Por que as pessoas me vêem como uma pessoa aconchegante e não amiga?

Feita por >Debbie · 1 mai 2022 Habilidades sociais

Tipo, toda vez que eu conheço alguém as pessoas falam diretamente dos seus problemas e o que acontece com elas, eu as dou conselhos e conchego, mas depois elas me descartam. Eu não entendo isso, elas não veem como amiga e sim como apenas uma conselheira ou psicóloga sla, ta sendo uma merda.
Eu quero ter amigos e não ser psicóloga de ninguém. Acho que elas não sabem que eu tbm sou um ser humano, que eu possuo meus próprios problemas, Mds.

A melhor resposta 2 MAI 2022

Oi Debbie.
Percebo que veio aqui mais para um desabafo do que necessitada de uma pergunta, não é mesmo?
Há muitas formas de enxergar o "porquê" disso que falou.

Imagino que tenha muito mais pra falar, não é?
Quer experimentar uma consulta?
Talvez faça bem falar sobre tudo isso, para então saber mais sobre essa dinâmica que acontece.

Estarei aqui pra você.
Jean Pierre.

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

2 MAI 2022

Temos que corrigir uma coisa: o verdadeiro psicólogo não dá conselhos; ele questiona e deixa o inívíduo escolher e tomar a sua decisão... ele questiona os resultados, mas quem faz, é o cliente dele.
Por que voce dá conselhos? Qual a necessidade que voce tem de dar conselhos?
O que voce quer através dos conselhos?
Voce colhe o que planta... se o que está colhendo é frustração, por que continua dando conselhos?
Faça Psicoterapia!
Abraços

5891 respostas

2 MAI 2022

Olá Debbie! Grato por escrever. Muito provavelmente você está vivenciando conceito equivocado de construção de amizades. Amigo é qualidade raríssima, construído por anos, com muita tolerância, experimentação, reciprocidade, renúncia. Estou falando de amigo consistente, estável. Para ofertar algum parâmetro mais direcionador, é possível dizer que temos milhares de conhecidos (pessoas das quais sabemos alguma referência), mil colegas ou um pouco mais (pessoas com as quais já repetimos hábitos no passado, ou vivenciamos no presente - colega de escola, colega de trabalho, colega de bairro, etc). Amigos, mantemos um ou dois, raramente três.
Amigo é aquele que conhece detalhes da nossa história, faz anos, amigo cuida muito para não perder o status de confiança, respeito e ajuda que representamos como aquele com quem, sempre poderemos contar. Amigo é construção de anos.
É provável que você esteja ansiosa, prestando atenção no que você fala, mas não na forma deles interpretarem. Também é provável que você não esteja nutrindo, aos poucos, de forma cuidadosa e seletiva, as vinculações que poderão atingir o status de "amigo".
Caso útil, estou a disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia ainda vigente, grande maioria de falsos políticos, imensa maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere a máscara, melhore o afeto, evitando aglomerações.

Ary Donizete Machado

8709 respostas

2 MAI 2022

Olá
Acho que temos uma questão ai: será que talvez você também abre esse espaço, sem perceber? E aí fica difícil você também fecha-lo e pontuar suas questões, caso deseje. Um profissional pode te ajudar com isso, na medida em que é uma questão que possa se referir a limites de nossas relações, consequentemente a permissões que damos dentro delas.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

2 MAI 2022

Oi, Debbi. Realmente, é complicado ser ouvida quando você é conhecida como "a que ouve". Mas talvez você mesma não fale muito de si e nem percebe. Já tentou se colocar no assunto, desabafar com alguém, demonstrar como é humana e frágil também? Isso pode ser difícil de demonstrar. Já pensou nisso? Se precisar conversar mais a respeito, estou aqui!

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte