Perdi a vontade de socializar e não tenho problemas com isso

Feita por >Mimi · 28 set 2022 Habilidades sociais

Como o título já diz, eu realmente não me importo em ficar sozinha no meu canto. Ultimamente estou me afastando da maioria das pessoas que conheço e prefiro ler um livro, observar/tirar fotos da natureza, desenhar, pintar, ouvir música, caminhar, qualquer coisa que dê pra eu fazer sozinha. E no fim, meu dia termina de forma normal ou até mais feliz. Se eu sou obrigada a socializar em dado momento, faço sem problemas, não fico nervosa ou desconfortável ao ponto de me sentir mal fisicamente e emocionalmente como eu me sentia quando era mais nova, apenas tenho preguiça de continuar uma conversa ou ouvir a conversa dos outros, pois não consigo me sentir interessada o suficiente. Tem algo de errado acontecendo comigo? E isso vai ser prejudicial pra mim no futuro?

A melhor resposta 29 SET 2022

Oi MIMI
Nada está acontecendo de errado contigo.
Não tem que se "socializar" só porque o sistema exige...
Voce está sendo verdadeira, está se conduzindo de acordo com a tua vontade, com a tua intuição, com a tua sabedoria.
O resultado é a satisfação consigo mesma, a alegria e bem estar.
Parabéns pelo seu posicionamento
Abraços

5817 respostas

3 OUT 2022

ola! Se você precisar de ajuda estou disponivel a qualquer momento. É somente entrar em contato comigo e agendar sua consulta que irei lhe redponder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

30 SET 2022

Mimi,
Fiquei pensativa porque escreveu, se no seu relato quis dizer que é bem resolvida com esse comportamento.
O que tem que ser analisado é: isso incomoda você?
Não existe o certo e o errado, existe o que se sente bem! Mas a dúvida que tem se algo está acontecendo contigo e se pode prejudicar no futuro são motivos para iniciar psicoterapia. Pense nisso. Caso queira se aprofundar, estou a disposição.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

29 SET 2022

Olá Mimi!
Você acredita que tenha algo de errado com você?
Pelo seu discurso isso não parece ser um problema para você, por qual razão tem se queixado sobre isso?
Me parece que você experiencia a solitude, e isso é importante para nosso desenvolvimento, nos conhecermos, atentarmos ao que gostamos de fazer, desde que isso tenha sentido para você, recolher-se ao seu mundo interno e apreciar o que realmente traz um bem-estar.
Mas é importante também termos relações interpessoais, é preciso pensar o que não te prende no discurso desses outros que você nos fala.

e iAcredito que a sua queixa seja mais direcionada ao encontrar pessoas a qual você sinta um certo interesse e a conversa acaba não fluindo,

Marina Pauli Psicólogo em Taboão da Serra

7 respostas

29 SET 2022

Mimi, não há nada de errado em curtir a sua própria companhia, gostar de ler um livro, apreciar momentos em solitude. Porém, penso que deveríamos analisar e encontrar um equilíbrio, concorda? Afinal somos humanos e vivemos em sociedade, quanto mais você se afasta de algo maior a tendência de ir se afastando mais e mais, e se acostumando com isso. Hoje essa condição te agrada, mas a respeito de futuro não temos como saber. O que acha de refletir um pouco a respeito de encontrar esse equilíbrio entre o "gostar de socializar" e o "gostar de ficar só"?

Ana Laura Carvalho Psicólogo em Ribeirão Preto

42 respostas

29 SET 2022

Mimi. Apesar do ser humano ser sociável vc não é obrigada a fazer o q vc não queira se vc n tem prejuízos com isso.
Se desejar faça terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

29 SET 2022

Olá Mimi! Que bom que você escreveu! Começando pelas respostas. Tem sim, algo de errado com você. Isso já está te prejudicando e inviabilizará, com passar do tempo tua inteireza harmônica. As pessoas são sociais, precisam da cultura. Ler foi algo que você já pegou da cultura, tirar fotografia somente é possível dada a evolução da cultura. Livro, pintura, música, são produtos da cultura da convivência. O que você coloca está assolando a vida de muitas pessoas, pois é muito mais cômodo e simples viver sem ter que lidar com a vontade dos outros. Acontece que os outros também passarão lidar, por reciprocidade, com você, de forma a não lidar com tuas vontades. Dentre tuas vontades e necessidades, a troca com outros, de serviços, ideias, saberes, saúde, alegria, aprendizado, realização, segurança, dentre outros aspectos, precisarão da troca com outros. Isolando-se você não treinará e cada vez achará mais legítima a dificuldade para interagir, até adoecer.
O conforto do hoje, se continuar, implicará grandes limitadores do amanhã.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e conte com nossa assessoria científica para dar consistência ao entendimento e para a necessária mudança de concepção de socialização.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.