Por que as pessoas me olham tanto, em qualquer lugar que eu esteja?

Feita por >Ítalo · 6 fev 2020 Autoestima

Onde quer que eu esteja ou por onde passo, na rua, no trabalho ou na faculdade, percebo que as pessoas ficam me olhando, mas me olham sem motivo algum e de forma fixa. Sempre fui muito ansioso e talvez isso esteja me atrapalhando a lidar com essa situação. Isso me deixa muito frustrado e triste, consigo mais ter paz em lugar nenhum que eu vá... O que pode estar acontecendo comigo? Sou uma pessoa de boa aparência, mas acho que isso não seja justificativa para o que está acontecendo. Será que isso vai acabar algum dia? Vivo com receio de sair na rua, não me sinto mais confortável no trabalho, está sendo uma tortura... Falto na faculdade inúmeras vezes por medo de passar pelo pátio e vê todo mundo me olhando, estou muito mal. Não sei se é baixa auto estima, ou o que é, sempre acho que qualquer pessoa é mais bonita q eu, e que não posso está em alguns ambientes pois não acho q posso está ali

A melhor resposta 7 FEV 2020

Olá Ítalo! Obrigado por participar. Agradeça por ser olhado e ter boa aparência. As pessoas te olham porque você é bonito, porque você mobiliza nelas uma gratificação. Isso é muito diferente de elas te invadirem, te machucarem, no plano físico. Será importante você aprofundar o entendimento disso. Se você recordar, muitas vezes você ouviu alguém falar: "aquela pessoa é metida". A pessoa de quem se falava, com esse adjetivo, geralmente é vista como bonita, por quem a julga metida. Na verdade, dita metida (bonita) se sente invadida e intimidada pelos outros, por isso se fecha e evita trocas. Provavelmente algo assim está acontecendo com você. Algumas questões sobre as quais você pode ponderar são: primeiro verificar se você não está mantendo muita concentração nessa questão e trocando olhares desconfortáveis, mais do que deve; outra questão é escolher algumas pessoas que tenha certeza que não representarão vínculos inconvenientes, e conversar com elas sobre isso. Outro aspecto ainda é ver o quanto você está alimentando, em sua mente, esse desconforto. Em lugares públicos, em ambientes coletivos, as pessoas dão mais sinais, com maior segurança coletiva, sobre o que nutrem sobre as outras, e sobre as formas como as julgam. Será muito interessante você praticar esportes coletivos, participar de grupo de teatro, circo, se for o seu caso, grupos de jovens da sua igreja. Persistindo o sofrimento, será interessante você falar com um psicólogo. Cuidado: as pessoas que amam somente o corpo, não amam a pessoa inteira. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8790 respostas

9 FEV 2020

Olá ìtalo, tudo bem?
Olha, supondo aqui que seja um problema com sua auto estima, que você mencionou, as vezes as pessoas nos olham sim, nos notam,e isso pode acontecer inúmeras vezes por dia, e as vezes sem mesmo nenhuma razão aparente. Mas o que lhe incomoda quando as pessoas olham para você? Você se sente analisado? Perseguido? Que os outros estão de medindo dos pés a cabeça, ou mesmo pensando mal de você?
E por que você acha que em algusn ambientes você não pode estar presente?
Pense nisso

Espero ter ajudado

abs
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

7 FEV 2020

Olá, Ítalo! Imagino o quanto você deve estar desconfortável com essa situação. Pelo que você descreveu, talvez isso seja a sua ansiedade falando. Nós somos seres sociais e captamos muita informação do ambiente e das pessoas através do olhar, principalmente olhando para o rosto da pessoa. No meio de uma multidão, é comum que olhares se cruzem sem que isso seja indício de algo maior. Pelo que você contou, talvez seja interessante analisar as situações: será que as pessoas estão realmente olhando para mim ou será que eu estou pensando que elas estão olhando para mim e, assim, parece que todos me olham e isso gera ansiedade?
A ansiedade se manifesta de muitas formas e essa sensação e medo que você descreveu de andar na rua, cumprir com seus compromissos é uma manifestação dela. Quando estiver muito incomodado com os olhares, procure desviar o foco da sua atenção para outra coisa, por exemplo, a paisagem, objetos ao seu redor, pense sobre eles, as características, formas, cores. Faça respiração diafragmatica para se acalmar, inspire contando até 4, segure o ar contando até 2 e solte o ar contando até 6, repita isso até se sentir mais calmo, procure respirar jogando o ar para a barriga.
Se essa sua angústia e incômodo com os olhares persistirem, busque ajuda profissional de psiquiatra e psicólogo, eles podem lhe ajudar!

Anônimo-370041 Psicólogo em São Paulo

36 respostas

7 FEV 2020

Ítalo, Voce mesmo disse: talvez a tua ansiedade é tanta que não permite de cuidar de ti mesmo e fica observando os outros.
Faça o seguinte: não pense nos outros, não te importe com os outros. Pense em ti mesmo, te preocupe contigo mesmo.
Não veio aqui para agradar os outros... veio aqui para ser feliz, para realizar as tuas coisas. O que queres ser? Quais os teus talentos?
Pesquise isto, responda estas perguntas que surgem dentro de ti, eu sei que surgem...
Cada um é diferente na sua forma psíquica, espiritual, mas somos idênticos na forma física, somos todos humanos. Alguns são robôs humanos, claro. Igual ao Ìtalo, não há ninguém. Entao não te preocupe com os outros.
Te preocupe em ser na vida o que tu quer, da forma que tu quer. Experimente muitas formas até te adequar mais numa.
As outras pessoas que pensem o que quiserem.
Quanto mais for do jeito que tu quer, mais feliz te torna. Mais motivado, mais alegria sente e mais coragem vai ter para lutar para o teu mundo.