O que fazer quando o ex-namorado não aceita o término?

Feita por >Cris · 15 mar 2022 Dependência emocional

Estou há um tempo tentando terminar um relacionamento que me faz mal. Ele tem problemas psicológicos, não consegue mais ficar em um emprego, já perdeu dinheiro em jogo e alimentava esse vício que me deixava desesperada. Já tentei de tudo pra ajudar, eu sempre acabava ficando com ele pelas ameaças de tirar a própria vida. Isso me adoeceu, não sei mais o que fazer e não sei como sair disso. Não posso contar com ajuda de ninguém, se eu contar prós pais dele ele diz que se mata na hora.
Ele se coloca no fundo do poço e simplesmente quer que eu fique junto nessa situação. Não aceita que eu saia.
É desesperador saber que alguém pode tirar a vida, eu tenho medo, me sinto culpada, ele sempre me faz me sentir culpada..eu nunca duvidei do que ele falava pq realmente tenho medo dele chegar a fazer isso..e se fizer eu não sei como vou conseguir conviver com essa dor. Eu daria tudo pra voltar no tempo e jamais ter aceitado entrar num relacionamento como esse.
Só quem passa por isso sabe a dor que é ver o outro depositar a vida dele nas suas mãos. É triste demais.
Nesse momento bloqueei ele de tudo, mas ele continua achando meios de vir atrás. Já não sei oq fazer mais e tenho muito medo do desfecho disso.
Eu só quero sair disso. Não quero essa responsabilidade pra mim, não é justo isso. Me sinto destruída, ele tirou todo brilho e prazer em viver que eu já tive um dia.

A melhor resposta 16 MAR 2022

Oi Cris,
O que ele faz é chantagem emocional... ele não vai se matar! Ele ameaça sabendo que voce fica preocupada e assim te mantem com ele. Voce já colocou pra ele as razões e o que voce está buscando...
Cada um é dono da sua vida e pode fazer o que bem quiser, pode viver ou morrer, a escolha é de cada um. Você só é responsável pela vida de alguém quando mata mesmo. O que ele faz é chantagem. Se ele ameaçar novamente que vai se matar, diga claramente pra ele, que ele é dono da vida dele e que voce não é nada responsável pelas escolhas e decisões dele. Pergunte se falta dinheiro para ele comprar a corda!!! Mas fica tranquila que ele não vai se matar.
Esta foi apenas uma experiência tua... não gostou a saiu dela. Fez bem e agora parta para outras. E não tem nenhuma experiência inválida, todas ensinam alguma coisa. A vida te deu a liberdade para fazer as tuas escolhas e o livre arbítrio para fazer novas escolhas, quando perceber que não dá mais. O que aprendeu com esta? Talvez, a necessidade de estar mais conectada contigo mesma e não com o outro.
Abraços

5817 respostas

17 MAR 2022

Olá Cris, espero que esteja tudo bem com você!

Pelo nível de sofrimento que você descreve, que passou e tem passado, pelo seu estado emocional e mental afetado por essa convivência, e pelo seu bloqueio nas redes, seu relacionamento já terminou, sem possibilidade de retorno. É impossível para qualquer pessoa, ou profissional, ajudar alguém que não está comprometido com sua própria mudança, com sua cura, com seu desenvolvimento pessoal. É impossível ajudar alguém que não quer ser ajudado. É como se déssemos a mão para ajudar, mas ele não segurasse nossa mão, ou seja, você faz sua parte em querer ajudá-lo, mas ele não, pois ainda não está preparado para iniciar sua mudança pessoal interna, sua cura. Busque apoio de pessoas próximas como uma estratégia para lidar com essa separação. Um acompanhamento com um psicólogo é muito indicado para te dar o suporte necessário para atravessar esse momento que está vivendo. Não temos como cuidar da vida dos outros adultos o tempo todo, sem cuidar da nossa primeiro, sem nos fortalecer e buscar nossa integridade, e você precisa fazer isso agora, para que você comece a se recuperar de tudo que passou. Não deixe de buscar um Psicólogo para ele te auxiliar nesse processo, isso vai evitar mais sofrimento no futuro, e vai te ajudar a tomar as melhores decisões.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

17 MAR 2022

Cris vc deve buscar ajuda profissional para superar e te dar força para superar essa fase difícil q vc tá vivendo.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 MAR 2022

Boa tarde Cris,
Para um relacionamento dar certo, é preciso primeiro estar em por dentro. Será que nas conversas de vocês você não dá nenhuma esperança de voltarem? Ou ele simplesmente ignora e entende que ainda exista esta possibilidade?

Você deve se fortalecer, mental e emocionalmente, até mesmo se quiser ajudá-lo, ou simplesmente se livrar desta constante ameaça dele te procurar. Outra orientação seria procurar as autoridades, se ele ficar te perseguindo e vindo atrás de você. Se conversar não adiantou, deve seguir com a sua vida, e confiar que com o tempo ele siga com a dele.
Ideal seria que ele também buscasse ajuda.

De qualquer maneira, já atendi muitos casos parecidos com o seu. Relações que terminam, mas não terminam.
A psicoterapia pode ajudá-la a encontrar um norte, fortalecer seu emocional e melhorar de vida sem tanto receio pela presença dele.
Caso tenha interesse, fico à sua disposição. Será um prazer ajudar.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

16 MAR 2022

Ola
Nunca deixei alguém ter o poder de por a responsabilidade dela nas suas mãos.
Sua autoestima esta abalada é necessário terapia.
Ele também precisa de tratamento, mas não é problema seu.
Continue firme na sua decisão.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

16 MAR 2022

Olá Cris! Será prudente você contar com a assessoria científica de um psicólogo para lidar com as especificidades dessa questão. De outro lado, você não poderá ficar tanto tempo fazendo coisas que não quer, temendo por ele. Você precisa dividir esse peso com os pais dele, com os próximos dele. A questão é construir a melhor maneira de realizar isso.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8644 respostas

16 MAR 2022

Minha querida, força!

Não carregue essa culpa sobre você! Esse rapaz está destruindo a própria vida e a culpa não é sua!

Você é uma pessoa boa de coração e não quer que ele se mate, eu entendo!

Mas, não se deixe chantagear!

Corte todo e qualquer tipo de contato, não reforce mais os comportamentos dele! Bloqueie, não dê mais atenção!

Qualquer coisa, comunique alguém de que você está sendo manipulada!

Coragem!!!

Psicóloga Gessica Santos Psicólogo em Belém

11 respostas

16 MAR 2022

Boa noite Cris
Tu conseguiu forças para bloque a lo de algumas formas e ele não cumpriu o que fala de se matar. Mas entendo que se acontecer ficará com sentimento de culpa. A vida dele não está em tuas mãos, está nas decisões dele.
Tente fazer contato com a família junto a um médico psiquiatra que possa auxilia lo no momento em que dizer que tudo acabou e pedir que não a procure mais .
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre