Sogra louca ou má?

Feita por >Noraconfusa · 20 jan 2022 Terapia familiar

Desde a época do namoro, minha sogra sempre demonstrou muito ciúmes do filho, ela ia muito na casa de meus pais com visitas demoradas. Mas como eu era nova achava normal por meu namorado ser filho único. Namoramos por 9 anos, construímos uma casa com nosso árduo trabalho, confesso que demorei a casar pois sabia que ela ia ser aquela sogra grudenta. Ok, casamos e foi muito pior do que eu podia imaginar, ela foi piorando. Nos primeiros 5 anos de casada ela ia TODOS os dias em casa, me esperava sentada na calçada e se eu demorasse a chegar ia nos vizinhos ficar me ligando. Depois começou a me ofender falando que a minha casa era pra ser dela, os móveis e eletrodomésticos era pra ser dela se o filho não fosse casado, falava que o salário do filho era pra ser dela se não fosse casado, eu até perguntei a ela se eu e a sua neta atrapalhamos a vida dela,? Enfim como meu marido me falava que ela tinha depressão e tomava remédios fortes até pra confusão mental, meio que não deixava ela perceber que me magoada, tentava chamar ela pra realidade, dizendo que tudo que eu e meu marido tínhamos, o pouco que conquistamos foi a base de muito trabalho e sacrifícios. Talvez vendo que não me atingia ela intensificou o falar mal de nós para vizinhos, irmãos de igreja, mesmo indo direto em casa e o filho dela também indo na casa dela, mesmo assim, fica se fazendo de vítima e falando para as pessoas que estava abandonada e passando fome, o cúmulo, isso porque se diz muito evangélica. Até mudei de emprego para tentar ter paz, fiz faculdade e passei em.um concurso na minha cidade para me afastar um pouco das pessoas pois eu trabalhava no comércio e com esse novo emprego achei que estarei mais protegida , levo engano, pois ela começou a procurar as irmãs da igreja que trabalhavam comigo para continuar a se fazer de vítima, aí elas ficavam me perguntando coisas, falando que s minha sogra se sentia muito só porque o filho tinha casado , as coisas ruins que ela dizia se resumia ao casamento do filho, que estava abandonada. Com 11 anos de casados resolvemos mudar de cidade para tentar viver em paz pois brincávamos muito, pois eu odiava que essas mulheres da igreja me cobrava explicações sobre meu casamento, até discuti com uma e falei a ela que eu não estava obrigando meu marido a nada, era por livre e espontânea vontade que ele era casa do comigo, e minga sogra sabia bem disso pois quando ele me pediu em casamento para meus pais ela estava junto. Bom agora fazem 17 anos de casada e seis anos que estamos em outra cidade, reconstruindo nossa vida temos novos emorego, financiei uma casa, pois tivemos que deixar a nossa outra para traz, minha filha está em uma nova escola. Mas as vezes fico muito triste por ter passado por isso, sempre fui muito familia, e nunca tive grandes ambições, a minha maior ambição era viver em paz, perto da nossa família e hoje moramos longe de todos, não consigo entender como minha sogra fez tudo isso, como uma mãe pode fazer tanto mal a um filho, fico pensando se é doença ou se é só maldade mesmo?

A melhor resposta 5 FEV 2022

Oi...
Pois não fica confusa não... tua sogra te vê como concorrente... voce roubou o filho dela... ela vai infernizar a tua vida, sendo que voce não deve nada... não brigue com ela, afaste-se dela, mas responsabilize o teu marido...
Ele precisa cortar o cordão umbilical que ainda está ligado à mãe dele... provavelmente ele não diz nada ou faz pouco para cortar a relação com a sua mãe. Quem deve agir é seu marido e não voce.
Ela não tem marido, não é mesmo? Ou é totalmente submisso; Se não tem, precisa arranjar um homem para ela, ela está carente de sexo... aí ela se acalma.
Abraços

5822 respostas

21 JAN 2022

Olá Noraconfusa! Grato por escrever. Entre a loucura e maldade, prefiro ficar com a fraqueza, com a carência humana de uma mãe que tem apenas um filho. Outro dado relevante é a questão da qualidade da vinculação dela e outros com a religião. Religião madura, real, requer autonomia, maturidade, requer discernimento. Religião quer dizer religação com as pessoas agindo com respeito a si e aos outros. A Ciência, o estudo, o olhar criterioso para a história e para a vida, nos faz compreender a fragilidade das pessoas, assim como entender melhor a vida, sem pensamentos mágicos e dependentes.
Estarei a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades ´Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.