Por que o assédio se repete com tantas vezes, frequência e pessoas!?

Feita por >Jamily · 19 jul 2023 Abordagem psicológica

A frequência de acontecimentos, pessoas e lugares. Como isso pode continuar me perseguindo e me influenciando em qualquer lugar que eu vá, ou pessoas.
Seria eu uma presa fácil?
Literalmente, seria culpa minha por tudo o que aconteceu?
Quando criança, na adolescência, e na vida adulta. Me sinto inútil a estar em qualquer lugar que eu seja referência em abuso.
Ah, estarei em casa porque deveria ser um lugar seguro.
Lá aconteceu com diversas pessoas.
Ah, vou viajar, aconteceu com meu tio.
Ah, vou estudar.
Aconteceu com meu professor em uma viagem da aula.
Ah, vou trabalhar.
Constantemente homens, sejam casados ou não pedem para sair comigo ou são ousados....

Ahhhh, eu não sei. Talvez tentam me convencer de que eu não tenho culpa. Mas, estraguei a vida de muita gente sendo quem eu sou.
Ingênua, boba, sem personalidade, sem identidade, ah, e perdida!
Nem sei quem sou eu, porque quando tiram de mim toda a história que fizeram eu viver não sobra nada.
Cá estou, com uma lista de desejos a serem executados...

A melhor resposta 20 JUL 2023

Oi, Jamily, como vai?

Bem, o primeiro a ser ressaltado é que você não pode ser responsabilizada pelo que o outro faz, sobretudo em sua infância e adolescência. Talvez tantos assédios tenham acontecido com você porque de fato acontecem muitos assédio na sociedade, embora a maioria sejam silenciados.

Quem atende há algum tempo logo percebe a quantidade enorme de pacientes que passaram por alguma situação do tipo em sua infância e adolescência, e, justamente por as pessoas se sentirem culpadas (acreditando que tiveram responsabilidade por isso), a maioria desses casos permanecem em silêncio e ignorados pelas famílias, o que pode lhe dar essa sensação de que só acontece com você, reforçando o sentimento de que a culpa é sua.

Isso posto, uma terapia pode lhe ajudar a se questionar sobre a posição que você assume em relação a esses assédios, sobre como você reage, sobre os sentimentos que lhe causam, etc. E se questionando sobre isso é possível que você aprenda a se posicionar de outro modo, tornando-se uma "presa menos fácil" (como você diz) ou deixando de se culpar pelas ações do outro.

Mas é preciso algum tempo de terapia para que se esclareça melhor o modo com que essas questões se dão em sua vida, não é o tipo de resposta que você possa conseguir apenas em perguntas por aqui.

Qualquer coisa, fico à disposição.

Tiago Macedo Psicólogo em São Paulo

9 respostas

20 JUL 2023

Oi Jamily
Quem é você? Qual o teu objetivo de vida? Você não está aqui por acaso. Está aqui para aprender, corrigir percursos, curar feridas, traumas.... mil coisas!
Os conflitos, quando surgem, é para serem resolvidos, entendidos, saneados.
Enquanto não aprender, enquanto não entender, os fatos se repetem até que você aprenda.
Por isso, em cada lugar onde você vai, você se leva junto, e expressa a tua vontade e as pessoas percebem e te assediam.
Você é que precisa se dar conta e corrigir isso em você.
Faça Psicoterapia, a única forma de entender e curar e terminar com estes resultados danosos que tem.
Cada escolha que você faz, conscientes ou não, geram suas consequências pelas quais é responsável.
Abraços

5830 respostas

20 JUL 2023

Oi Jamily! Obrigado por escrever. Calma! Pelo descrito e forma de escrever, você está precisando de ajuda para organizar as coisas, entender melhor as razões das coisas. De certa forma, é do instinto das pessoas buscarem por outras pessoas, despertadas por alguma percepção. Isso não quer dizer, necessariamente algo inconveniente. Pelo que você escreveu, tem-se a impressão de que você lidou com muitas pessoas inconvenientes, invasoras. Ingênua, boba, sem personalidade, sem identidade e perdida, não qualificações que não ajudam a amadurecer reflexão.
Conte com o apoio de um de nós, psicólogos, e se permita organizar as coisas, esclarecer a interface entre a natural e respeitosa busca das pessoas por contato, em relação a buscas indevidas; assim como também aprimore sua forma de colocar limites, de exigir respeito, de escolher o que quer e como quer.
Estaremos a disposição para te ajudar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.