Como explicar minha sexualidade quando me perguntam sem má interpretação?

Feita por >Lain · 20 jul 2022 Terapia sexual

Eu realmente não me importo com isso, mas não sei o que responder quando perguntado.

Eu sou homem e sinto uma atração sexual e romântica mais recorrente por mulheres, mas ocasionalmente sinto atração por homens e não-binári*s.

Eu sinto atração facilmente, mas só consigo ir além quando tenho proximidade emocional e costumo me manter fiel.

Pensei ser demissexual, mas explicaram que demissexualidade é pessoa que não sente atração sexual por estranhos, tipo eu sinto, mas não consigo e nem me sinto seguro de levar adiante, porém eu sinto.

Pensei ser pansexual mas me falaram que a pansexualidade não existe e o certo é bissexualidade.

Não sei se posso me considerar bissexual pois eu sinto maior atração pelo sexo feminino, não sinto ter a mesma experiência, nunca sofri bifobia ou algo do gênero, no máximo alguns ataques homofóbicos por bullying quando criança. Mas nunca preconceito mesmo.

Também não gosto de não responder ou dizer que não é relevante ou algo do tipo, pois sinto que passa a ideia de que não tenho interesse em sexo ou que estou apenas indeciso.

Tipo eu sei do que eu gosto, mas não sei qual a melhor forma de responder caso alguém me pergunte sem ficar detalhando e nem desviando da pergunta.

A melhor resposta 21 JUL 2022

Olá Lain! Que bom seu texto. Reflete que as pessoas leem muita teoria sobre a sexualidade e acabam criando confusões na cabeça. O que você relatou é algo comum no ser humano. Sua interpretação é perfeita. Você é um ser humano masculino que sente atrações e interesses por seres humanos. Somos sociais, antes do gênero, precisamos de companhia, após a companhia buscamos por direções sexuais. Você indicou a direção predominante por meninas: algo frequente, comum, de fácil aceitação social. Conviva mais com pessoas reais. Quando for ler sobre o assunto, leia publicações de cientistas sérios e não imaturidades ou sensacionalismos de internet.
Se necessário, estarei a disposição para explicar melhor as fundamentações do que citei.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso , sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros da dengue.

8719 respostas

21 JUL 2022

Olá Lain.
O que os outros pensam sobre você diz respeito à eles. Sua orientação sexual interessa à quem você for se relacionar com intimamente e a quem você tem compromisso amoroso. Qual o interesse das pessoas em saber tantos detalhes sobre a sua vida íntima? Esses questionamentos mais aprofundados sobre os seus sentimentos ou traumas de infância você deve tratar com um sexólogo que é o especialista na área sexual. Quando você quiser responder as perguntas sobre o seu gênero fale a verdade, ou seja que você gosta de homens e mulheres. Ponto. As outras perguntas que você não quer responder ou não sabe responder diga simplesmente que não sabe, ou que não quer falar desse assunto com elas nesse momento. E se se sentir desconfortável saia para dar uma volta, beber água, ir ao banheiro.... Acredito que da mesma forma que devemos respeitar a intimidade dos outros devemos também nos comportar de forma a respeitar os nossos princípios, nossos sentimentos e emoções. Quando respeitamos a nós mesmos respeitamos os outros também e não ficamos pondo ninguém contra a parede, exigindo respostas e enquadrando os outros. Fico à disposição para mais aprofundamentos dentro do processo de terapia.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba