Paixão de criança

Feita por >Carolina · 31 out 2017 Psicologia infantil

Antes de dormir minha filha que tem 4 anos perguntou se podia me contar um segredo eu disse que sim...entao ela me disse q está muito apaixonada por um colega da escola...ela disse que ele nao brinca com ela e quase nao conversa com ela tmbm...eu conversei com ela e disse que criança nao namora...Confesso que estou preocupada...o que devo fazer?

A melhor resposta 7 NOV 2017

Mãe, não se preocupe. Isso é natural. A criança está aprendendo a entrar no mundo e absorve todas as informações que recebe. Você disse certo. Criança não namora, só quando ela crescer é que terá que se preocupar com isso, ela deve sempre procurar ter amigos e se um amigo não quer brincar com ela, não deve se preocupar pois ele pode ser tímido, mas quem sabe uma hora ele se supera e venha conversar e aí poderão ser amiguinhos, apenas isso. Ela não deve ficar triste porque isso passa. Não supervalorizar uma coisa natural faz com que ela ache também natural e siga em frente aprendendo a conviver com as dificuldades.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

8 NOV 2017

Boa tarde Carolina sua preocupação é normal nessa fase a criança fala muita coisa e devemos dá atenção, contudo as informações ditas por ela está de acordo com seu entendimento 4 anos de idade, o que ela compreende de paixão? E o brincar com outras crianças é fundamental, sugiro que procure explicar que, ela pode brincar com outras crianças, não esquecendo que tem dias que a criança não quer brincar e falar com aquele ou aquela coleguinha e no dia seguinte fala e brinca com todos, eles estão em formação de personalidade e o crescer trás inúmeras situações e 4 anos é muito cedo para entender o significado de muitas palavras e comportamentos. Você pode tirar dúvidas e buscar entender mais essa fase de sua filha buscando orientação de uma Psicologa especialista em desenvolvimento infantil. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

5 NOV 2017

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios.
Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

1 NOV 2017

As crianças não interpretam as coisas como nós adultos, ainda mais numa idade tão precoce. As relações infantis são bem diferentes, entretanto é legítima sua preocupação. Uma sugestão é você procurar um psicólogo que trabalhe com crianças para que ele possa avaliar a situação e te orientar melhor. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

1 NOV 2017

converse com ela sobre o carinho que sentimos pelas pessoas que gostamos. E qu da idade del não pode namorar, mas pode ser amigo, brincar juntos e se divertir. Que o amor, carinho, afeto são sentimentos bons. E nos faz querer estar perto de quem gostamos. Não se preocupe, converse com ela sobre os sentimentos.

Fernanda Pires Psicólogo em Teresina

20 respostas

1 NOV 2017

Oi Carolina, bom dia.
O diálogo entre vocês é super importante, mas se acalme. Nós adultos temos experiências acerca do amor e dos relacionamentos, mas a sua filha não, ela é uma criança. Me parece que você está preocupada com a sua versão sobre a paixão, que não quer dizer que seja a mesma ideia da sua filha. Então oriento que você instigue mais ela a falar, pergunte o que ela entende por namoro, por brincar junto e como se sente. Dê a oportunidade de realmente ouvir a sua filha.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

1 NOV 2017

Carolina, bom dia! Primeiramente fico feliz por ter se aberto por aqui e pelo fato de sua filha ter esta abertura com você. É muito natural a descoberta dos sentimentos e das emoções nesta fase, onde a criança passa a perceber seus recursos internos diante dos externos o que lhe atraem, o que não gostam.... Como sugestões, eu diria para vocês, pais, conversarem com ela sobre como ela está se sentindo, suas emoções, caso a conversa não consiga trazer muito conteúdo, vocês podem se utilizar de brinquedos que ela se identifique, que possibilitem a conversação e a construção de contextos/ sentimentos/sensações que estão se passando com ela. Observe o comportamento, a fala, o olhar, as expressões faciais, lembrando sempre que, o primeiro núcleo social que a criança esta inserida é a Família. Caso haja interesse e se for em de acordo com os pais e a criação, seria importante você procurar um psicólogo infantil que através da ludoterapia, da orientação e da terapia, possam abordar pela fala e pelas atitudes da criança, expressões dos seus sofrimentos e suas dificuldades em relação ao contexto em que vive e que os desencadeiam. Ao ser encaminhado para psicoterapia infantil, a criança é acolhida e ouvida, tendo a oportunidade de expressar seu universo privado. Neste processo, a psicoterapeuta utiliza estratégicas lúdicas como jogos, brincadeiras, desenhos, colagem, pintura, argila, histórias para se comunicar com a criança, investigar e identificar quais os problemas psicológicos a impedem de se desenvolver de maneira saudável para depois ajudá-la a superar suas dificuldades, caso haja necessidade e interesse de vocês, pais. Neste processo é fundamental o envolvimento dos pais que também tem seus encontros para a compreensão do contexto que está sendo apresentado. Estou à sua disposição para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

1 NOV 2017

Fique feliz dela lhe contar o que para ela é um grande segredo. Saiba mais sobre esse amor. Entenda que é normal sentimentos assim nesta fase, acolha.

Mariana Pavani Psicólogo em Campinas