Necessidade de molhar pés e mãos sera toc?

Feita por >Jeff · 11 abr 2023 TOC

Tenho um problema desde de criança, sempre que meus pés e mãos até mesmo o rosto estão secos sinto muito agonia e preciso com urgência molhar ou passar creme pra não sentir a sensação de estar seco, eu fico desesperado quando estou com as mãos secas e não tem água ou creme por perto, não consigo nem ficar descalço por conta da secura no chão, tenho isso desde sempre hoje tenho 25 anos e nada mudou e nunca achei nada que respondesse esse problema, gasto até 1 litro de creme hidratante por semana, será toc?

A melhor resposta 12 ABR 2023

Olá Jeff.
Pode ser TOC.
O Transtorno Compulsivo é originado para amenizar desconforto, no seu caso é a secura dos pés e mãos.
Apesar de não lembrar, isso teve um início e algo que causou o comportamento.
Se te incomoda, procure investigar a causa.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

25 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 ABR 2023

Pode não ser TOC não Jeff. Pode ser uma defesa que voce aprendeu, um modo para se sentir aliviado; até mesmo uma forma de como a tua mente registrou uma vivência, desde que estava no útero materno ... precisa ser analisado e descoberto.
Encontrando a causa, o sintoma cessa.

Abraços

5817 respostas

12 ABR 2023

Olá Jeff! Obrigado por escrever. No que se refere ao trabalho de psicólogo, precisaremos de ter dados mais aprofundados sobre você e suas particularidades gerais. De outro lado, será interessante você passar por avaliação com endocrinologista, talvez dermatologista, para que verificar possíveis explicações físicas.
Como você escreveu aqui - espaço de psicólogos - entendo que você, ao verificar sua história e particularidades, embora não tenha citado, observa determinados componentes que são próprios da Psicologia.
Vamos aprofundar?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.