Olá! Meu filho está bastante ansioso. Qual é o tratamento mais indicado?

Feita por >Lucas Rodrigues · 3 fev 2015 Ansiedade

Ele não tem dormido direito, rói as unhas, apresenta falta de ar.

A melhor resposta 4 FEV 2015

Olá, Lucas,

Há quanto tempo seu filho tem apresentado tais comportamentos (dificuldade para dormir, roer unhas e falta de ar)? Ele fica assim todos os dias ou em dias específicos? A falta de ar segue algum evento significativo? Houve alguma mudança importante na rotina dele? São perguntas as quais você já pode ir pensando para averiguar se a ansiedade é situacional (gerada por um fato específico) ou tem outra base. Se for situacional, e a família se sentir segura, ela mesmo pode dar apoio à criança: conversando com ela e acolhendo.

Caso confirmem a necessidade da assistência profissional, um diagnóstico, seguido de plano de tratamento, pode ser elaborado tanto por um psicólogo, quanto por um psiquiatra. O medicamento, SE for o caso, reduzirá os sintomas ansiosos e o acompanhamento psicológico auxiliará a criança a enfrentar as situações ansiógenas, bem como aprender a lidar com elas de uma forma mais saudável. Os pais ou responsáveis também participam do tratamento da criança através de orientações fornecidas pelos profissionais.

Cordialmente,

Fabiana Villas Boas

Fabiana Villas Boas da Silva Psicólogo em Santo André

16 respostas

4 FEV 2015

Olá, Lucas! Tudo bem? Estudos recentes demonstram que a acentuação de sintomas ansiosos em crianças e adolescentes, tem aumentado quantitativamente nos últimos anos. Os transtornos de ansiedade são considerados como alguns dos transtornos mais prevalentes nessa faixa etária, encontrando-se atrás apenas do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e do transtorno de conduta (Asbahr, 2004). Segundo Stallard (2010), intervenções de orientação analítico comportamental resultam em reduções significativas e duradouras dos sintomas de ansiedade.
O tratamento do stress de crianças, intitulado “Treino de Controle do Stress Infantil” (TCS-I), é uma psicoterapia breve, focal. É recomendada sessões semanais para maior efetividade da intervenção. Os pais, ou cuidadores, têm um papel ativo no processo e participam de tantas sessões quantas forem necessárias durante o tratamento da criança. Esse tratamento se baseia nos princípios da psicoterapia comportamental cognitiva, e enfatiza a mudança de comportamentos inadequados e de cognições criadoras de stress emocional. Enfatiza também a necessidade de modificações ambientais e o ensino de práticas parentais menos estressantes. A designação “treino de controle de stress”, em vez de psicoterapia, é utilizada para diferenciar esse procedimento, altamente especializado no manejo do stress, da psicoterapia usual.

Psicóloga Flávia Lacerda Psicólogo em Brasília