Sou assexual ou é a depressão que tira meu prazer?

Feita por >Lucas Cardoso da Silva · 20 ago 2019 Terapia sexual

Olá. Meu nome é Lucas. Eu tenho 21 anos, faz 3 anos que a depressão me impede de viver minha vida, desde ir pra faculdade até de fazer o mais básico como cuidar da minha higiene, me fazendo viver numa cama, além de causar muitos outros problemas, além disso penso que não me lembro de um momento em minha vida em que não fosse depressivo, mesmo criança a vida era muito triste e difícil pra mim. Já faz muitos anos que não consigo sentir prazer com nada. Como minha memória é muito ruim, não sei dizer se fiquei assim sem sentir as coisas minha adolescência inteira, não consigo me lembrar de ter sido diferente.
Em relação ao sexual, eu consigo sentir excitação assistindo cenas de sexo em filmes e vendo situações sexuais em geral, me excito tanto com atos sexuais como com o corpo de outras pessoas, mas isso é acontece por alguns segundos e poucas vezes em toda a situação sexual que vejo, em uma mesma situação sexual normalmente só sinto algo uma vez por alguns segundos e se for pornografia na maioria das vezes não sinto nada. Tudo isso que sinto é em situações aleatórias. Eu sinto excitação por pessoas que encontro mas também é muito raro e dura o mesmo tanto de tempo, e não precisa que eu conheça ou tenha uma conexão com ela. E em relação a atos sexuais eu não me lembro de ter sentido nada em várias interações sexuais com outros (masturbação sexo oral e duas vezes o sexo completo), isso com homem e mulher, tirando uma vez que quando o menino ia me tocar eu me excitei por um segundo e com um outro menino senti excitação em toca-lo por alguns segundos.
Minha pergunta então é se teria como eu distinguir com essas características da minha vida sexual ou alguma outra se toda essa ausência de prazer sexual é por eu ser depressivo ou assexual. Teria como distinguir orientação sexual se a libido esta sendo impedida pela depressão?
Esses momentos que tive prazer e desejo foram em situações aleatórias e não sei identificar se tive atração sexual desejo de ficar com outro, mas me senti excitado pela aproximação e o contato com gente que não tinha conexão afetiva ou romântica nenhuma (desconhecidos).

A melhor resposta 20 AGO 2019

Olá Lucas como está?Pela sua descrição o que parece é que realmente seu quadro de depressão esta afetando sua libido o que é muito comum, você relatou ter interesse pelo sexo ou se maneira sexual por outras pessoas então parece não ser o caso de um assexualidade, a depressão inibe tanto comportamentos quanto a a capacidade de enxergarmos a situações sob uma ótica positiva e o tratamento da mesma com certeza vai te ajudar tanto nesse sentindo quanto em vários outros aspectos de seu cotidiano,qualquer duvida estou a disposição.

Bruno Fortes

Bruno Fortes Psicólogo Psicólogo em São Paulo