Por que minha me importo tanto com minha irmã mais nova? Isso é normal?

Feita por >Guilherme · 24 mar 2023 Abordagem psicológica

Nunca tive irmãos até meus 10 anos, foi uma nova experiência. Eu a amava mas não tanto quanto amava meus pais. Após 7 meses desde seu nascimento, ela adoeceu e faleceu.
Aos meus 14 anos, minha atual irmã mais nova nasceu. Sempre fui carinhoso e atencioso com ela. Atualmente ela tem 7 e eu 21. Não moro mais com meus pais mas sempre que a visito levo presente, brinco e com frequência faço carinho em seu cabelo e rosto. Ela é a pessoa mais importante do mundo para mim, daria minha vida e de qualquer outra pessoa por ela sem pensar duas vezes. Eu choro instantemente ao pensar em perdê-la, não suportaria viver com a dor da ausência dela. Minha intenção após formado é me estabilizar financeiramente e entregar tudo do bom e melhor para ela.

A melhor resposta 21 ABR 2023

Olá Guilherme
Amor familiar, amor de irmãos! Isso é ótimo.
Porém, voce pode estar precisando sanear, curar teu emocional que está sofrendo, pode ser pela morte da outra irmã.
Isto pode fazer com que ajude demais esta irmã de 7 anos... ela precisa também conquistar a sua vida e se recebe regalias, facilidades demais, ela não terá possibilidade de se esforçar para se desenvolver.
Tudo é uma conquista...
A tua carência, o teu conflito emocional precisa ser resolvido para fazer com que a tua ajuda seja vantajosa para tua irmanzinha e não um problema a mais para ela.
O que voce espera dessa ajuda? Que expectativa está levantando para ti mesmo?
E se ela resolver não ser como voce imagina?
Abraços

5840 respostas

28 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar a sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

25 MAR 2023

Olá Guilherme! Que bom ler o conteúdo que você escreveu. Certamente há outros dados que poderemos conduzir você a contar, sobre tua história, vivências e interpretações que enriquecerão e aprofundarão entendimento. Amar nossos irmãos é algo importante e esperado. Se podemos fazer muito por eles, porque aprendemos e estamos aprendido a lidar com a vida, não podemos perder de vista que eles também poderão fazer muito pela vida deles, e também por nossas vidas.
Uma irmã de sete anos, aos vinte e um implica acesso em casa, ao encanto do convívio com a leitura de mundo de uma pessoa de sete anos. Aos sete anos, imaginamos muitas coisas, temos fantasias, sonhos, encantamentos. Somos embalados pelo imaginário dos heróis, dos contos de fada. Isso é muito agradável.
Aos vinte e um anos, embora, algumas vezes, pensemos que entendemos as regras da vida, ainda estamos muito imaturos.
Sugiro que encontre um de nós, psicólogos, caso a questão te incomode muito, e passe por um trabalho de reorganização das coisas. Cuidado para não prejudicar as demandas saudáveis e éticas próprias da tua idade.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.