Como viver minha vida sem a pressão da minha mãe?

Feita por >Thais Pinheiro · 15 jan 2018 Terapia familiar

Tenho 22 anos, recém formada na faculdade e com um bom emprego no meu ramo de formação. Sempre fui uma pessoa introvertida, "na minha", tranquila. Sempre tive uma boa relação com meus pais, porém sempre segui as ordens e direções da minha mãe. Ela sofre de depressão, já passou por muitas situações sofridas e ultimamente as crises a deixam para baixo, sem vontade de nada e de viver. Piorou há uns 2 anos quando comecei a namorar e ela foi se sentindo sozinha e com a sensação de ser trocada. Ela foi pegando bronca e ódio do meu namorado e agora nem em casa mais ele entra. Ela o acusa de ser arrogante, infantil e fraco, acha que ele não é suficiente para mim. Eu mesma sei de todos os defeitos e qualidades dele, e sei que todos nós temos, porém é ele que no momento quero ao meu lado. Falta de maturidade eu também tenho e nem por isso vou passar a vida assim. Acredito que isso não é motivo suficiente para transformar minha vida em um inferno. São constantes discussões, ameaças físicas e verbais. Ela me agride, quebra as coisas da casa. Sempre foi nervosa e explosiva. Agora ainda mais. Mudei muitas ideias com o passar do tempo, coisas que eu gostava deixei de gostar e mudei o jeito de pensar sobre muitas coisas. E tudo ou ela o culpa de me influenciar ou acha que estou "rebelde". Já pensei em terminar o relacionamento para poder viver em função dela, já pensei em tirar minha vida para me livrar da sensação de prisão. Ela já fez muito por mim, deu a vida pela minha mas eu queria que ela fosse viver a vida dela e me deixasse viver a minha agora. Infelizmente, ela vê tudo como ameaça. Como eu faço para mudar isso?

A melhor resposta 16 JAN 2018

Boa noite Thais Pinheiro, você não é o problema, não é o x da questão e sim a sua mãe que mantém uma relação de dependência em você e acredita que está perdendo o controle sobre a sua vida. Ela pode está com medo de se sentir só se você casar; então, qualquer pessoa que ameace tirar você dela será um potencial inimigo para ela, porque ela quer ter com você uma relação simbiótica de quando você era criança e precisava dela. A faculdade, o trabalho tudo isso te fez evoluir e ela sabe porém nenhum a fez sentir que sua atenção estava sendo desviada. Ela está reagindo como uma criança birrenta que não aguenta ser contrariada. Como percebo pelo seu relato que essa situação está lhe causando sofrimento a ponto de você pensar em suicídio para resolver estar situação e acredito que não é morrer que você quer e sim resolver esta situação de alguma forma, oriento-a a procurar cm urgência uma ajuda psicológica em sua cidade para que você possa se fortalecer e encontrar caminhos adaptativos que não seja o seu sacrifício pessoal. se você achar viável oriente a sua mãe a procurar um tratamento psicológico porque ela está usando a doença da depressão para manipular você com chantagem emocional e assim adoecendo você também por ser filha e está vulnerável a ela. Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

17 JAN 2018

Thais, bom dia! Seria muito importante entender se sua mãe está em tratamento, medicamentos e psicoterapia, e se existem mais pessoas nessa relação familiar ou se é uma relação em dupla entre você e sua mãe pois no seu relato vc não trouxe outras pessoas. Se sua mãe não estiver em tratamento é muito importante que ela inicie um e sugiro que você busque psicoterapia para você mesma, para que possa se fortalecer e pensar nas possibilidades que tem na vida. Você está começando sua vida adulta e me parece que não está vislumbrando todas as possibilidades que existem. Estou à disposição para ajudá-la. Att, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

16 JAN 2018

Oi Thais, sua mãe faz algum tratamento para a depressão? caso não, procure um psiquiatra e psicologo prox a vocês. Acreito que a primeira coisa a se fazer é essa, sua mãe precisa do tratamento adequado e ai assim será possivel que vcs possam conversar e deselvolver uma relação mais prox e saudavel, sem voce se sentir tao sufocada.
espero ter ajudado.
abraços

Psicóloga Raquel Gonçalves Ribeiro Psicólogo em São Paulo

21 respostas

16 JAN 2018

Olá Thais, infelizmente sua mãe tem um problema de saúde mental além de que não me parece que o tratamento está sendo feito adequadamente. depressão se trata com terapia e medicação, e a terapia serve justamente para que a pessoa tenha mais consciência das suas ações e sentimento e possa lidar com eles da melhor forma. Você tem sua vida, seus sonhos e aspirrações, viver em função da sua mãe é escolha sua. Ela utilizada a depressão com o que chamamos de "ganho secundário" que é quando o paciente tenta manipular as pessoas utilizando a doença que tem. Fora isso, ela parece muito dependente de você. Em nenhum momento você falou do papel do seu pai e da sua família nisso tudo, ainda mais nos cuidados da sua mãe. Você não é responsável por ela, porque nem sempre pessoas que tem depressão perdem a capacidade de lidar com as atividades cotidianas. Então resumindo, sua mãe precisa de psicoterapia, e você precisa olhar mais para si, se quiser poderá também buscar psicoterapia para lhe auxiliar a lidar melhor com todos esses sentimentos. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 JAN 2018

Bom dia Thais, olha você fala que sua mãe tem depressão ela faz algum tratamento médico? se a resposta é não sugiro que procure um médico psiquiatra para uma avaliação e uma psicóloga para uma terapia assim ela vai melhorar e, também uma terapia para você se fortalecer, resolver as questões que nesse momento da sua vida te afligem, na terapia você poderá tratar da sua relação com sua mãe, com seu namorado e entender seus sentimentos, emoções e escolhas, pois você apesar de ser filha pode escolher o que viver sem deixar de amar sua mãe, saber o que é seu e o que do outro, ter sua individualidade. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

16 JAN 2018

Boa noite Thais,

Para alguns pais é dificil ver seus filhos ganharem asas e voarem o que é normal e saudável para qualquer pessoa que está na sua faixa etária. Imagino o quanto essa situação está sendo dificil para você, pois mesmo que a vida adulta nos impulsione ao voo, temos que ter um local seguro e confortavel para pousar, caso necessário. Para sua mãe está dificil entender isso, já que ela esta te vendo ir e tem medo que não precise mais dela. Tente colocar em palavras que ela nunca deixará de ser seu porto seguro, sua familia, mas que você esta crescendo e se tornando uma adulta que consegue fazer escolhas e ela ensinou você muito disso. Sugira que ela busque terapia para se fortalecer e colocar esta energia nela mesma, na sua saúde emocional e fisica. Seria interessante se você também pudesse buscar um psicólogo para refletir sobre esta passagem do seu ciclo de vida.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis