Não consigo perdoar meus pais, o que fazer?

Feita por >Bruno · 26 mar 2018 Terapia familiar

Sou filho único e tenho 28 anos. Meu relacionamento com meus pais é muito ruim. Meu pai é explosivo e briguento, falava muito palavrão, ele grita por qualquer motivo e durante a minha vida ele nunca meu deu atenção e carinho só me passou raiva devido ao seu gênio forte. Ele é muito imaturo e as vezes parece até meio infantil, durante a vida ele discutiu e brigou muito com minha mãe. O pior era quando ele bebia, ficava muito descontrolado, só não tinha agressão física, porém brigava muito com minha mãe falava palavrão e gritava muito além de colocar o som muito alto. Os brigavam e ficavam dias sem olhar na cara um do outro. Durante a minha infância ele tinha mania de limpeza e quando ele tomava banho e eu passava perto dele, ele gritava comigo para não encostar nele. Nunca me deu exemplo de nada como pai, apesar de ganhar bem sempre foi descontrolado financeiramente e não adquiriu nada na vida. Eu cresci com um homem dentro de casa que me passava raiva e que eu chamava de pai. Minha mãe também tem o gênio forte e é uma pessoa negativa. Ela sempre me criticou muito só que as críticas dela são críticas negativas. Por várias vezes ela me deixou com baixa autoestima enorme devido as coisas que ela falava comigo. E ela costuma discordar de tudo que eu falo. Sempre que começo uma conversa vira discussão. Minha mãe é o tipo de pessoa que não sabe aconselhar, ela deixa a pessoa para baixo ao invés de encorajar a pessoa. Um exemplo: na época que eu estava desempregado, ela não me dava força, ela costumava dizer: do jeito que você faz nunca vai conseguir um emprego, eu ficava na pior. E o pior é que ainda moro com eles. Atualmente estão mais maleáveis, meu pai está mais calmo, devido problemas de coração parou de beber e não fala mais palavrão e minha mãe está melhor apesar de ainda continuar muito negativa. Me sinto uma pessoa totalmente sem amor próprio e um profundo vazio emocional. Sou instável emocionalmente e ainda não consegui me equilibrar na vida apesar de já ter melhorado muito e sou muito inseguro. É como se uma parte essencial da minha vida fosse perdida. Em casa eu respondo o que eles me perguntam. Gostaria que não fosse assim. Não consigo gostar deles de jeito nenhum. Estou muito angustiado e triste. O que eu faço para mudar isso?

A melhor resposta 27 MAR 2018

Olá, Bruno.
Às vezes é difícil ter um bom relacionamento com os pais, é possível entender melhor essa relação é construir uma outra relação com eles, mas para esse processo ser mais rápido e efetivo, é necessário fazer terapia.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo