Muito ódio acumulado que cresce a cada dia, já não consigo me olhar no espelho

Feita por >Mais um na multidão · 27 jun 2023 Abordagem psicológica

Tenho 20 anos e fui muito despreparado e humilhado, minha frustração que antes causava tristeza já está virando ódio, muito ódio e raiva, cada dia que passa eu estou perdendo o controle e com vontade de mandar todo esse ódio pra fora

A melhor resposta 29 JUN 2023

Olá, A raiva é uma das emoções básicas do ser humano que pode nos impulsionar a sair de uma determinada situação, mas ela em excesso pode ser prejudicial. Em geral, quando estamos com raiva ou ódio não pensamos nas consequências e como podemos ofender o outro e muitas vezes nos arrependemos. Apesar de ter vivido muitos problemas, o melhor é tentar amenizar esses sentimentos, pois a sua frequência cardíaca sofre alterações e a sua respiração, então respire fundo e faça algo prazeroso que tire você do foco. Procure ajuda psicológica para aprender a lidar com a raiva de uma forma mais saudável.

Me coloco à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

30 JUN 2023

Sim, vai fazer o que com isso? Por que A ou B te causou problemas, dores, vai ficar nessa de vitimismo? Todos nós no mundo passamos problemas, ninguém está isento de dificuldades, a questão é o que fazer daqui pra frente. O que foi feito, já foi. Caso queira resolver de fato, estou aqui. Sai dessa de ficar só se enchendo de raiva, e ficar parado na vida. Vida é movimento e superação.

Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

29 JUN 2023

Olá Mais um na multidão, espero que esteja tudo bem com você!

Entendo que você está passando por um momento difícil, cheio de frustrações e sentimentos intensos. Essas emoções podem ser extremamente desafiadoras de lidar e podem gerar uma sensação de perda de controle. No entanto, é crucial que você busque maneiras saudáveis de lidar com essa raiva e ódio, a fim de evitar consequências negativas tanto para si mesmo quanto para os outros. É fundamental encontrar meios saudáveis de canalizar essa energia, como através da prática de exercícios físicos, arte, escrita, música ou até mesmo conversando com alguém de confiança. A expressão criativa pode ajudar a liberar a tensão acumulada e promover um senso de alívio emocional. Além disso, é essencial buscar o autoconhecimento e explorar as raízes desses sentimentos. A psicoterapia pode ser um espaço valioso para investigar as origens desses sentimentos, permitindo que você processe essas emoções e encontre novas perspectivas para lidar com elas. O psicoterapeuta estará ao seu lado para ajudá-lo a entender a origem desses sentimentos, promovendo o autoconhecimento e auxiliando-o no desenvolvimento de novas formas de se relacionar consigo mesmo e com os outros. Lembre-se de que é normal sentir raiva e ódio, mas é importante encontrar maneiras construtivas de lidar com essas emoções. Buscar apoio profissional é um passo significativo em direção à sua própria cura e crescimento pessoal. Busque apoio profissional na sua jornada de crescimento emocional, para ajudá-lo a encontrar formas saudáveis de lidar com a raiva e o ódio. Junto a esse profissional de Psicologia, você pode trabalhar para que recupere o controle sobre suas emoções e encontre um caminho mais equilibrado e gratificante em sua vida. Existem ainda muitas possibilidades de expressar e vivenciar sentimentos que você ainda pode conhecer, e isso será libertador para você se desenvolver, e experimentar novas e melhores perspectivas em sua mente e nas suas relações. Não se deixe dominar, nem se identifique apenas com esses sentimentos. Você é muito mais que eles, e muito melhor também.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

28 JUN 2023

Olá, Mais um na multidão!

A psicoterapia é esse espaço e tempo para que possamos revisitar nossa história de vida, nossas dores, marcas, anseios, medos, desejos e sonhos, olhar para trás, refletir, ponderar, questionar, sentir o que a vida vem fazendo conosco; como também, e tão importante quanto entendermos nossa trajetória até aqui, discernirmos melhor qual é o nosso potencial, nossa vocação, tomar gradualmente consciência de qual é o sentido da nossa vida - ou seja, o que como singularidades que somos necessitamos realizar para usufruir a vida mais plenamente possível.

Você, como eu, é mais um na multidão, contudo é único!, e é o reconhecimento dessa singularidade que nos ajuda a sair de um estado de uniformidade cega e bruta para a lucidez da nossa individualidade. Como já foi dito: "A questão não é o que a vida fez conosco mas sim o que fazemos com o que a vida fez conosco".

Mais um na multidão, pelo seu relato é perceptível o grau de compreensão que você tem com suas marcas, e o que elas te deixaram de sentimento, da tristeza para a raiva - esta é a energia necessária para que possamos transformar sua vida para algo condizente com o seu potencial de crescimento! Agora é passar do ódio, da raiva, para a ASSERTIVIDADE, ou seja, aceitação, confiança e responsabilidade.

Fico à disposição para eventual aprofundamento, Mais um!
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

28 JUN 2023

Raiva e ódio são emoções que podem indicar diferentes coisas na psicologia. A raiva é uma das emoções humanas mais básicas e frequentemente considerada uma emoção “negativa” por ser desagradável e poder causar prejuízos. Já o ódio é uma forma de aversão agressiva e que reflete uma forma extrema de medo. A pessoa que sente ódio ela tem raiva e medo misturado. O problema do ódio é que ele funciona como estado de humor e dura bem mais que a raiva. E quando você fala que quer colocar esse ódio para fora pode indicar que seja esse despreparo e humilhação volte ou esteja vivenciando e o ódio está cada vez mais se ampliando. importante que procure ajuda no momento e trabalhar suas emoções para que não tenhas prejuízos no futuro.

Rebeca Santiago Psicólogo em Fortaleza

18 respostas

28 JUN 2023

Olá Mais um na multidão! Que bom que você se colocou aqui. Todos somos temperados por amores e seus contrários. Sempre na raiz do ódio está um amor, uma expectativa, uma decepção. Há muitas formas de mandar o ódio para fora de forma civilizada: esportes, danças, jardinagem, corrida, mas especialmente se coloca o ódio para fora através da análise, entendimento, diálogo, conversa, melhora das avaliações de si mesmo e das demais pessoas.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.