Sinto raiva quando vejo amigos meus conversando com outras pessoas

Feita por >charlie · 2 fev 2022 Dependência emocional

Nunca fui de ter amigos proximos, mas sempre que me aproximo de uma pessoa, acabo criando um sentimento de que ela só precisa de mim e de mais ninguém para ter como amigo, e isso me encomoda bastante.
Sempre que vejo meus amigos conversando com outras pessoas, a raiva sobre eles me sobe, já cheguei ao ponto de invadir a privacidade dos meus antigos amigos para entender quem era a pessoa ao qual ela conversava, sentia raiva e desejava tudo de ruim para ela, esse problema vem me impedindo de criar amigos proximos porque eu sinto que nunca deixarei de ser assim, mas não é algo que consigo controlar, nunca consegui. O que pode ser?

A melhor resposta 3 FEV 2022

Olá
Imagino que isso deva ser bem difícil para ti, talvez até te preprorcione prejuízos sociais, mas precisamos aceitar o fato de que as pessoas não são "nossas". Elas estão inseridas num mundo e, no máximo, desempenham um papel em nossas vidas. Reconhecer a autonomia do outro é um passo para reconhecermos nossa própria autonomia. Se não caímos em uma situação de dependência.
Não deixe de buscar um terapeuta, pode-se beneficiar muito.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

6 FEV 2022

ola! Posso lhe ajudar no que você precisar. Se você estiver precisando se consultar com um psicológo é só agendar comigo que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 FEV 2022

Charlie,
Pode ser?
É, dominação, exclusividade, prepotência, interesse, ausência de amor;
Faça Terapia
Abraços

5817 respostas

4 FEV 2022

Olá Charlie.
Considere como dependência afetiva. A raiz do problema está na sua relação com a família.
Sugiro acompanhamento psicológico para tratar o problema, do contrário a tendência é crescer o sentimento de raiva e necessidade de exclusividade.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

3 FEV 2022

Oi novamente, Charlie!
Esse complemento completa a hipótese anterior. A carência de contatos faz querer viver exclusividade e posse sobre eles. Mais uma vez: procure ajuda, desenvolva autoconfiança, cuide do desenvolvimento pessoal, exercite a socialização.
Abraços!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.