Ódio acumulado ?

Feita por >Silva · 20 jul 2023 Abordagem psicológica

Eu tenho 21 anos, e é possível que eu tenha bastante ódio acumulado no meu peito, é tipo uma espécie de peso que vai crescendo cada vez mais, por isso é até um tanto inexplicável.
São vários motivos: minha mãe gritando e dizendo que sou fracasso, jogando na cara a vida que me encontro, dando-me adjetivos pejorativos diariamente, e que não vou conseguir alcançar meu objetivo (EEAR); empurram-me vários cursos aleatórios; querem que eu faça concursos que não me interessa; mandam eu ir trabalhar,etc...
Meu tratamento na infância era " se fez algo de errado, então apanha" , sofri negligências de afeto ( não sei reagir a carinho ).eu sempre penso que fui um nascimento indesejado. Tenho duas irmãs: uma de 18 com filho de 7 messes e uma de 15.
Entretanto eu de alguma forma converto todo esse ódio em "energia obsessiva" onde eu vivo todas as 24 horas do dia (com exceção de algumas horas), cada minuto, cada segundo em prol do meu objetivo como já dito antes a EEAR, e eu espero conseguir passar.
Retomando tudo isso que eu disse, tenho uma pequena hipótese ( posso estar errado) do que pode acontecer depois que eu passar nesse concurso: ficar sem contato com nenhum membro da minha família pelo resto da vida.

A melhor resposta 26 JUL 2023

Olá Silva.
O núcleo familiar pode interferir, negativamente, no desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo.
Sugiro que trabalhe a raiva de forma positiva, exemplo: exercício físico, trabalho voluntário e estudos.
Não se preocupe com o que vai acontecer depois que conseguir um trabalho, foque no agora.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

672 respostas

22 JUL 2023

Olá, Silva. Lamento que esteja passando por isso... A emoção da raiva que você sente é compreensível diante da postura abusiva de sua mãe, conforme seu relato, de humilhações e invalidação da sua escolha profissional. O peso desta raiva está manifestando a frustração das necessidades emocionais que não estão sendo atendidas suficientemente no âmbito familiar, desde a infância.
Sua hipótese de perder o contato com a família e o desafio de lutar pela carreira que acredita sem apoio familiar evidencia a frustração de pelo menos duas necessidades emocionais fundamentais: a de vínculo seguro e estável, e a de autonomia.
Diversos padrões cognitivos autoderrotistas podem ser formados a partir de experiências nocivas às nossas necessidades emocionais na infância e adolescência (esquemas). Não saber reagir a carinho, nenhum vínculo seguro na família junto à negligência sofrida na infância pode indicar o esquema de privação emocional em que a pessoa não sente confiança de ser amada, aceita, compreendida, protegida ou receber empatia.
Você parece acreditar e se empenhar na sua escolha profissional, o que mostra que você está buscando satisfazer sua necessidade de autonomia. Busque psicoterapia se observar que está buscando controlar as ameaças à sua autonomia com perfeccionismo, ruminando pensamentos e apego excessivo à detalhes.
Para satisfazer sua necessidade de vínculo seguro sugiro que acolha a parte de sua personalidade que sente raiva como um pai amoroso que acolhe à criança que um dia você foi, e estava zangada por não ter suas necessidades emocionais atendidas com cuidado e proteção num ambiente invalidante e disfuncional. Busque apoio psicológico e, se possível no momento, mantenha ou estabeleça outros relacionamentos fora do âmbito familiar.
Considere a possibilidade de psicoterapia que ajude a enfrentar os problemas atuais enquanto investiga e trata padrões cognitivos remotos que influenciam a personalidade e os relacionamentos.
Espero ter podido ajudar e que você satisfaça suas necessidades emocionais da melhor maneira possível.

Anônimo-418806 Psicólogo em Praia Grande

1 resposta

22 JUL 2023

Olá Silva
Bem vindo à realidade!
Não foi um nascimento indesejado... foi voce que quiz nascer desta mãe, voce quiz passar por estas experiências todas - isso faz parte do teu objetivo de vida.
O que precisa saber é QUEM É voce? E o que veio fazer aqui...
Inconscientemente a tua mãe, tua familia está te desafiando para ver se é capaz ou se fracassará na obtenção do teu objetivo de vida.
Você não nasceu para ser amado, admirado, elogiado; nasceu para aprender, resolver os teus problemas, se realizar e ser feliz.
Pouco importa se outros te amam ou não, voce precisa se amar. Quanto mais ouve dizer que é um fracassado, mais precisa se icentivar para mostrar o teu valor. "Vento oposto te empurra pra frente, basta que saiba manejar a vela"
Mas a falta de conhecimento de si mesmo vai te dificultar e mesmo se passar na EEAR, vai enfrentar problemas se não cirrigir o que leva na tua mente e que servem de referência para tuas escolhas e decisões.
Portanto, não ouça os outros, feche teus ouvidos aos outros, siga teus objetivos, mas faça Psicoterapia.
Tudo passa quando compreender porque está passando por tudo isso e qual é a razão.