Não consigo criar conexão com as coisas

Feita por >Lynsant · 27 jul 2020 Desenvolvimento pessoal

Eu não sei explicar exatamente, mas quanto a "gostos pessoais" eu não consigo desenvolver muito bem. Eu sou uma pessoa alegre, me conecto facilmente com outras pessoas, nunca tive 'problemas' em socializar. Já tive quadros de depressão e borderline mas fazem mais de 6 meses que não sou acometida por esses problemas. Não sinto muito prazer em fazer as coisas que gosto, em assistir séries ou desenhos, vídeos, ouvir música, escrever (escrevo poemas), tocar guitarra. Tenho preguiça de tudo o que faz, ou deveria, me fazer bem. Eu não sei como desenvolver meus gostos pelas coisas da vida... Aceitaria dicas ou sei lá, o que puderem me ajudar, eu não tenho dinheiro pra procurar por ajuda profissional e não sei se o CAPS da minha cidade me acolheria não sendo situação de emergência.

A melhor resposta 28 JUL 2020

Lynsante,
Gostos pessoais voce descobre com o autoconhecimento. Quem você é? Qual o teu objetivo de vida?
Quais os teus talentos? O que mais gosta de fazer?
Faça o que te agrada... não colocou a tua idade, mas pense num modo de sobrevivência pois precisa pensar em si mesmo, ser autônomo, não depender de ninguém.
Se não sabes, vais ter que se resignar ser o que outros querem e aí, a criatividade não vem.
Não te preocupe em criar gostos pessoais, por enquanto, não é voce que os escolhe; Eles que escolhem você.

5817 respostas

28 JUL 2020

Olá Lynsant! Grato por participar. É exatamente o aprofundamento que faz perceber as riquezas e os detalhes que ativam a motivação diferenciada. Pelo texto, percebe-se que você disse uma parte da história, mas é preciso revelar mais detalhadamente a história. A troca mais profunda faz a percepção e a sensibilidade aguçar.
Confie nisso. Descubra pessoas confiáveis e éticas. Interaja, por inteiro, com elas. Faça teatro, esporte coletivo, participe de grupos.
Sendo possível, conte com a conduta científica de uma psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, seja razoável!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.