Poque eu sou muito explosivo e arrogante ?

Feita por >Rael Souza · 13 dez 2022 Abordagem psicológica

tenho 26 anos, ao longo da minha vida eu tenho um reputação ruim. de ser uma pessoa explosiva e arrogante e dadas situações.
de fato eu assumo que sou bastante estourado e sempre tenho resposta para tudo, seja algum problema ou possível solução, eu sempre dou uma resposta por mais que seja dolorida ou machuque a pessoa em questão eu dou uma resposta.
eu não tenho muitos amigos, e o ponto final foi hoje.
eu participo de um grupo onde a ideia do grupo gira em torno de um servidor de um jogo chamado GTA.
recentemente entrou uma novata fazendo questionamentos sem sentidos de uma forma arrogante, meu amigo prontamente começou a responder ela de uma forma descontraída, eu tambem fui fazer o mesmo de forma descontraída.
e posteriormente meu amigo(meu melhor amigo, somos como irmãos) no privado, disse que seria melhor eu nao responder ela porque ela estava sendo "escrota". eu rapidamente pensei: pera eu estou sendo educado. porque ele mandou eu nao falar com ela?
foi então que eu percebi que ele nao queria que eu falasse com ela porque provavelmente pensou que eu seria da mesma forma ignorante ou arrogante.
isso me fez pensar, "e assim que as pessoas me veem ? um respondão um ignorante, arrogante."
e estranho, porque eu me dou muito bem com mulheres, minhas amizades e contatos são na sua maioria femininos.
eu queria entender, porque eu sou assim, porque as pessoas me veem assim e como eu posso mudar isso, eu sou calado, tímido, so falo se falarem comigo, mas parece que quando alguém fala comigo fala pisando em cacos de vidro, eu quero que isso mude eu quero mudar.
não gostei de que achem que sou uma má pessoa, eu nao sou. muito pelo contrario.
ja tentei de tudo, falar mais ou ser mais calado. perdi muitos amigos nessas passagens. e isso esta sendo uma falta nesses últimos meses. algo que sinto falta. alguém pra conversar verdadeiramente.
quando vou conversar com alguém e estranho, a pessoa ou fica me cortando ou nao me ouve ate o fim ou me trata como uma criança. escolhendo as palavras com medo que eu responda com uma resposta precisa e obvia, eu quero muito do fundo do meu coração mudar isso, o que posso fazer ?

A melhor resposta 14 DEZ 2022

Olá Rael.
Imagino que não deve ser confortável tomar consciência de uma característica nossa que é mais negativa, porém muito bom você ter percebido isso e estar aberto a mudança e melhoria.
Entretanto, não existe uma receita de bolo pra te passar e você logo começar a colocar em prática. Claro que, existem alguns caminhos que você possa seguir como: melhorar suas habilidades sociais, desenvolver mais regulação emocional e identificar o porquê deste comportamento, o que causou e qual a crença por trás dele. Só que esses caminhos são mais fáceis de trilhar fazendo um acompanhamento com um profissional que te ajuda a chegar em um entendimento, ensine recursos e métodos para melhorar.

Eu acredito sim que é uma boa possa e que se dá muito bem com mulheres e amigas, você só apresenta um comportamento mais explosivo que dá sim pra ser trabalhado.

Espero ter ajudado.
Estarei à disposição no chat

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto

64 respostas

14 DEZ 2022

Olá Rael,
Tudo o que passamos desde quando nascemos, reflete por toda a vida. Muito provável que ao longo das experiências vividas, deixaram alguns traumas e forma que encontrou para se proteger foi explodindo ou sendo arrogante. Como se isso fosse afastar qualquer pessoa que pudesse te fazer mal. Ser assim não é culpa sua, foram consequências de acontecimentos.
A psicoterapia é o caminho para iniciar o processo.
Fico a disposição.
Rute Martins - Psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

14 DEZ 2022

Olá Rael! Que bom que você escreveu: " eu quero muito do fundo do meu coração mudar isso,.." Vamos a a algumas reflexões:
- Arrogante é posição de quem não pode dialogar de maneira natural e harmônica, retirando o espaço de ponderação sobre as posições do outro. O arrogante tem medo dos argumentos e razões do outro;
- A explosão decorre do disparo rápido das dores de feridas abertas.
Você não é melhor ou pior do que ninguém: você, como todos, é único, rico de possibilidades e potencialidades, com contradições e razões, com coerências e incoerências. Tenha a serenidade de se humanizar, lidar com as limitações, incoerências e imperfeições humanas, tuas e nossas (dos outros).
Honre o fundo do seu coração e amadureça, aprenda a respeitar a si mesmo e aos outros.
Será enriquecedor contar com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.