Sexualidade formada toda errada, sou assexual?

Feita por >Ísis · 11 jun 2021 Orientação sexual

Gente, eu vou ser direta já que estou protegida pelo anonimato....

Meus pais me traumatizaram pra caramba. Minha amiga que me explicou o que era sexo, daí meus pais descobriram e me envergonharam na frente da familia com um livrinho sobe de onde vem os bebes e eu ja sabia faz tempo. Foi constrangedor. Depois, quando eu tinha menos de 12 (nao lembro ao certo) eu ouvi meus pais transando e me deu uma sensaçao muito ruim. Fiquei extremamente envergonhada e constrangida e .... desde então é exatamente isso que eu sinto quando falam de sexo ou eu "preciso" fazer.
Eiis que quando eu estava na adolescencia eu fui perguntar de sexo pra minha mae e ela me cortou violentamente e me disse que era coisa de prostituta, mas eu queria ter minha primeira relação.. o problema é que era um relacionamento abusivo demais e eu mudei de ideia, o cara não, e eu acabei sofrendo estupros constantemente na relação. bom... eu fiquei calada pq minha mae ja tinha me xingado antes e ate hoje nao contei.
Depois disso tudo, mesmo anos depois eu nunca mais consegui ter vontade de transar. Não tenho. Nunca tive. E as outras vezes eu tentei me forçar, mas nao sinto absolutametne nada. Nunca senti. Nada mesmo, sabe? Nem dor, nem nada, só queria que acabassem logo. E.... eu comecie a me perguntar se sou assexual. Pelo amor de deus, alguem pode me ajudar com uma luz? Só uma luz, por favor....
Eu sei que eu preciso de terapia, mas quem eu procuro? E como que eu vou saber que a pessoa que vai me atender não vai me tratar com descaso só falando o clichê? Enfim.... Me deem uma luz.
Eu sinto que nunca mais vou conseguir reconstruir minha sexualidade e que tá f.... para sempre. Desisto e me aceito assexual?

A melhor resposta 12 JUN 2021

Olá Isis! Grato por escrever. Certamente você organizou um grande bloqueio para se proteger da cultura equivicada do mundo no qual cresceu. A certeza da superação disso podemos construir. Como foram anos de vivência dessa distorção sobre a sexualidade, você precisará ser muito persistente, muito disciplina, em certa medida, tolerante com o psicólogo, pois o trabalho exigirá algum tempo, passando por reflexões que, inicialmente, você poderá não ver vinculação com sexualidade.
O anonimato, o sigilo, o respeito, o acolhimento, a ética, a empatia, são pilares necessários ao trabalho o psicólogo.
Venha com mente aberta, com persistência, disciplina que te ajudaremos a retomar o processo natural de todo ser humano: a sexualidade, e a sexualidade saúdável, agradável, nobre, integrada à essência da vida, do prazer, da realização humana, sem que prevaleça a culpa ou a sensação de erro.
Certamente você deverá procurar um de nós, psicólogos, que temos vivências com psicoterapia para questões ligadas diretamente ao comportamento sexual das pessoas.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - O Brasil apresenta o pior do mund. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8719 respostas

12 JUN 2021

Ísis,
Não, voce não é assexuada. Voce está traumatizada e por isso reage assim frente ao sexo. E, concordo contigo, é melhor não fazer mesmo até te restaurar, até curar, até desprogramar as informações errôneas que estão na tua mente a repeito de sexo, sexualidade, curar os traumas dos abusos sofridos e restaurar as verdadeiras informações sobre a sexualidade, sexo e relacionamento.
São muitas as informações e aqui, só posso te dar poucas, apenas o necessário para que voce consiga reverter este conflito.
Desgrave e destrua tudo o que te foi informado, isto não corresponde ao que é a verdade.
A vida se manifesta pelo prazer, alegria e facilidade.
O sistema (pais, cultura, religiões...) ditam controle, adestramento, imposições, pribições, valores, julgamentos, avaliações ...
Antes de pensar em sexo, precisa restaurar em si a sensibilidade ao prazer, é escolher na vida o que te dá prazer e não fazer pelo dever. Isto faz voce se mara a si mesma, amar seu jeito de ser, de escolher, de se manifestar. Só depois, se pode pensar em sexo.
Fora disso, o sexo representa sofrimento, estupro, violência. Por isso, voce está bloqueando a tua sexualidade, é uma defesa sadia que voce tem contra a possibilidade de sofrer.
Espero que tenha te dado algumas informações que te survam para te auxiliar neste momento.
Poderia te auxiliar mais, se em processo psicoterapeutico... é um investimento em ti mesma.

5897 respostas

12 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser marcar uma consulta é so entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido que eu puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém