Não sei como lidar com a minha namorada

Feita por >Narciso Pereira · 21 nov 2017 Terapia de casal

Tenho 59 anos e a minha namorada 36, namoramos à 4 anos e não sei como a ajudar a superar os traumas de infância.

Tenho conhecimento de que foi abusada desde bebé pelo pai até à adolescência, prostituída em criança pela mãe que a odiava por lhe ter "roubado o marido" e que tbm lhe causava mais tratos verbais como físicos. Pelo que sei uma família completamente disfuncional e negligente em que as pessoas desde pequenas se agrediam, abandonavam bebés no lixo, ocorria incesto, uso de alcool, etc...

Não sei bem como descrever a minha namorada... Mas percebo que está cheia de traumas principalmente em relação a figura paterna, pois ela quer que eu seja não só a figura masculina de namorado/marido mas tbm o pai. E eu até aceitei isso. Mas ela projecta em mim um pai perfeito, mal existe uma falha ela logo me acusa e fica agressiva.

Diz que só consegue ser carinhosa quando se sente amada como filha. Mas o mais curioso nisso é que é nessas alturas que ela só pensa em sexo. Quer sexo o tempo todo, chega a ter crises de choro mas quer continuar a ter sexo. Diz que o sexo a faz sentir amada. Eu já lhe disse que quero que ela Aprenda a sentir-se amada sem ser no acto sexual, porque eu realmente a amo muito e não gosto que ela use o sexo como um escape. E não digo isto por não conseguir acompanhar o ritmo pois já tive muitas relações e sempre fui chamado de tarado sexual, mas até eu acho que é demais é que ela não busca sexo saudável.

Até porque muitas vezes depois de todo esse apetite sexual e fantasias ela sente-se culpada e suja, por vezes chorando e passando horas no duche...

Ela tem muitos problemas de auto estima, já chegou a cortar o cabelo todo na tesoura num acto impulsivo. Tem dias que ela não consegue nem se olhar no espelho que chora. E ela é linda, ruiva de olhos verdes.. os homens olham para ela e eu sou até bastante cuimento, mas ela não acredita, pensa que eu digo isso apenas para a animar. Tem marcas nos pulsos, sei que já tentou suicídio em criança. Por vezes corta-se.

Por vezes anda eléctrica, limpa a casa toda,, tem diversos gatos, que ama de paixão e diz serem filhos, sofre de insónias e eu até penso por vezes como ela aguenta o ritmo.. mas agora começo a perceber que não é normal e que tudo isso é sintoma de algo.

Eu quero muito casar com ela e até lhe dar o tal amor de pai que ela tanto deseja, mesmo que isto soe errado, mas se é só assim que ela diz ser capaz de sentir estabilidade e sentir-se amada... Que mais posso fazer para a conseguir ajudar?

Por vezes ela desgasta-me tanto que até eu sinto que preciso de ajuda psicológica.

A melhor resposta 22 NOV 2017

Olá Narciso, boa noite
Se quer ajudá-la, o primeiro passo é sugerir que ela procure, com urgência, um psicólogo, pois ela enfrenta um imenso sofrimento. São traumas cristalizados há muito tempo e dores profundas encobertas. Parece que ela faz um grande esforço para manter-se em movimento. Ela passou por inúmeras violências em diferentes contextos e, por isso, adquiriu ferramentas disfuncionais de enfrentamento. Ela precisará olhar para toda essa dor e senti-la para supera-la. E para isso precisará de ajuda especializada.
Sugiro que vc também procure ajuda para que se fortaleça e crie ferramentas para aprender a lidar com tudo isso de maneira saudável. Assumir um papel que não é seu, não a ajudará e não é saudável para a construção da relação de vcs. É importante que vc não se responsabilize em excesso e saiba separar o que é seu e o que é dela, pois a sua saúde mental também é importante.
Que bom que vc resolveu pedir orientação e deseja ajudá-la. Procure um psicólogo para vc e sugira que ela procure um para ela. Explique o motivo de achar importante que ela faça psicoterapia e forneça apoio, mas lembre-se que a decisão é dela. Um abraço

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

28 NOV 2017

Com certeza! Procure ajuda psicológica para você e convença-a a fazer terapia . Uma pessoa com tamanho vazio não vai ser preenchida com um pai substituto. Só ela poderá preencher essas lacunas que existem. O sexo para ela ainda está atrelado aos fatos da infância, ao misto de amor e ódio pelos pais. Só um trabalho consistente e continuo poderá ajudá-la nesse processo, mas só ela pode tomar essa resolução e você deve buscar se conhecer e descobrir o que o faz querer ser um pai e não um marido para uma mulher. Boa sorte.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

28 NOV 2017

Ola tudo bem? Acredito que tanto ela quanto você precisam de um profissional para ajudar, busque um bom psicólogo para auxiliar ambos.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

23 NOV 2017

Narciso, entendo seu sofrimento, sozinho não há como ajudá-la, os traumas sofram tantos que somente a ajuda psiquiátrica/medicamentoso e Psicoterapia irá ajudar, existem papéis que contam uma história e essa está longe de ser apagada e substituída.
Sendo este um relacionamento doente, seria prudente vc também buscar ajuda Psicológica.

Estou a disposição, espero tenha conseguido ajudá-lo.
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

22 NOV 2017

Narciso,
sua namorada é muito gente para ser gente!
Uma história completamente marcada por um passado trágico e negligente. Porém, pode ser tratado.
Sobre a idade (59 anos para 36) não é problema, não é a idade, mas sim a personalidade de alguém que atrai as pessoas, e que joga você direto para outra pessoa. No caso dos traumas passados (citados por você), sua namorada traz inseguranças da infância, ligadas à falta de apoio e afeto, por isso busca na vida adulta a figura do pai protetor em você. O abuso sexual que ela sofreu corresponde à esse comportamento de impulsão sexual, e só pode ser trabalhado em terapia, à longo prazo.
Sobre a sua agressividade, medicação para o sintoma e psicoterapia para a causa. A utilização os dois, em conjunto, auxilia muito no processo de autoaceitação, autoestima e autoconfiança. Essa impulsividade não é excesso de amor, é um transtorno desencadeado que se faz necessário tratar.
Compreendo esse desgaste que você sente, é natural.
Todas as abordagens da psicologia que tratam essas questões sexuais. Procure o mais rápido possível uma ajuda, pois demanda tempo para mudar as concepções e o comportamento.

Fico à disposição,

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

22 NOV 2017

Ola Narciso
Sua namorada precisa de muita ajuda e você também porque tentando ajudá la você pode estar reforçando suas crenças.
Seria bom ela fazer uma terapia com um psicólogo que trabalhasse regressão, e você também deveria fazer uma psicoterapia para poder saber como lidar com ela.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

22 NOV 2017

Narciso, bom dia! A melhor maneira de ajudá-la é sugerir que busque ajuda psicológica para que ela possa lidar com os traumas, abusos e violências sofridos desde a infância. Baixa auto estima, tentativas de suicídio e mutilações são muito frequentes em pessoas que passaram por vivências semelhantes à de sua namorada. O tratamento psicológico é muito importante nesses casos. Estou à disposição, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

21 NOV 2017

Narciso,
Sobre a idade não é problema, não é a idade, mas sim a personalidade de alguém que atrai as pessoas, e que joga você direto para outra pessoa. No caso dos traumas passados (citados por você), sua namorada traz inseguranças da infância, ligadas à falta de apoio e afeto, por isso busca na vida adulta a figura do pai protetor em você. Compreendo esse desgaste que você sente, é natural. Todas as abordagens da psicologia que tratam essas questões sexuais e agressividade. Procure o mais rápido possível uma ajuda, pois demanda tempo para mudar as concepções e o comportamento.
Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

21 NOV 2017

Boa noite Narciso, acredito que nossa história de vida e experiências moldam nosso jeito de ser e de ver o mundo. Tudo o que sua namorada passou fez ela entender a si mesma, as pessoas e o mundo de determinada maneira. É evidente que ela teve uma vida completamente disfuncional e repleta de eventos traumáticos, dando-lhe portanto, uma perspectiva distorcida de si, dos outros e do mundo. Vejo que você está disposto e tentando ser a fonte de suporte que ela pede, mas a segurança que ela precisa deve ser construída internamente. Oriento que os dois procurem ajuda psicológica para conseguir lidar com toda essa situação.

JaDeh Psicologia Psicólogo em Barueri

27 respostas

21 NOV 2017

Narciso, a única coisa que você pode fazer por ela é dar apoio, ouví-la, estar com ela quando ela precisar. Ela passou por experiências extremamente traumáticas e isso deixa marcas profundas na personalidade da pessoa. Ela precisa fazer psicoterapia, para aprender a lidar melhor com esses sentimentos e comportamentos.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza