Como lidar com uma pessoa que não sabe se fica comigo ou não?

Feita por >Lara hana · 28 jun 2022 Terapia de casal

Me apaixonei por um rapaz a três anos atrás. Eu sempre gostei dele, mas nunca imaginei que ele sentia algo por mim. Sempre me achei inferior as pessoas. Até o dia em que ele me surpreendeu com um beijo. E ficamos algumas vezes. No início, encontramos ele era alegre, conversarmos por horas. E depois de algumas semanas ele se arrependeu porque pecamos e deveríamos ficar afastados. Eu entendi, já que eu também não achei o pecado bacana. Mas ele começou a não me responder mais, era hiper formal no whatsapp. Então eu entendi que não ia acontecer mais nada. Mas passava alguns dias a gente se encontrava e acaba ficando denovo. E ele era outra pessoa alegre, fazia projeto junto comigo. Marcava treino. Mas começou a me dar o bolo. Não queria que ninguém soubesse da gente. E falou que só podíamos ser amigos. Nada mais além. E eu ok. Aceitava tudo. E então ele me procurava denovo e ficávamos de novo. E depois era vácuo de dias. Frio. Falava que gostava muito de mim, que eu era bacana. Esse ciclo começou a me matar por dentro. Eu não exigia nada dele. Eu marcava encontro nunca podia. Mas quando ele precisava de mim eu estava lá. E decidimos ser só amigos mesmo. Mas então eu descobri que tenho muito ciúmes dele. E no público ele era frio, não gostava nem que eu o abraçava. E depois quando estávamos sozinhos, é alegre e feliz. Eu comecei a me culpar. E até hoje não entendo porque cheguei neste ponto. E eu nunca me impus. Será que se eu me declarar e falar que gosto dele e colocar ele na parede a situação resolve. Eu penso nele 24 horas por dia. Não gosto de fazer mais as coisas. Quando ele me deixa no vácuo me sinto um lixo, fico com raiva, mas é só ele me responder que eu fico hiper feliz. Canto. Volto a trabalhar normal. E então ele some. Sinto que me tornei dependente emocional dele. E ele nem percebe. Porque eu sempre falava que estava bem e tranquila com tudo. Não sei o que fazer. Nota: nunca me envolvi com ninguém. Tenho 26 anos e ele foi o primeiro cara que eu deixei aproximar.. o primeiro a me beijar. Queria tanto ficar com ele.

A melhor resposta 29 JUN 2022

Olá Lara! Obrigado por escrever. Há, no seu texto, algo misterioso. Ele não assumir, ser frio em público, a provável falta de informações confiáveis sobre outros aspectos da vida dela, indicam que ele precisa esconder algo, evitar algo. Você, pelo seu lado, frágil, envolvida, acaba por aceitar condições que não lhe são plenas. Parece que não é com a outra pessoa que você precisa lidar, é consigo mesma. Essa pessoa só lhe quer na parte que convém a ela. Você não tem essa alternativa, precisa querer a si mesma, por inteiro. Antes de se dispor a namorar outras, pessoa amadurecer, desenvolver autoconfiança, precisa delimitar identidade, respeitar tua essência. As coisas precisam ser pensadas para além da ideia de "pecado".
Estudos consistentes, turma de colegas e conhecidos, esportes coletivos, grupos de teatro, serviços, trabalho consistente, com a vinculação de qualidade, com os colegas, sem esquecer da atividade física regular e da rotina saudável de vida, são medidas que ajudarão muito no processo de amadurecimento e desenvolvimento de autonomia, para colocar limites e respeitar a essência pessoal, em primeiro lugar.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras; a maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas.
Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações assim como, elimine criadouros de mosquitos.

8644 respostas

8 JUL 2022

Olá Lara.
A decisão mais consciente está em sua mão, não na do outro, decida você se quer ou não ficar com a pessoa, assim você traça metas para que o outro queira estar com você, ou desiste de vez. Ser mais ativa que passiva na relação, ter objetivos é que leva a conquista.
Melhore sua autoestima para poder se posicionar.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 JUL 2022

Lara. Com o tempo nosso desejo pode ir diminuindo e entender q vc pode seguir em frente. Tentar outras opções. A terapia pode te ajudar.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

29 JUN 2022

Bom dia Lara!
O modo que vc se comporta e o que vc diz que "está tudo bem", nada mais você está ensinando ele a como lidar com você. Procure entender os prós e contras de estar com alguém, e lembre-se que sentimentos podem mudar, mas a personalidade da pessoa não (a menos que ele queira). Para isso, você precisa recomeçar, entender seus valores e perceber o que te cabe e o que não te cabe dentro da relação.
É aconselhável um acompanhamento psicológico para você se autoconhecer e entender o que causa seu comportamento.
Att,
Psicóloga Raquel Mangini Stinghen

Raquel Mangini Stinghen Psicólogo em Franca

19 respostas

29 JUN 2022

Olá Lara.
Você fez o primeiro treino com ele na forma oposta ao que você iria cobrar dele no futuro. Ao dizer e demonstrar que estava tudo bem pode ser que ele entendeu que está tudo certo assim, afinal ele está fazendo o que sempre fez e você aceitou. Agora se quiser mudar a direção dos acontecimentos terá que recomeçar. A sua dependência demonstra baixa auto estima que precisa ser desenvolvida em terapia. Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba