Naturismo é errado?

Feita por >Anônimo · 29 nov 2016 Psicologia clínica

Boa noite, sou uma mulher de 51 anos e já faz quase 30 anos que sou naturista. Vou em praia de nudismo, me dá uma sensação boa, me sinto mais livre quando fico pelada. Até 2013 moravamos eu e minha filha, então tinhamos liberdade pra ficar sem roupa em casa, tudo tranquilo. No final de 2013 minha filha casou e fiquei morando sozinha. Continuei com liberdade pra ficar pelada em casa. Tenho um sobrinho de 25 anos que até ano passado morava em Vitória da Conquista. No começo de 2016 meu sobrinho passou em um concurso público aqui pra Salvador e como eu tinha espaço sobrando aqui em casa ofereci de ele morar aqui comigo. É bom pra nós dois, eu estava me sentindo muito solitária, ele me faz companhia, ele não paga aluguel e ainda me ajuda com as contas da casa.

Desde que ele veio pra cá tenho com ele a mesma liberdade que eu tinha com minha filha, a gente fica pelado o tempo inteiro, até porque faz um calor desgramado aqui.

Recentemente algumas vizinhas ficaram sabendo disso, começaram a criticar a gente, falam que sou uma vagabunda, começaram a espalhar boato que eu tenho um caso com ele, e isso é mentira!

Até gente da minha família agora desconfia da gente, estamos sendo mal vistos até por gente da família.

Quando eu vou em praia de nudismo eu fico pelada com pessoas que nem conheço, então pra mim é muito mais simples ficar sem roupa junto com meu sobrinho, que eu conheço tão bem e que me trata com respeito.

A única coisa que acontece é vira e mexe o negócio dele cresce, eu olho e vejo que tá duro mas a gente nem toca no assunto, não tem malícia entre a gente.

Eu juro por Deus que não acontece nada entre a gente, meu sobrinho é tão respeitador, nunca teve nenhuma conversinha com sacanagem, nunca vi nem palavrão saindo da boca dele, a gente apenas gosta de ficar a vontade.

Será que o que a gente faz é errado? Será que somos "tarados" como andam dizendo os fofoqueiros?

Pra mim ficar pelada na minha casa é uma coisa tão natural, mas com tanta gente olhando torto pra gente eu comecei a ficar confusa, será o que a gente faz é errado? Não consigo mais ter paz, só queria deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquila como sempre fiz, mas é difícil sair na rua e ver gente cochichando e olhando torto pra você.

Por favor, preciso de uma opinião, será que eu tenho que mudar minha vida só para agradar os outros? Será que é errado achar gostoso ficar pelada? Será que eu sou doente de não me incomodar de ver meu sobrinho sem cueca?

Preciso de uma opinião, desde já agradeço a alguém que puder me dar uma opinião, hoje até chorei sem saber o que fazer!

A melhor resposta 30 NOV 2016

Minha cara o naturismo é uma filosofia de vida, uma vez que vc escolheu isso para vc não tens que se preocupar com a avaliação preconceituosa das outras pessoas. Sabes que julgamentos e preconceitos infelizmente fazem parte da nossa sociedade, mas uma vez que isso te faz bem, segue tua vida, afinal tua escolha não fere nem agride ninguém. Quanto ao teu sobrinho, já que ele tem ereções talvez fosse interessante conversar se para ele essa escolha está de fato tão bem resolvida, e se estiver, vcs tem que seguir sendo felizes, pois como te disse o naturismo é uma filosofia de vida tanto que hoje já existem comunidades onde as pessoas vivem totalmente assim o tempo todo e são muito felizes!!!!!

Andréa Moog Klein Psicólogo em Novo Hamburgo

27 respostas

6 DEZ 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

1 DEZ 2016

Bom dia, Joana!

Aprenda uma coisa:
nunca haverá consenso sobre o que certo ou errado!

Mas cada um pode resolver o que é certo ou errado pra si mesmo e ter o bom senso de que nem sempre agradará a gregos e troianos. Ou seja, saber onde, quando e como pode ser que que quiser ser.

Com certeza você nunca mudará os valores morais/religiosos das pessoas. Talvez mudar para um lugar naturalista, ou vizinho, seja, se não a única solução, talvez a menos danosa para você e os seus.

Fica em paz!

Raimundo Alves Psicólogo em Rio Branco

6 respostas

1 DEZ 2016

ser naturisat com certeza é algo perfeitamente normal para quem sabe os beneficios, ok? nem todos vao entender isto...

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

30 NOV 2016

Cara Joana!
Cada um tem o direito de viver como acha melhor, desde que lhe traga bem estar. Entretanto, como estamos inseridos em uma sociedade, acabamos por ficar expostos à julgamentos. Em uma sociedade onde há muita intolerância e desejos reprimidos, isso acontece com maior intensidade. A nudez em nossa sociedade ainda é um tabu, e remete aos desejos reprimidos. Portanto, te aconselho a ser sempre você mesma, pois isso sim é que lhe trará o bem-estar.
Abraços
Iris

Iris Daniela Arruda Vicari Psicólogo em Ribeirão Preto

7 respostas

30 NOV 2016

Bom dia Joana, sua forma de viver pode gerar preconceitos, pois a nudez mesmo em família ainda é um tabu comportamental dentro das casas que gera constrangimento em outras pessoas, tudo depende de como a família lida com a situação. Muitas pessoas podem achar um absurdo à nudez dos pais em frente aos filhos, mas para outras pessoas é tão natural como escovar os dentes em frente dos filhos. Você tem que buscar sempre o que lhe faz feliz, independente da opinião de vizinhos e familiares. Um abraçoBom dia Joana, sua forma de viver pode gerar preconceitos, pois a nudez mesmo em família ainda é um tabu comportamental dentro das casas que gera constrangimento em outras pessoas, tudo depende de como a família lida com a situação. Muitas pessoas podem achar um absurdo à nudez dos pais em frente aos filhos, mas para outras pessoas é tão natural como escovar os dentes em frente dos filhos. Você tem que buscar sempre o que lhe faz feliz, independente da opinião de vizinhos e familiares. Um abraço

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

30 NOV 2016

Boa noite Joana,

Como você mesma sabe, já que vai a praias de nudismo, há lugares em que é perfeitamente aceitável ficar nu na frente dos outros sem causar constrangimento. Qualquer constrangimento quanto a isso é socialmente construído.
Se você e qualquer pessoa (incluso os familiares que citou) ficam mutuamente à vontade, não há nada de errado porque é uma coisa que fica combinada entre vocês. Seria ferir uma ética de convívio se seu sobrinho se incomodasse. O que fere é uma concepção moral alheia, e muitas pessoas quando tendo suas morais feridas, agridem, xingam etc. Infelizmente, isso gera esse seu mal-estar criando realmente uma dúvida por não ver onde seja aceito o seu ponto de vista. O efeito não vem de culpa, mas desse medo da não aceitação do outro, porque é agressiva!
Respondendo de jeito simples: Não é errado porque não machuca a sua integridade ou de seu sobrinho, só que tem gente que não se preocupa com isso e ao invés de discutir e compreender, já te agride. Diferente de, por exemplo, um vizinho pedir que não saia pelado na rua, porque isso não é convencional e fere certa dignidade. (e que você nem deve fazer provavelmente)

Espero que o sentimento melhore, machuca mesmo ser julgado assim.

att

Bruno Aquino

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo