Dúvida sobre nudez em família

Feita por >Anônimo · 23 jul 2018 Terapia sexual

Estou vivendo um dilema sobre nudez em família. Sou uma mulher de 48 anos. Casei muito cedo aprendi com meu ex-marido a gostar de ficar pelada em casa. Nosso casamento acabou, fiquei morando sozinha há muitos anos, mas continuei com esse hábito de ficar sem roupa em casa. Me sinto bem, é gostoso, dá um bem estar, e aqui tenho uma casa com muros bem altos então tenho total privacidade. Minha irmã mais nova morou aqui por uns dois meses, e eu ficava nua, ela não ligava. Minhas amigas mais próximas de vez em quando me visitavam e eu ficava pelada, elas se acostumaram. Pois bem, a maioria das pessoas mais próximas de mim sabem que sou assim. Agora, já faz alguns meses que meu sobrinho está morando comigo. Conversei com ele sobre isso antes de ele mudar pra cá, falei que eu não queria perder essa liberdade. E ele disse que concordava, que não via problema, e falou que sempre gostou de ficar sem roupa no quarto dele, mas que nunca pode ficar assim na casa inteira porque morava com mais pessoas.
Foi aí que eu dei liberdade pra ele, falei que aqui ele poderia ficar à vontade, não precisaria ter vergonha de mim. Então desde janeiro, quando ele mudou pra cá, eu continuei a ficar pelada em casa. No começo ele ficava de cueca, mas eu insisti para ele ficar à vontade e ele começou a ficar sem cueca.
Ele me trata com muito respeito, não tenho nada para reclamar, mas tem um porém. Tem momentos que o pênis dele fica duro. No começo eu achei que era pela falta de costume de ficar nu o tempo todo, que aos poucos ele ia se acostumar e isso ia passar. Mas o fato é que não passou, ele continua tendo ereção, lógico que não é o tempo todo, são momentos. Como já estamos morando juntos há seis meses, eu meio que acostumei e aprendi a ignorar isso.
Tenho uma amiga que estava acostumada a vir aqui em casa e me ver sem roupa. Mas fazia tempo que ela não vinha. Mês passado ela veio, eu abri a porta, ela já foi entrando, eu não tive tempo de avisar meu sobrinho e ela acabou vendo ele pelado na sala.
E ela achou um absurdo, falou que eu sou louca e foi embora imediatamente. Depois conversamos bastante no whatsapp, eu pedi desculpas pela situação e falei que não vejo maldade na nudez entre familiares, ainda mais que somos os dois adultos. Nessa conversa eu acabei caindo na besteira de falar que meu sobrinho as vezes fica com o pênis duro, mas que fora isso não acontece nada entre a gente, que há muito respeito.
Foi aí que ela disse que é absurdo eu aceitar isso, que isso só é normal entre marido e mulher, não entre tia e sobrinho, começou a falar que tem certeza que meu sobrinho sente tesão por mim e que mesmo que a gente não tenha nenhum contato sexual, o simples fato de ele ficar excitado já é incesto... Isso me deixou muito chateada, eu falei que sempre confiei no meu sobrinho, que ele sempre me tratou sem maldade nenhuma, e que sempre vi a ereção dele como uma reação involuntária do organismo, principalmente porque ele só tem 23 anos, e não tem namorada. Tivemos uma discussão meio pesada, ela me ofendeu, me xingou, eu me magoei muito mesmo, acho que nossa amizade nunca mais vai ser a mesma...
Agora ontem e hoje andei lendo sobre praias e clubes naturistas e vi que esses locais não aceitam muito bem essa questão da ereção.
Comecei a ficar confusa, será que eu estou errada de ficar nua junto com meu sobrinho?
Meu sobrinho sempre me tratou com respeito, nunca rolou qualquer coisa entre a gente, ele nunca tentou NADA. Será que estou errada de não me ofender quando vejo o pênis dele duro?
Meu Deus será possível que ele sente tesão por mim, sendo que ele nunca tocou no assunto, nunca tentou me assediar, nada?
Estava tudo tão em paz até mês passado, nunca me preocupei com isso, agora estou tensa, preocupada, com medo de estar fazendo algo errado... Tenho horas que tenho certeza de que não é nada demais, mas depois fico pensando sozinha... e se minha amiga estiver certa? Já pensei em falar com ele, mas faltou coragem, tive vergonha. Estou muito confusa, por favor se alguém puder me ajudar eu agradeço. Estou usando um nome inventado porque fiquei com medo de ser identificada. Obrigada.

A melhor resposta 24 JUL 2018

OI Andreia, Já pensou que o seu sobrinho não sinta exatamente tesão em você, mas que ele sinta tesão? pura e simplesmente? E que esta pseudo liberdade só o constrange? Você pode ficar pelado, desde que ão demonstre emoção ou reação alguma. Me parece, daqui de longe, que é de um naturismo um tanto artificial, já que só agora vc se deu conta do que podem significar as roupas numa relação de convívio. às vezes elas são uma imposição social, noutras são simplesmente uma proteção contra invasões de intimidade.
como vc morava sozinha, não há quem invada ou ameace. Agora convivendo, talvez fosse interessante dar um passo atrás, para que as emoções de seu sobrinho não a agridam e vice versa. Afinal, ele está em idade de se aventurar por aí em experiências eróticas (não necessariamente com maldade, como vc mencionou), e está fazendo um esforço danado para não incomodar vc na sua intimidade, seguindo as regras da casa.
Pois é, de repente o que seria natural - a nudez - virou regra. Será???

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

24 JUL 2018

Bom dia. Sua preocupação tem coerência, pois mesmo sendo um convívio em que seu sobrinho não tenha expressado qualquer comentário ou atitude, pode estar desencadeando alguma "fantasia" nele, seja diretamente contigo ou não. Você já foi casada e tem um costume pessoal desde cedo, seu sobrinho, dependendo da experiência e maturidade sexual, assim como a maturidade psíquica, pode não conseguir administrar de uma maneira tão tranquila e natural como você. Tanto que no início ele não se sentia a vontade de ficar totalmente nu, e pelo que você escreveu, não partiu dele a iniciativa de ficar, mas você insistiu. É importante haver uma conversa entre vocês sobre o que está ocorrendo, pois você, em parte, está incomodada; falta saber se ele tem identificado alguma coisa fora da naturalidade que se esperava ter.
Também importante que você busque orientação com psicólogo, não que esteja havendo problemas, mas para você se inteirar melhor de como conduzir sem que possa desencadear algum tipo de confusão no convívio de vocês ou socialmente. Atenciosamente.

Psicólogo Allan Moraes Psicólogo em Rio de Janeiro