Eu não consigo conversar ou criar laços com meu próprio pai

Feita por >Elaine Souza · 3 ago 2020 Terapia familiar

Meu pai sempre foi alguém muito ruim para minha mãe e parece que eu não consigo mais olhar na cara dele, falar com ele, e nem mesmo me importar, apesar de eu não conseguir sentir raiva dele, não sei por quê, mas sei que não é por amor.Toda vez que ele vem falar comigo, são perguntas desconfortáveis, chatas, eu sei que ele gosta de se mostrar o "esperto", "sabetudo" e essa característica mais a forma como ele trata a família me fez perder qualquer empatia por ele, eu sempre fui alguém isolada e solitária, mas com o passar dos anos parece que eu quero cada vez mais me isolar de tudo, ao ponto de não querer ser mais parte da vida de ninguém, não quero incomodar ninguém e não quero que ninguém me incomode.
Tenho medo que isso seja a minha própria destruição, como alguém que não acredita na amizade e nem no amor.Eu só não quero me arrepender quando ele se for, mas não consigo falar com ele de forma alguma, nada sai, nada me importa do que ele faz para se aproximar de mim ou não.

A melhor resposta 4 AGO 2020

Oi Elaine Souza, sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta
Na verdade, precisa se conhecer, saber quem é e o que veio fazer aqui.
Algumas características do teu pai você as tem, mas não são conhecidas e daí entra em choque com ele. Quando te conhecer, tudo se esclarecerá e ficará fácil entrar em contato com ele.
Características iguais ou não, tu veio aqui a esta existência por meio deles (pai e mãe) mas não é deles. A missão tua é te realizar e saber lidar com as pessoas que estão à tua frente, sejam pais, autoridades, qualquer pessoa.
Tua missão é se realizar e não em competir com o seu pai. Tire o foco do teu pai para ti mesma. Veja quem é, quais teus talentos, prepare-se profissionalmente de acordo com os teus talentos, conquiste tua liberdade, tua autonomia afetiva e financeira. Este é o teu desafio.
Tudo o mais, use de flexibilidade para bem se relacionar.

5822 respostas

4 AGO 2020

Olá Elaine.
Se você quer realmente ter maior empatia para com seu pai, procure conhecer a história de vida dele, converse com ele e ouça como foi seu passado, suas dificuldades, sua família, as coisas boas que ele fez. Todas as pessoas tem um lado bom e outro nem tanto. Talvez descubra muita coisa sobre ele que nunca soube, assim ele também terá maior afeição por você. Quanto a relação dos seus pais deixe para que eles se entendam.
Busque ajuda, cuide de você, ficando bem, tudo poderá parecer mais colorido. Viver, amar e ter amigos é que faz a vida parecer melhor.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

4 AGO 2020

Olá Elaine, buscar ajuda já é o início da solução. Entrando especificamente na sua pergunta deixa eu fazer algums comentários: primeiramente, é importante ter clareza que você não precisa gostar do seu pai ou ser próxima a ele. Mas, ele sempre será seu pai. Ou seja, por mais que não haja uma relação afetiva haverá uma relação familiar. A grande pergunta aqui é quanto de tempo e energia você está disposta a gastar nessa relação familiar. A relação afetiva pode ou não surgir no futuro...
sobre sociabilidade, não há possibilidade de alguém ficar 100% sozinho, pois mesmo na imaginação estamos com outros. O filme Náufrago mostra isso muito bem. O protagonista fica isolado em uma ilha e inventa um amigo imaginário.... Ora, se o isolamento 100% não é possível o mais lógico é buscarmos relações saudáveis, Durante a pandemia está sendo comum as pessoas reatarem relações. Que tal ligar para antigos amigos? Enviar um whatsapp?
Durante esse período de pandemia as coisas podem ficar ainda mais intensas, mas lembre-se o sol nasce todos os dias. Conte conosco do Mundo dos Psicólogos para aprofundarmos quaisquer questões na terapia. Até logo.

Kelton Medeiros Teles Psicólogo em Fortaleza

38 respostas

4 AGO 2020

Olá Elaine! Grato por participar. Você está pondo a necessidade de colocar a busca por amizade e por amor. Isso é essencial nas pessoas. Não se isole. Todas as pessoas são carentes, você também. Há muitas pessoas corretas, amorosas, mas todas elas precisam de interação e a interação precisa ser conduzida com respeito à essência de cada uma, aos limites, à condução da forma de interagir. Pai é de outra geração, apresenta um símbolo. Pessoas próximas da tua idade podem interagir com você com esforço bom por fazer as coisas serem benéficas para as duas partes. Mexa-se em busca de trocas saudáveis: cuide de rotina boa de vida envolvendo sono, alimentação atividade física, troca social, metas, planos e sonhos, com realismo.
Estarei à disposição para aprofundamentos. Conte com um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.