O que devo fazer se estiver em crise existencial ou pensando em suicídio?

Feita por >Um cara que não devia existir · 24 nov 2022 Crise existencial

Eu tenho muitas crises por pressão familiar e sinto que a minha existência não é necessária, no momento em que penso isso automaticamente penso em me matar mas nunca consigo

A melhor resposta 4 FEV 2023

Oi. Como vai você?
Existe uma ferida no seu íntimo que precisa ser vista e acolhida. O que te leva a ter esse pensamento? Qual a sua carência e necessidade nesse momento? Estamos em um processo evolutivo, você veio para fazer diferente, se permita viver, fazer novas conexões, abrir mão das expectativas, trabalhar sua autoestima. A psicoterapia é essencial para aprender a lidar com as dores de forma leve.
Boa sorte meu querido!

Maria Emiliane Psicólogo em Natal

3 respostas

29 NOV 2022

Olá, espero que esteja tudo bem com você.

Existem uma grande gama de possibilidades de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento que podem, e devem, ser buscadas por você neste atual momento em que se encontra, para que você possa experimentar outras formas de vivenciar a existência e o mundo a sua volta, incluindo suas relações familiares. Para que isso ocorra, ou seja, para que possamos construir outras formas de perceber o mundo, de encarar a vida e a nós menos, temos que conhecer também nossas potencialidades e habilidades, não somente nossas dificuldades e falhas. Quando passamos a conhecer mais nossas potencialidades, passamos a nos valorizar mais, a entender mais quem somos e qual nosso lugar no mundo, e como podemos nos desenvolver no caminho daquilo que desejamos ser. É por isso que possuir um bom nível de autoconhecimento sobre nós mesmos é tão importante para que possamos experimentar sensações como as de realização pessoal e satisfação. Tirar a vida de maneira abrupta não ira solucionar as coisas, como muitos pensam. Para aqueles que possuem algum entendimento acerca da espiritualidade, é justamente o contrário.. Ao invés de alimentar esses pensamentos e sentimentos, se identificando com eles, busque alimentar outros pensamentos, e construir outras necessidades para seu próprio caminho, que nesse caminho se encontrarão novas formas de compreender sua vida e suas relações. Cultive sempre seus melhores pensamentos, pois é através de nossos pensamentos e de nossas ações que criamos nossa própria realidade, diariamente. Cultivar uma boa autoimagem, sendo mais justo consigo próprio, honrando sua vida, e sua trajetória, são posturas que devem ser buscadas, e cultivadas diariamente. Se sentir necessidade de se aperfeiçoar e se conhecer mais, um Psicólogo pode te ajudar neste processo, e é indicado em seu caso.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

919 respostas

25 NOV 2022

O que deve fazer???
É procurar a única solução! Procurar a razão da tua existência!
Não é verdade que não deveria existir... se voce está aqui é porque voce quiz estar aqui e quiz, por um motivo.
Que motivo é este? Qual o objetivo da sua vida? Descubra-o e não fique parado.
Faça Psicoterapia, saiba quem voce é e porque se sente assim.
De nada adianta voce se matar, se tirar a existência... vai ter que voltar novamente e refazer tudo, com um agravante a mais.
Estamos em processo evolutivo ... é aprender, corrigir e conquistar.
Tudo está em voce escolher! O que voce decide? O que voce escolhe?
Cada escolha traz um resultado pelo qual é responsável.
Abraços

5830 respostas

25 NOV 2022

Olá "Um cara que deverá existir!" Obrigado por escrever. O existente escreve aqui porque quer construir caminhos, objetivos. Será de grande valia e enriquecimento a nós, psicólogos e a você, juntos podermos organizar o conhecimento e entendimento de tua história e essência.
Fale com um de nós.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8664 respostas

25 NOV 2022

Não faça isso me chama imediatamente .

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras