Eu não consigo criar laços e nem socializar

Feita por >Mae · 11 fev 2020 Habilidades sociais

olá, boa noite
faz muito tempo que venho sofrendo de apatia, eu não consigo me apegar à ninguém genuinamente, sinto como se eu estivesse desconectada do mundo, tudo parece irreal demais e trabalhoso demais
a última pessoa a qual eu consegui criar um laço foi meu namorado, porém de tempos em tempos eu me distancio e fico apatica, não consigo sentir nada, as vezes até parece que o amor acabou(porém não acabou) as vezes isso dura semanas, ou até mesmo dias
isso me deixa muito frustrada, não consigo manter amizades direito
tanto por causa disso quanto porque eu sempre estou autoconsciente dos meus atos, eu sempre penso antes de fazer algo ou falar algo e isso é cansativo demais, eu queria mudar, porém não consigo e isso vem me desgastando desde sempre.
não sei o que fazer, só queria saber o que eu tenho, e queria mudar
isso vem prejudicando muito minhas relações

A melhor resposta 12 FEV 2020

Olá! Obrigado por participar. Pelo seu jeito de temperar as palavras, você apresenta uma vivência com muitos exercícios de abstrações. Certamente você experimenta um mundo que não tempera as abstrações com a as concretudes simples. Você se surpreenderá se se permitir conviver com as coisas simples, com as pessoas simples, com as ações concretas. Seus vínculos estão, também abstratos. Envolva-se, socialmente, com pessoas simples, pobres, temperadas com ética na luta pela vida delas. Crianças e idosos fazem com que esse a genuinidade das pessoas seja recaptada por você. Quando falo temperadas com ética, quero dizer, para que você e elas vivam juntas algo que, na sociedade, represente ação de admiração. Por exemplo: estudar junto com uma criança, em idade escolar, com dificuldade para lidar com as palavras. Vínculos são como investimento: os de baixo risco, dão pouco rendimento, os de risco maior, geram lucros maiores. No caso das pessoas, não se trata de risco elevado, mas de desafio maior. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8671 respostas

18 FEV 2020

Ola tudo bem?
Creio que você precisa de uma ajuda profissional de um bom psicólogo para você se auto- conhecer e trabalhar essa dificuldade.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

15 FEV 2020

Olá Mae. Essa sua sensação de não sentir nada, apatia, vem acompanhada de tristeza, alterações no apetite e sono, desânimo em geral, sentimentos de culpa ou inutilidade? Se você tiver esses sintomas acima, você pode estar passando por uma depressão. Agora, se você tem este problema de se sentir apática só nos relacionamentos, pode ser alguma insegurança sua em relação às pessoas, medo de rejeição, de sofrer, que te afasta e até anestesia.
Procure ajuda profissional, um psicólogo pode te ajudar a entender melhor o que está acontecendo.

Anônimo-370041 Psicólogo em São Paulo

36 respostas

13 FEV 2020

Voce está perdida no mundo, não sabe para que veio aqui, precisa descobrir qual é o objetivo da tua vida.
Tudo começa a fazer sentido depois que descobrir e começar a fazer o teu caminho.
Por enquanto está fazendo o que outros te disseram que era bom e tu foi. Este não é o teu caminho. Olhe o que está colhendo: vazio e frustração, desinteresse, falta de motivação, falta de tesão pela vida.
Precisa mudar de rumo, precisa de ajuda, faça psicoterapia para ser auxiliada.