Como as pessoas me vêem?

Feita por >eva · 15 jul 2023 Abordagem psicológica

Meu nome é Eva, tenho 25 anos. Durante minha infância meu pai, um militar, abusou da minha irmã mais velha dos 7 anos 17 anos de idade. Ela não é filha dele, apenas da minha mãe. Minha mãe descobriu e entrou em depressão. Ele prometeu que ia parar, mas não parou, e ela nunca fez nada a respeito, pois além dele ser um pedófilo, era frio, controlador, narcisista e amargo. Ela tinha medo dele, todos nós tínhamos. Ele já tentou matar minha outra irmã simplesmente porque ela estava gritando, e quando a minha irmã mais velha foi detê-lo, ele enforcou ela na parede até o último momento. Quando minha irmã mais velha já tinha mais idade e dizia a ele que ia sair de casa, ele dizia que se ela o fizesse, ele iria matar todos nós. Mas no final era somente uma ameaça, porque, obviamente, nunca aconteceu. Foi uma infância conturbada, mas eu, a mais nova, sou a que menos lembra das coisas, apenas pegava as coisas no ar pois era muito nova para compreender. E hoje em dia quando pergunto sobre, eles evitam detalhar, pois ninguém gosta de falar sobre isso. Hoje meus pais estão divorciados (eu tinha 12 anos no divórcio), minha irmã é empresária e todos seguiram sua vida. Mal tenho contato com ele, pois virou um religioso fanático e não tem o mínimo interesse em dar apoio as filhos dele. Explicando o meu lado da história, eu sempre tive pavor dele, não gostava nem de ficar sozinha com ele, mesmo que, na época, eu não sabia de suas facetas. Parecia ser algo meio inconsciente. Sempre fui uma criança e adolescente extremamente tímida e insegura, e agora na vida adulta, a insegurança vêm me atormentando cada dia mais. Sou lésbica e meu maior sonho de vida é apenas encontrar um par. Não ligo tanto pra dinheiro, apesar de ter dois empregos pra sobreviver, mas eu realmente só gostaria de encontrar um amor que fosse recíproco. Dói muito quando me dou conta que já tenho 25 anos e nunca alguém foi capaz de me amar, fico com um sentimento forte de que tem algo de errado comigo, mas não sei o que é. Pergunto aos meus amigos sobre meus defeitos e qualidades, pois sempre que me apaixono, a pessoa pode até ter um carinho por mim, mas não me ama igual. No momento, não estou superando ninguém. Apenas estou observando as pessoas com quem me relaciono, a forma como falo, minhas piadas, meu beijo... Todos os meus movimentos eu observo a resposta da pessoa; suas expressões, principalmente. Me pergunto se essa insegurança tem algo a ver com minha infância. Me olho no espelho, me acho bonita, até, mas e se na verdade eu sou feia? E se eu falo estranho, se sou burra? Qualquer coisa do tipo. Minha vida inteira tenho amigos passageiros, nunca ninguém permanece. Hoje moro sozinha, me sinto só a maioria do tempo. Tenho que chegar do trabalho e pegar o computador pra estudar, fazer bico aos finais de semana e ainda arrumar tempo para ter a vida sexual ativa.
Me sinto perdida, baixa estima no auge e muito só. Me apego as pessoas facilmente e qualquer sinal de desinteresse, tenho a vontade de correr, pois não quero quem não me quer na vida dele(a). Depois de algumas experiências, não corro atrás de ninguém mais. Quero me abster de qualquer sofrimento.
Quanto à minha pessoa, sou uma mulher 100% normal. Ocupada com trabalho de baixo pagamento, tento me distrair aos finais de semana com os amigos, faço faculdade EAD à noite mas mal consigo me concentrar pois chego cansada, todos na minha família gostam de mim, não estou dentro do armário, não me importo com minha orientação sexual, sou fumante desde 2020, sou muito próxima da minha mãe e meus irmãos, hoje todos nós somos muito unidos, a meus poucos amigos, dou verdadeira importância e atenção a eles... enfim, talvez não haja uma pergunta nisso tudo, eu só gostaria de desabafar anonimamente mesmo.

Att.

A melhor resposta 17 JUL 2023

Querida Eva, sua infância de fato foi muito conturbada e até traumática. E mto provavelmente tem bastante influência sim em sua vida atual.
Me parece que você sente extrema preocupação em agradar, reflita se seria isso mesmo. Quanto mais ficamos ansiosos para conseguir algo, menos temos sucesso naquilo, ou seja, quanto maior for a ânsia de ter uma parceira e fazer de TD para agradar, menos conseguirá.
Indico sinceramente um processo de Psicoterapia, pense com carinho sobre.
Abraço

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo

42 respostas

17 JUL 2023

Eva,
Um belo e agradavel depoimento apesar da dor expressa.
São experiências que voce enfrentou no curso da tua existência até este momento.
Voce não é as experiências que viveu...

Quem de fato você é?
Precisa descobrir, até para aumentar a tua autoestima e dar valor ao que voce realmente é.
Hojé, voce está sendo o que as experiências vividas te fizeram: isso precisa corrigir porque te causam tristeza, desconexão, afantamentos das outras pessoas, incompreensão de si mesma emuitas atitudes reativas infundadas que te omitem de saborear a vida.

Voce apenas nasceu dos seus pais, voce escolheu estas pessoas para sserem teus pais, mas não é deles.
Voce se desafiou, quis estar nestas experiências para aprender e se superar...
Precisa agora recuperar a ti mesma, resolver teus conflitos, curar teu emocional, teus traumas da infância que te afastam das pessoas ou te fizeram defansiva.
Voce éstá no início da sua existência, tem apenas 25 anos, pode ter 100% de sua sabedoria para conduzir a sua vida.
Você (vida) é uma realidade. E a vida te deu a liberdade e o poder de sempre fazer novas escolhas.
O sistema pelo qual passou (ambiente familiar, educacional, religioso) te influenciou, te tirou do centro de ti mesma e te fez acreditar nos pontos de vista dos outros...

Precisa agora resgatar a tua inteligência de vida e deixar que ela se torna a bússola interna que te orienta e não mais as diretrizes das experiencias sofridas.

Faça Psicoterapia, um investimento na tua saúde vital/espiritual e física.
Abraços.

5817 respostas

17 JUL 2023

Olá Eva! Obrigado por desabafar. Espero que representemos um espaço adequado e respeitoso para esse "desabafo". De outro lado, pelo descrito, entendo que você precisa reorganizar a interação entre teus sentimentos, ações, certezas, buscas, formas da dar sentido para as coisas.
Juntamente com isso, certamente, a insegurança, a timidez, podem ser trabalhadas a seu favor. Nesse sentido, nós, psicólogos, poderemos te ajudar.
Conte conosco.

Ary Donizete Machado - CRP 06/24712-5 Psicólogo clínico e orientador ocupacional.