minha ex terminou comigo e não sei o que fazer

Feita por >vi · 12 out 2022 Abordagem psicológica

estou passando por um caso meio complicado, conheci uma garota simplesmente incrível em fevereiro, gostava muito dela sem nem conhecer ela direito, e ela também gostava de mim, porém eu não sabia, já que ela estava falando com outro cara na época e por causa disso eu não tomei uma atitude, uma iniciativa pra tentar algo com ela, deu um tempo, em abril acabamos tendo uma conversa séria e nos declaramos, a partir dali, decidimos ficar juntos, sabendo que nosso amor era recíproco, porém eu não fui um namorado que ela sempre esperava, eu era muito tímido em relação a muita coisa e deixava de tomar atitudes em certas horas que deixava ela confusa e magoada, ela perguntava pros amigos dela o que acontecia e todos diziam "se ele gosta de você, vai falar com você", e não era o que acontecia, foi um grande erro meu e com isso muitas coisas foram se perdendo com o tempo, ela começou a esfriar e pediu para terminar pq dizia que já não estava mais fazendo bem para ela.
estamos há um tempo separados, mas eu ainda amo muito ela, muito mesmo, continuamos amigos e conversando de vez em quando, sempre tomo meu devido cuidado para não acabar afastando ela de mim, mas eu sei que tem outro cara dando em cima dela e fazendo as coisas do jeito que eu devia ter feito, tomando mais atitude por quem eu gosto, e eu não sei o que fazer para que ela volte a me olhar como antes e ver o quanto eu mudei na espera de me querer ao lado dela de volta.

A melhor resposta 14 OUT 2022

Olá vi, espero que esteja tudo bem com você.

O que você aprendeu com esse relacionamento que você viveu? Como ele pode contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, e para a ampliação de sua inteligência emocional? Como ele pode te dar sustentação para seu crescimento, para ser uma pessoa melhor, em todos os níveis, para que você não cometa os mesmos erros em futuros relacionamentos? Responder a essas perguntas pode ser um bom começo para você, neste atual momento. O tempo e a experiência deve nos oferecer segurança para que conquistemos o que desejamos em nossa relações. Mas não devemos ser passivos, e temos que entender qual nossa parcela para que o nosso relacionamento chegasse onde chegou. Quando você responder a essas perguntas, e realmente começar a implementar os resultados de suas respostas na prática de seu dia a dia, através de suas atitudes, pensando primeiramente em si próprio, em fazer algum benefício para si, apenas porque você merece isso, então você estará iniciando a mudança necessária em sua vida, para criar novas possibilidades de relacionamento para você, e isso pode incluir novamente uma reaproximação com sua ex-namorada. O que não é recomendado, é que você não aproveite essa oportunidade para aprender com seus erros, que fique parado apenas se lamentando e se culpando, pois isso não te aproximará dela novamente, com certeza, e ainda te afastará dos teus outros sonhos, objetivos e desejos. Existem também vários outros setores de sua vida que precisam de sua atenção, e você também deve olha para eles (trabalho, estudo, lazer, amigos). Quando isso estiver em andamento, e se consolidando, naturalmente outras possibilidades de relacionamento irão se abrir, e você já poderá aproveitar melhor elas quando surgirem.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

18 OUT 2022

oi! se vc precisar de ajuda é só entrar em contato comigo e agendar a sua consulta que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 OUT 2022

Nada é errado e nada é certo... tudo são possibilidades de aprender.
Se ela serviu para voce se conhecer um pouco mais, já valeu a pena. Não de voce querer copiar o que o outro faz, mas de acordar e ser naturalmente,
Problema que voce não se conhece, não sabe quem é, não sabe como foi ensinado, não sabe como está funcionando;
percebeu que está medroso, não tem iniciativa, tem medo de se expor, de ousar, não sabe do teu papel de masculino, do que a mulher quer no homem (que não é só sexo), voce a deixou insegura.
Inicie buscando conhecer a si mesmo, faça psicoterapia para perceber, para possibilitar o nascimento de voce mesmo. Por enquanto, voce está sendo o que os outros quiseram;
Precisa resgatar a sua inteligência vital, precisa conquistar a tua realidade; precisa se desfazer do que os outros te orientaram e ser o que voce quer ser. Precisa curar teu emocional para poder perceber a realidade de cada fato e escolher mais acertadamente.

5817 respostas

13 OUT 2022

Oi Vi! Que bom que você escreveu. Isso é muito comum para as pessoas com uma dosagem um pouco maior de timidez. Na verdade você não gosta dela, você deposita nela algo que ainda não conhece. Supõe, devido a sua timidez e baixa autoconfiança, que ela tem história de vivência concreta, de contato, de referência certeira. Com certeza, você precisa melhorar tua autoestima. Há milhares de mulheres querendo companhia, amor, afeto, convivência, trocas. Sem te conhecer, olham e supõe que você pode ser essa companhia. Tua timidez te faz posicionar-se como se aquela menina lá de trás fosse a certa, a única.
Melhoremos tua autoconfiança.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma jornada de mais profundo autoconhecimento e auto valorização.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.

8607 respostas

13 OUT 2022

Olá Vi,
É fundamental você fazer psicoterapia para mudar por dentro, a mudança ocorre de dentro para fora. A forma que você coloca que mudou, pode ser importante para tê-la de volta, mas é preciso sustentar essa mudança, senão, o relacionamento não sobrevive.
Na psicoterapia você ira trabalhar a timidez, a insegurança, a autoestima e principalmente se fortalecer emocionalmente.
Pense nisso!
Fico a disposição.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo