Meu marido bebe. Não todos os dias, mas quase todos.

Feita por >Nina · 29 nov 2020 Terapia de casal

É aquele caso que quando começa não consegue parar. Toda vez que bebe ele me humilha. Que eu não faço nada. Fora a situação de se vitimizar. Ele teve um problema de saúde. Esta afastado. Não reclamo. Eu trabalhando e ele recebendo o beneficio. Conseguimos seguir assim. Mas ele fala uma coisas como se eu estivesse errada em estar em condições de trabalhar. Fora outras coisas. Estou mentalmente cansada. Queria não me sentir responsável por ele para poder me libertar. Queria que as palavras dele não me afetassem, apesar de serem mentiras. Em consequência a tempos que não temos relaçoes, então isso acaba complicando mais a situação. Não consigo ter interesse. Acho que isso acaba me pesando. E como se tivesse que aguentar a situação por náo ter relações. Às vezes sinto como se ele estivesse me punindo, sei lá. É como se tudo que eu fizesse, trabalho, casa fosse anulado por não querer a relação sexual. Me sinto num emaranhado. Estou cansada. Ele procura minimas coisas para me humilhar. Ele minimiza minha familia, que eu sou igual à eles(isso porque a noiva do meu irmão terminou com ele despois de 19anos). Ele diz que sou igual ao meu irmão. Ele bebe e diz que a culpa é minha(provavelmente por causa das relaçoes). Estou cansada de ser acusada de tudo. E para ajudar está tratando depressão, medicamentos controlados e a bebida junto. Vira um inferno. Sai com o carro bebado. Eu fico extremamente nervosa. Queria não me sentir assim! Ele é adulto. Tem que ter as responsabilidades dele! Mas não consigo não ligar! É dificil! Socorro! Vou surtar!

A melhor resposta 30 NOV 2020

Nina. Vc é adulta. Tem uma vida estabilizada tem emprego. O q te prende a um relacionamento q não te satisfaz mais?
Acho interessante vc buscar terapia p te fortalecer emocionalmente.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

2 DEZ 2020

Oi Nina,
O seu relacionamento está sendo um desafio diário. Você se colocou em uma posição de ser responsável por tudo, inclusive por ele.
Se culpa por ter relações sexuais e aceita os ataques, a humilhação.
Nina, te aconselho a fazer psicoterapia para trabalhar sua autoestima, suas inseguranças, contar sua história de vida, para entender o porque "se sente assim".
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

2 DEZ 2020

Querida Nina, sua situação é muito complexa e envolve muitos fatores. Deixe-me pontuar algumas coisas: Você tem sido forte e resiliente durante muito tempo, não me admira chegar à situação de exaustão emocional. Nós somos responsáveis afetivamente pelas pessoas que nos relacionamos, mas não podemos assumir a responsabilidade que não é nossa. Seu marido com certeza está em sofrimento, mas deve ele mesmo assumir suas escolhas e consequências. Dessa forma, siga visando o auto cuidado e a auto preservação, pois você é a sua maior responsabilidade. Acredito que deva procurar o processo terapêutico rapidamente, para obtenção de um suporte nesse momento. Estou à sua disposição. Abraço.

Elisabete Viana Cabral Psicóloga Psicólogo em Fortaleza