Ouvi que sou uma pessoa má. Como saber se sou má?

Feita por >Brasileira no Canadá · 11 jan 2021 Habilidades sociais

Eu sempre procuro ajudar as pessoas, ser amigável e sociável! Mas a alguns anos atrás eu fui decepcionada por amigos após minha separação, onde todos me viraram as costas e ficaram ao lado do meu ex marido (foi uma separação tranquila e amigável), cheguei ouvir de uma “amiga” que ele era sozinho e precisava de amizades e que eu tinha muitos “amigos” por isso eles tinham “adotado ele”, enfim depois disso tudo me mudei para O Canada e minha 1a amiga aqui um dia brigou comigo por causa de um rapaz q ela estava gostando e me disse q eu estava defendendo ele em uma situação que eu deveria ficar ao lado dela (eu estava ao lado dela), mas mesmo assim ela não teve a percepção e decidiu se afastar, mas antes me disse que eu era má, manipuladora e péssima amiga! Bem como era de se esperar me fechei para amizades. Nesta época eu tinha um namoradinho e hoje moro com esse rapaz já se passaram 4 anos e ele as vezes em brigas me fala que sou uma pessoa má, que me finjo de sonsa, que sou manipuladora e isso me machuca muito, pq eu tento todos os dias see uma pessoa boa, no trabalho, na vida como um todo e as vezes sinto q as pessoas até abusam disso!
Mas a pergunta é será que eu sou uma pessoa má e não sei?
Eu não me vejo assim... mas tenho medo de ser e não saber!
Me ajudem!

A melhor resposta 12 JAN 2021

Pq vc se acha ma? Pq vc é diferente das outras pessoas?
O psicólogo não julga, ele te acolhe e faz com q vc encontre seus caminho lá tá
Procure ajuda psicológica.
Se desejar dou amoni9k

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3170 respostas

13 JAN 2021

Brasileira no Canadá!
Imagino que toda essa situação deva lhe trazer sofrimento, pois se sente incompreendida. Às vezes nossa maneira de ser nos levam a tomar atitudes que as pessoas não compreendem e por isso podem acabar nos atacando. O mais importante nisso tudo é como você se vê. Um trabalho de autodescoberta vai ajudar você a ter mais certeza de quem é e do que faz. Já se perguntou se por acaso não faz demais para as pessoas. Ser uma pessoa boa é importante, mas o quanto você tem deixado você mesma de lado.
Procure um espaço para se conhecer e falar dessas questões.
Fico a disposição.
Um baraço

Rita de Cássia do Amaral Psicóloga Psicólogo em São Paulo

20 respostas

13 JAN 2021

Olá Brasileira do Canadá.
Pelo seu relato, parece haver uma inversão de valores, as pessoas parecem esperar mais de você, e quando você não atende as expectativas delas te chamam de má, isto porque segundo seu relato, muitas vezes procura ajudá-las. O auto conhecimento poderá te ajudar a entender melhor o que está acontecendo.
Se suas intenções são boas para com os outros, talvez não tem sido tão assertiva com as palavras, e por isso pode ser mal interpretada, o que não quer dizer que seja uma pessoa má.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

12 JAN 2021

Olá, Boa Tarde!
As pessoas, a maioria, não pensa ... acham mais fácil julgar.
Nós temos dois princípios dentro de nós, o princípio do bem e o princípio do mal. É mais forte aquele que eu melhor alimentar.
A Vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para escolher e realizar na tua existência a realidade que quer viver.
Sempre voce pode escolher, somos o resultado das nossas escolhas. Por isso, colhemos o que plantamos.
Não há nenhum Deus castigador, que pune, que condena; Nem um Deus salvador, que gratifica, que salva. Tudo depende das nossas escolhas.
Tu veio aqui para se realizar e ser feliz, esta é a meta de cada um. Esta é Lei da Vida, esta é a nossa Identidade com a qual, temos que nos reconhecer. Contudo, viemos e nos estabelecemos num meio, num sistema de crenças e valores que nos impõe limites, proibições, regras, valores com os quais temos que saber administrar com flexibilidade, com diplomacia para realizar o que queremos sem nos deixar submeter e nos anular.
Portanto, tu pode dizer se está sendo má ou não. Se for uma boa auto construtora de ti mesma está sendo boa. Se não estás sendo uma boa construtora de ti mesma, é má construtora.
Tens que saber lidar com o meio ambiente porque as pessoas julgam boa se concordar com elas, má se não concordar com elas. Com o meio ambiente é bom ter um bom relacionamento como estratégia para melhor circular, mas tu é dona da sua vida, precisa amar a si mesma. Pode ser que esteja entrando em relacionamentos caóticos onde preferem julgar e achar culpados pelas ações deles. Se o rapaz que tu deixou entrou em conflito ele que resolva o problema dele, não é tua responsabilidade.
Ou somos verdadeiros conosco mesmos e tomar decisões saudáveis para nós mesmos ou somos todos doentes, mantendo relacionamentos decadentes e doentios.
Sempre, a escolha é nossa. Seja voce mesma, goste de voce e se tiver que mudar, mude por ti mesma e não coagida por outros.

5891 respostas

12 JAN 2021

Olá Brasileira no Canadá.

Não existem pessoas más, mas sim corações feridos. Assim como de sua amiga que se chateou com você em algum momento e projetou esse descontentamento em você.
Acredite podemos mudar todos os dias como pessoa. Mas muitas vezes acreditamos mais no que os ostros dizem. Do que propriamente somos. Se hoje você quer se conhecer e entender melhor sua história o melhor é a busca pelo autoconhecimento.
Se sua relação com seu ex não deu certo nao se sinta obrigada a ser responsável pelas atitudes dele. O melhor que tem a fazer e se conhecer e melhorar aquilo que para você não está de acordo, a terapia é a busca desta identidade e o melhor caminho para encontrar respostas em você mesma.
Se precisar estou aqui para lhe ajudar.

Jessica Costa Psicóloga Psicólogo em São Paulo

1 resposta

12 JAN 2021

Olá Brasileira no Canadá.
Grata por sua pergunta.
Se você tem muitos amigos e a maioria deles respeita o seu jeito de ser e lhe acolhem, está tudo bem. Amigos verdadeiros entendem as nossas dificuldades pois sabem que todos têm dificuldades nos relacionamentos e que às vezes todos erram e que isso é Humano.
É claro que premeditar prejudicar os outros já entra no campo das patologias. Mas esse não é o seu caso.
Em caso de separação é muito comum acontecer dos amigos escolherem uma das partes para se relacionar pois eles mesmos têm dificuldades para administrar a amizade com os dois separadamente e alguns até tendem a fazerem os seus próprios julgamentos. Neste caso apenas aceite os fatos que você não pode mudar ou que não têm controle sobre eles, como é o caso dos seus amigos.
No caso do relacionamento atual procure um profissional da psicologia para entender o que está acontecendo e caso tenha algo que possa fazer para melhorar faça isso. Mas, não alimente culpas do passado. O passado serve apenas como experiência. Se durante a terapia notar que está repetindo erros do passado apenas agradeça por poder esclarecer isso agora e toque a vida focada nas suas virtudes e qualidades. Afinal a vida é uma escola e a aprendizagem depende do seu empenho. Sempre terá algo a melhorar, mas enquanto isso caminhe dando ao mundo o que você já tem de bom e de melhor. As suas dificuldades você trabalha nos bastidores. Não comente com os outros as suas dificuldades atuais ou do passado pois eles poderão focar-se nelas e cobrar demais de você até mesmo na hora errada. O consultório psicológico é um ambiente neutro e terapêutico onde você deve sentir-se à vontade para explorar as suas questões.
Fico à disposição.
Psicóloga Cognitivo Comportamental Maria Nair de Castilho Ramlow.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

12 JAN 2021

Olá Brasileira no Canadá! Grato por escrever. Você não é, nós não somos, eles não são. Todo ser humano está em contínua construção. Todas as pessoas são complexas e nas suas buscas experimentam egoísmo, inveja, ciúme, fechamento, raiva, alegria, acolhimento, solidariedade, compaixão, amor, amizade, etc. As pessoas dizem que somos bons ou maus, conforme os encontros entre os momentos delas e os nossos momentos.
De outro lado, você está em outro país, outra cultura, outra história, outra forma de comunicação. O importe é a tua verdade, o aprimoramento dessa verdade.
Uma verdade para todos nós, é que precisamos interagir, desenvolver, administrar, insistir por vínculos de qualidade com predomínio da harmonia, do companheirismo, do acolhimento, da ética. Isso você precisará fazer sempre.
Espero ter ajudado.
Estou à disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento grave da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.