Pai machista ao extremo. O que passa na cabeça dele?

Feita por >Maria · 1 mai 2020 Terapia familiar

Meu pai é machista, manipulador,controlador,ignorante e homofobico ele acha que é meu dono pq eu sou mulher ele não deixou eu trabalhar nem estudar quando eu ia fazer trabalhos escolares ele enlouquecia de ciúmes achando que eu tava fazendo sexo com algum menino essa era a unica preocupação ele falou que eu vou sair de casa só quando casar falou isso mentindo pq ele não deixa eu ir nem na esquina ele quer que eu fique na casa dele sem ficar com ninguém nunca minha mãe submissa a ele ela ama ele mais que ela mesma então obedece tudo oq ele fala ela quer ver ele feliz ela é a primeira a perguntar aonde eu vou oq vou fazer só por causa do meu pai ela não tá nem aí pra mim. Queria entender o pq meu pai é assim ja pensei na possiblidade dele me ver como mulher então por isso ele enlouquece de ciúmes de eu ficar com alguém e de sair de casa então faz o possivel pra isso não acontecer, tenho 19 anos sou virgem e todos sabem

A melhor resposta 7 JUN 2022

Olá Maria.
Os pais por amar seus filhos e se preocuparem com eles as vezes não deixam que eles tenhas suas próprias experiências. Entender seu pai não é aceitar o que ele te impõe, é buscar formas de enfrentar a situação para conseguir ser livre e criar suas próprias responsabilidades. As se responsabilizar por seus atos e focar em soluções não no seu pai, você pode conseguir trilhar seu caminho.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 MAI 2020

Olá Maria! Grato por participar. Quando nascemos, não escolhemos o pai e a mãe que teremos, mais, na quase totalidade das vezes, do jeito deles, eles gostam da gente. Claro que pai e mãe, como seres humanos, apresentam suas falhas, suas limitações, suas incoerências, seus radicalismos. Isso acontece com todo ser humano. É preciso cuidar de muitas áreas, para vivermos os próximos cinquenta ou sessenta anos bem. Citei esse tempo todo para que você possa ver a abrangência, das implicações futuras, das escolhas ou impulsividades que você viver hoje. A sexualidade é linda, mas precisa ser vivida com predomínio da autonomia, com comprometimento respeitoso, de longo prazo, com a pessoa com quem se viverá isso. Espere que o todos sabem, sobre a virgindade,seja uma questão familiar. As pessoas que não são profundamente comprometidas com você, não devem saber sobre isso. Será muito enriquecedor você pode conversar com um psicólogo sobre essas questões. Será preciso, por parte desse cientista, entender a qualidade da rotina de vida que vocês vivem, seus planos, possibilidades e operacionalizações. Tenha calma: sexo é maravilhoso, mas precisa ser vivido com pessoas que o mereçam, com a cabeça de ambos, amadurecida e comprometida, além de saber a cada passo dado, onde esse passo levará. Há muitas mulheres e homens, com mais de dezenove anos, que estão virgens. Gravidez e AIDS, por exemplo, não apresentam volta, culpa dá trabalho para lidar. De outro lado, a sexualidade, envolvendo o sexo, é algo muito gratificante, quando puder ser sentido como sublime e harmônico. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, de máscara, com higiene e distanciamento físico: uma vida vale toda a vida!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.