas pelas escolhas.
Temos que ser inteligentes, ser o que sequer ser, driblando o sistema com muita flexibilidade e diplomacia.
Faça Psicoterapia para ser auxiliado nesta compreensão e construção.