Sou casada, meu ex namorado apareceu o que fazer?

Feita por >Ana carolina · 30 ago 2023 Abordagem psicológica

Sou casada a 9 anos, tenho 27 ele 35, em meio a tantas lutas e dificuldades, entrei na melhor fazer da minha vida, hoje consegui ser a empreendedora que sempre quis, meu apartamento montado enfim, me sinto na melhor fase, porém meu casamento vem passando por turbulências a algum tempo sou do tipo de mulher que quando entra em um relacionamento agarra com unhas e dentes já tivemos fazes tão difíceis eu eu estava ali, mais passei por fazes ruins que precisei dele e ele me abandonou sofri a uns anos atráz com crise de ansiedade e síndrome do Pânico pra ele acredita em mim tive que leva ele em uma consulta eu magrecendo dia após dias indo direto pro hospital trabalhando na marra pra ajuda em casa porque ele tava desempregado e lutando contra isso só pedindo a Deus minha saúde de volta pra trabalhar viver, depois veio uma conversa no Instagram que peguei dele ele nunca me presenteou no meu aniversário e um belo de um dia eu trabalhando me chega uma sexta enorme de chocolate e adivinhem do marido eu fiquei super feliz mais não durou muito tempo um ano certinho eu peguei uma conversa onde no mesmo mês do meu aniversário ele deu presente a outra mulher deixou um texto no insta falando de suas qualidades de como era uma pessoa boa pra ele isso me machucou tanto fora os comentários nas fotos dizendo "quem vê essa carinha não sabe a mulher brava que é" isso pra mim foi uma facada no meu peito e como não tive nenhuma prova não quis ir a fundo com medo do que ia encontrar resolvi acreditar dei uma chance a ele e continuei mais não adiantou basta qualquer coisa cobrança de eu gastar o meu dinheiro que ele que controlar porque sempre gasto atoa sabe pra ele, joga na cara dele faço agora a casa ser toda dele as contas e disse que se tava sobrando pra ele da presente pra outra tem pra paga as contas a eram divididas da casa e eu sem dinheiro e ele fazendo bonito o que mais me dói e que onde ele tá eu ajudei por ter parentes ele ficou por mérito dele mais ajudei sabe e passei grandes dificuldades pra tá até aqui onde estou pra agora que ele tá bem fazer isso comigo!! Na cama faz tempo que não sei mais o que e sentir prazer nenhum carinho nada nada faz eu sentir absolutamente nada vou por obrigação como ele fala pra mim que e minha obrigação de mulher e estava assim nessa vida robótica de estudos, casa, meu trabalho. Até que um belo dia depois de 13 anos recebo uma mensagem do whats o meu primeiro amor o grande amor da minha vida me chamando , o coração já palpitou ali e um domingo passou tão rápido com nossas conversas a gente se conheceu eu tinha 14 anos e ele 15 meu pai sempre rígido não aceitava pra ele só poderia namorar com 15 e faltava poucos meses mais éramos novos não durou muito pelo fato de não conseguir velo direito ele terminou e foi seguir a vida dele eu sofri muito muito fiquei mal sofro por anos até que vi ele seguindo a vida dele e sem esperanças segui a minha até que agora ele veio está casado tem um filho e uma enteada está com os mesmo problemas que os meus no casamento mais segue firme pelas crianças e com o mesmo pensamento que o meu de larga começar tudo de novo e se não der certo, e se for só calor da emoção, paixão coisas que ficaram pendentes e não foram resolvidas, ou a curiosidade de saber nossa vida adulta, carência e colocarmos tudo a perder, nos encontramos conversamos muito sobre o passado relembramos de muita coisa muitos momentos e aquilo que não acontecia com o toque do meu esposo ele fez só com palavras tá um homem maravilhoso, carinhoso me trata bem não resisti depois de alguns encontros e lutando mais ao mesmo tempo deixei rolar precisei saber o que queria eu nunca parei pra isso pra saber o que gosto o que quero sempre cuidando dos outros casei com o segundo namorado mais quem me ensinou tudo da vida por conta do meu pai não aguentava mais por isso sai de casa então atravéz desse reencontro ele tá me fazendo enxergar quem sou a cuida mais de mim olhar pra mim aconteceu beijos, e no carro com o calor da emoção acabou acontecendo bem rápido mais ficamos. O problema e que não sei o que fazer meu marido com tudo e olhando os de fora vejo a parte boa dele o marido que ele e só que tô machucada decepcionada com coisas antigas que fui levando levando e hoje transbordou com a chegada desse ex eu não quis luta mais, porque acho que casamento tem que ser recíproco e cansei de luta sozinha , sofro de pensa em larga minha casa , meu carro coisas que conquistei atravéz de muito suor eu sei que não posso pensar assim mais me dói não posso mentir, não sei o que fazer mais não quero também larga pensando que ele vai fazer o mesmo por mim eu quero saber o que fazer sobre minha situação porque se for pra ele fica comigo ele vai tomar as atitudes dele se não tá tudo bem eu só quero ser feliz e saber o que quero , mais pelas nossas conversas ele tem o mesmo medo que o meu mais que está esperando eu tomar uma atitude pra ele tomar a dele não sei minha cabeça está a mil desde já agradeço pela ajuda .

A melhor resposta 31 AGO 2023

Olá Ana Carolina, compreendo suas dúvida é angústia. O ideal é iniciar o mais rápido um suporte psicológico, para poder clarear o que significado de seu casamento atual. O que te faz querer continuar casada? O que te faz querer separar? Entender que a decisão é sua independe do ex namorado e marido.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

1 SET 2023

Oi Ana Carolina
OK... voces dois estão casados e se tem a possibilidade de retomarem a vida, interrompida ao 15 anos, podem fazer, Mas, antes, precisam resolver a situação com o marido atual.
Precisam conversar sobre o que não está bem e resolver isso. Não deixe nada oculto, os conflitos precisam ser resolvidos e se não é possível se sentir realizada, aí sim partir para separação. Da mesma forma ele, com a esposa dele, com a realidade dele.
Se quiserem estar em paz, terminem o que iniciaram, resolvam os conflitos e fechem o ciclo.
Neste casamento, voce conquistou coisas, bens e o que é teu, é teu... seja justa contigo mesma.
Veja a possibilidade de fazer Psicoterapia para ser auxiliada nesta transição, que seja para ser mais e não para causar mais problemas.
Abraços

5817 respostas

31 AGO 2023

Olá Ana Carolina, espero que esteja tudo bem com você!

Pelo seu relato é possível perceber que está vivendo um momento de muitas dúvidas e incertezas, sem ter muita clareza sobre que decisão tomar. Quando estamos inseridos em momentos como esses, é importante buscar uma forma de responder nossos questionamentos e dúvidas, para que possamos ter mais certezas sobre que caminho devemos tomar, que não nos prejudique, e que esteja alinhado com nossas necessidades e expectativas. Até obtermos mais clareza, e mais certezas, é indicado não tomar nenhum decisão precipitada, que pode nos prejudicar, e nos trazer dor, sofrimento e arrependimento. Mesmo você reencontrando seu ex-namorado, será que esse sentimento vai se perdurar em um contexto de casamento, e de um relacionamento mais sério? Em momentos de maior fragilidade dentro de nossos relacionamentos, tendemos a nos agarrar a primeira oportunidade que possa nos trazer maior bem estar e melhorar nossa autoestima, e, além disso, o novo sempre é mais interessante e atrativo. Além disso, parece que ambos estão passando por dificuldades no casamento, e isso pode favorecer a aproximação, com base nas carências e fragilidades que estão vivenciando no momento, sem que seja algo verdadeiramente real e duradouro. Um profissional de Psicologia é indicado em seu caso, e pode te ajudar a compreender seu momento por outros ângulos, te oferecendo maior segurança e clareza sobre as decisões que podem ser tomadas por você, e isso vai te trazer tranquilidade e certezas. Por isso, se houver possibilidade, entre em contato com esse profissional, e inicie seu processo de Psicoterapia. Você pode se beneficiar muito com o auxilio profissional neste momento que está vivendo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

31 AGO 2023

Olá Ana! Obrigado por escrever. Teu texto relata repetições de dúvidas, assinala casamento aos vinte e sete anos de idade, com duração de nove anos. Isso quer dizer que você está casada desde os dezoito. Fala de paixão pela pessoa que agora retornou, aos quatorze anos. Na verdade, você não viveu história de namorar consigo mesma. Nossa sociedade é complexa, antes de avançar namoros, precisamos vivenciar melhor entendimento da cultura e da natureza humana. Isso, em termos gerais, acontece após os vinte e cinco anos. Talvez seja muito mais enriquecedor você desenvolver autonomia, aprofundar entendimento da cultura, do trabalho, estudos, esportes coletivos, arte cultura, do que supor que a vida somente é possível, desde que se tenha um namorado. Colegas e conhecidos, são mais abrangentes. Na verdade, na maior parte das vezes, namorado ou marido, vivencia interação diferente de parceiro sexual ou cuidador de família. Marido e namorado, vivencia relação de companhia, de colega, desde que exista abertura para grupos sociais, para esportes, para autonomia de cada um dos parceiros.
Você precisa mesmo é amadurecer entendimento da natureza humana, da cultura.
Sem isso não poderá viver a plenitude autônoma da adequada troca social e afetiva.
Vamos amadurecer?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.