Cada dia que passa desisto mais e mais das pessoas

Feita por >Lino Fernando · 30 nov 2016 Psicologia clínica

Bem sou o Lino, tenho 21 anos. Sou de um país com alta taxa de analfabetização dai que os hábitos da maioria ou se baseiam em conversas e boatos populares, ou superstição, ou na mídia trazida pela globalização.

Eu sou formado em Sistemas Informáticos mas tenho uma

paixão por coisas que nem filosofia, psicologia, sociologia, técnicas de raciocínio logico, etc dai que leio bastante sobre estes assuntos.

Olhar para as pessoas e ver o quanto são previsíveis e vulgares fez com que eu desenvolvesse um nojo que em seguida se transformou em raiva. É como eu odiasse todo mundo e para evitar me irritar evito as pessoas.

Por vezes tenho a oportunidade de conhecer pessoas únicas mas ai devido ao meu espírito anti-social acabo me afastando da pessoa, passo maior tempo trancado e lendo, nas vezes em que socializo com os poucos amigos que tenho e começam aquelas conversas sobre vários assuntos tento ao maximo me segurar enquanto inocentemente se enganam sobre vários assuntos ate que de tanta raiva acabo por abrir a boca, enquanto resmungo mentalmente: se for pra beber em excesso, dançar, se prostituir, acumular boatos, coisas quase sem valor ai são profissionais.

Vivo sempre com auriculares nos ouvidos onde quer que eu vá, só para evitar conversas vulgares e previsiveis.

Percebo que prefiro dispositivos eletrônicos e animais que pessoas.

E de tanto me trancar acabei desenvolvendo a timidez que começa a me prejudicar em vários sentidos na vida, mas o que eu gostaria de desenvolver era mais afeição pelas pessoas. Será ainda tenho cura?

A melhor resposta 30 NOV 2016

Boa tarde Lino Fernando, bom a cura é de ordem divina, mas com certeza tem tratamento e só depende de você querer e está aberto a mudanças cognitiva e comportamental e para isso oriento-o a procurar uma ajuda de um psicólogo da abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, porque digo isso? Porque em seu relato embora você deseje evitar ambientes sociais por causa da falta de tolerância em lidar com pessoas "desinformada", sofre por causa da timidez. Esses sintomas relatados por você de irritabilidade, mudança de humor, falta de tolerância, evitação social, apatia e baixo autoestima são sitomas de um possível depressão e precisa ser tratada.
Att. à Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

8 DEZ 2016

Oi Lino, a partir do momento em que você passa a se incomodar com seu comportamento, mais de meio caminho andado para a solução do mesmo. As pessoas não são perfeitas e assim a frustração faz parte dos relacionamento humanos. Se até com nossos familiares os conflitos são inevitáveis, imagine com as outras pessoas que tem valores e crenças diferentes. Enfim, ninguém é perfeito e cada um está num estágio de desenvolvimento. Seu comportamento limita muito seu mundo e seus relacionamentos. Experimente o contato com os outros sem julgar, nem criticar, apenas observando como é o mundo delas e talvez você se apaixone. Uma terapia pode ajudá-lo muito nessa questão.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

7 DEZ 2016

Bom dia! Existe tratamento para este comportamento, uma boa avaliação poderá proporcionar treino em habilidades sociais ja que gostaria se se afeiçoar mais as pessoas e como o seu relato dá indícios de depressão a psicoterapia também avaliará melhor esta condição. Um abraço!

Psicóloga Alcimar Lopes Gonçalves Psicólogo em Mogi das Cruzes

4 respostas

1 DEZ 2016

Claro que tem cura, embora eu não saiba exatamente seu conceito de cura rsrs

Você é humano, logo pensa, logo existe, logo muda.

Também não sei se você é "antissocial" porque é tímido ou se é tímido porque é "antissocial". Só uma análise, oxalá!, responderá esta questão.

Em vez de tentar te responder, o que seria leviano de minha parte, a partir de seu texto, tomarei um dos tópicos mencionados: rede social.

Antes dela era a televisão, antes desta o rádio, antes deste a imprensa e antes desta os adultos dominantes a definirem o que era certo/errado, o que deveríamos vestir, ouvir e até como amar. As tais convenções sociais, entende?, a reduzirem nosso mundo tão diversificado, numa concepção maniqueísta. E assim, quem não se enquadra neste ou aquele modelo é considerado anormal. E o pior é quando a gente entra nessa.

Timidez nem sempre é dificuldade de "enfrentar o público", "chegar na mina" ou "no mino". Aliás, nem sempre é, timidez. E isso vale para tantos outros rótulos.

E o que às vezes pode parecer ser antissocial pode, apenas, ser não concordar com o grupo e preferir não manifestar a discordância por saber que será em vão, que, além de não melhorar a relação, pode piorar. Te parece familiar?

Sem querer puxar a sardinho pro nosso lado, ainda acho que quem poderá te ajudar pois não te julgará, não se chateará com você e nem procurará te convencer do contrário, é um(a) psicólogo(a).

Tenta. No começo vai achar caro, depois, que vale o investimento.

Fica em paz!

Raimundo Alves Psicólogo em Rio Branco

6 respostas

1 DEZ 2016

ola lino!!! saudaçoes!!!!! a pergunta é: VC QUER SER DIFERENTE DO QUE È? procure uma psicoterapia,vai te ajudar á se modificar nos itens que vc julga serem necessarios, ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto