Tenho vontade de socializar, mas por quê não consigo?

Feita por >Alivia · 11 dez 2019 Habilidades sociais

Tenho muita dificuldade de conversar com as pessoas, principalmente se acabei de conhecê-las ou comecei a trabalhar ou frequentar um lugar novo, onde já tem os "grupos" de pessoas com afinidades parecidas. Mas não sou uma pessoa tímida, pois gosto de conversar com as pessoas e não tenho medo falar em público ou para uma platéia. Porém, quando vou conversar com uma pessoa que conheço pouco, parece que não encontro as palavras ou o assunto, tudo trava e o que consigo fazer é ouvir e sorrir. Então, é muito difícil eu conseguir fazer novas amizades, porque ninguém quer um amigo mudo. Além disso, parece que não sei como levar uma conversa naturalmente. Isso não acontece com amigos de longa data, pois com eles sou totalmente aberta.
Mas com isso eu sofro muito, pois quero fazer amizades, quero socializar, mas por mais que eu tente, não consigo e isso gera uma frustração muito grande. E por eu não falar muito, as pessoas também não vem falar comigo, acabo isolada.
Agora especialmente está sendo mais difícil, pois comecei recentemente a trabalhar fora do país, onde não entendo muito bem a língua, então não consigo falar nada mesmo! Todos falam para eu fazer amizades aqui, mas como?

A melhor resposta 12 DEZ 2019

Alivia,
Há duas formas de conduzir a vida, de conduzir-se... Racionalmente ou Emocionalmente.
A forma Racional é através de tudo o que aprendeu, de tudo o que acumulou de conhecimento, são dados frios que estão acumulados no computador do teu cérebro. Isto não é voce mesma. Isto é o que aprendeu, como te ensinaram de devias agir, o que deveria crer, valorizar e ser... são o que os outros querem que sejas.
A forma Emocional é através do dar-se conta de como tu está reagindo com o total de ti mesma. Primeiro tu deves amar a ti mesma e gostar de ti mesma, lutar para ser tu mesma, defender a forma de pessoa que tu queres ser e não o que os outros querem.
Primeiro deves te socializar contigo mesma, fazer as pazes contigo mesmo, seguir os teus objetivos de vida. Aí vai se tornar motivada, vai ter tesão pela vida, alegria de viver, sorrir para a vida, vai ser como uma luz que brilha.
Feito isso, sem fazer nenhum esforço, as pessoas começam a se aproximar de ti e aí, as coisas fluem naturalmente.

5817 respostas

12 DEZ 2019

Oi Alivia! O que sugiro é que você possa buscar ajuda profissional, você não está sozinha, muitas pessoas precisam de ajuda para treinar o que chamamos de habilidades sociais. Um processo de terapia pode te ajudar a desenvolver este lado da socialização. Se quiser realizo atendimento psicológico online que é ideal para brasileiros que estão no exterior. Pode entrar em contato que te explico direitinho como funciona.
Um abraço,
Regiane Simões

Regiane B. Simões Cruz Psicólogo em Manaus

103 respostas

12 DEZ 2019

Olá Alivia!. Grato por participar. Pondere a possibilidade de você estar enganando a si mesma. Será que, nas questões mais íntimas, com novas pessoas, você já aprendeu a medir a proporção que elas merecem lidar com a sua gradativa abertura? Por outro lado, você tem consciência de que precisa se modificar. Cuidado: outra língua, outras expressões idiomáticas, outros alimentos, outras rotinas, outras formas de fé, de arte. Naturalmente, demora-se décadas para se inserir melhor na cultura de outros lugares. Por outro lado, não pode ser motivo para ficar travada. Qual país você está? Cristianismo? Língua neolatina? Clima? Continente? Será interessante você redefinir, com a ajuda de um psicólogo, a busca da sua mais plena caracterização possível (autoconhecimento). Um abraço: Ary Donizete Machado.