Não vejo sentido em nada na minha vida, a vida tem de ser mais do que isso.

Feita por >João · 4 jun 2024 Angústia

Tenho 30 anos, tenho até uma vida estável, sou concursado do estado, tenho "tudo" que uma pessoa precisa, um serviço bom uma casa pra morar. Mais me sinto como se não tivesse motivo pra nada, luto todos os dias pra levantar da cama para ir pro serviço ou fazer qualquer afazer que eu tenha, mas de um tempo pra cá me sinto como se eu morresse foce a melhor coisa que poderia acontecer, não tenho nada que me motive a continuar tentando e lutando pra ficar de pé so a minha covardia de não conseguir da um fim nessa vida, não to aguentando mais, não tenho ninguem com quem conversar sobre isso, não to suportando mais essa dor no meu peito que vem me corroendo a cada dia. Eu so queria acabar com essa angustia.

A melhor resposta 25 JUN 2024

Olá, João, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Seu relato, João, transmite o sofrimento pelo qual você está passando, e a psicoterapia é este lugar e momento para acolhermos esse sofrimento, em um ambiente protegido podemos escutar essa angústia, dar forma e sentido para esse desamparo, pois como você reconhece sua vida material, trabalho, casa estão ok, porém algo mais e além ainda não conseguiu se expressar e encontrar sua via de realização.

João, sugiro que você inicie o processo psicoterapêutico, pois é nele que a conscientização de seus medos e desejos, dúvidas e tédios poderão ser elaborados; juntos iremos gradativamente dando os contornos necessários às questões em abertos, sentimentos que provavelmente estão à deriva, aguardando a devida atenção e trabalho afetivos.

João, realizo o atendimento on-line, fico à disposição para aprofundar esclarecimentos.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

236 respostas

13 JUN 2024

Boa tarde João.
Obrigada pelo seu contato.
Seu relato é um pedido de ajuda. Que bom que vc conseguiu relatar e procurar ajuda. Entre em contato com um profissional terapêutico e inicie o processo de terapia. Onde vc vai encontrar espaço para poder falar de você, falar o que sente, falar o que te angustia e a partir daí nomear seus sentimentos, resignificar angústias e aos poucos encontrar caminhos de vida
Ok
Espero poder te ajudar.
Entre em contato quando puder e quiser ok
Estou a disposição

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

112 respostas

6 JUN 2024

Olá, busque um bom profissional para falar dessa dor. Pode ter certeza que um bom profissional irá ajudá-lo a entender e ressignificar o que o faz perder o sentindo da vida. Como você relata, você tem tudo que precisa, talvez só falte alguém para ajudá-la a ver as coisas com mais clareza. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

299 respostas

5 JUN 2024

Olá, a primeira coisa a fazer é procurar a terapia por que assim terá um espaço reservado com um profissional que vai te acolher, te escutar e te ajudar a superar essa angústia. Existem vários caminhos para você percorrer que não seja a morte, por tanto, não desista de fazer outras tentativas. Muitas vezes temos a sensação de que não há saída, por que as nossas emoções e a maneira como interpretamos as dificuldades pode nos fazer perder até a esperança. O psicólogo pode te ajudar a perceber outras soluções. Faça algo diferente, faça terapia.

Me coloco á disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

62 respostas

5 JUN 2024

João,
Você está reduzindo a sua existência a um ciclo biológico, sistêmico, fazendo aquelas funções que caracterizam como um vivente: nasceu para se tornar adulto, trabalhar, ter seus bens, estudar, casar, conceber e manter filhos e depois, esperar a morte; realiza a norma do bem-estar dos instintos basico: fome, sede, conservação, sexo, socialização; segue as indicações da lei, da cultura.
Mas, se está sentindo vazio , não vê sentido para a sua vida fazendo só estas coisas é porque precisa identificar e concretizar a sua dimensão metafísica. Por isso, paga o bloquei desse apelo com a angústia. Voce está respondendo bem ao ter; precisa agora, buscar o seu Ser. Caso contrário não vai ter paz, nem realização. O apelo que estás sentido é um convite para se diferenciar na vida, não é simplesmente viver, é viver com arte.
Faça Psicoterapia
Abraços

6189 respostas

5 JUN 2024

Olá João, reconheço que abrir-se sobre esses pensamentos não é fácil, e dar esse primeiro passo é extremamente importante. Você não está sozinho, e muitas pessoas também passam por momentos de profunda angústia e questionamento sobre o sentido da vida.

A vida, com certeza, pode parecer avassaladora às vezes, especialmente quando sentimos que estamos apenas passando pelos movimentos do dia a dia sem encontrar um propósito verdadeiro. É natural questionar o sentido de tudo isso, principalmente quando estamos emocionalmente sobrecarregados.

Você mencionou que tem uma vida estável e "tudo" que uma pessoa precisa, mas ainda assim sente uma falta de motivação e propósito. Essa sensação pode ser um indicativo de que algo mais profundo precisa ser explorado e compreendido. Muitas vezes, nossa realização não está somente nas conquistas externas, mas na conexão com nossos valores, paixões e aquilo que nos traz verdadeira alegria.

Lutar todos os dias para se levantar da cama e enfrentar o dia pode ser um sinal de que você está lidando com algo além do cansaço comum – talvez uma depressão ou outra condição que afete seu bem-estar emocional. É fundamental buscar ajuda profissional para explorar esses sentimentos. Um psicólogo pode te ajudar a entender melhor o que está acontecendo e encontrar formas de redescobrir a motivação e o sentido na vida.

João, sua vida tem valor e significado, mesmo que no momento esteja difícil de enxergar. Procurar ajuda é um ato de coragem e o primeiro passo para começar a encontrar um caminho para fora dessa escuridão.

Fique bem e considere procurar ajuda de um profissional, abs

Teresa Abreu Psicólogo em Rio de Janeiro

23 respostas

5 JUN 2024

Olá João, espero que esteja tudo bem com você.

Devemos entender que nossos sentimentos e emoções, ao longo de nossas vidas, são muito dinâmicos, ou seja, eles podem mudar, e vão mudar, ao longo de nossas vidas, muitas e muitas vezes. Porém, devemos nos preocupar quando esse estados que descreve passam a ocupar em nossas vidas muito mais tempo, e muito mais setores, como se eles insistissem em permanecer a nossa volta. Quando identificamos essa situação, devemos procurar agir o quanto antes, para que possamos dar conta de reverter esses sentimentos e emoções, para que possamos então experimentar novamente um novo estado de equilíbrio e satisfação pessoal. Para que haja essa mudança de atitude, é necessário que você mergulhe um pouco dentro de si, procurando compreender seus processos pessoais, e identificar a causa disso. Essa é uma busca por autoconhecimento, por adquirir mais conhecimento sobre si e sobre suas necessidades, frustrações e anseios pessoais. Neste sentido, o profissional que mais pode te ajudar com isso é o profissional de Psicologia. Esse profissional é recomendado em seu caso, e, se possível você deve buscar um de sua escolha para que você possa iniciar seu processo de transformação pessoal, e mudança de atitude. Não deixe que esse estado cresça dentro de você, pois dessa forma será mais difícil modificá-lo com o tempo. É importante agir o quanto antes, e começar a ampliar seu autoconhecimento para que mudanças duradouras positivas possam surgir, no lugar dessas emoções e sentimentos disfuncionais que não vão dar o que você está buscando em sua vida. Existem muitas coisas positivas e novos sentimentos que podem ser explorados por você, e você deve experimentá-los. Procure não se identificar com essa tristeza e falta de sentido, e entenda que essas condições não fazem parte de sua trajetória definitiva. É uma oportunidade de mudança e crescimento, e isso te trará uma grande ampliação em seu desenvolvimento pessoal. Não deixe para depois, busque um profissional de sua preferência e inicie seu processo de psicoterapia o quanto antes. Isso vai te ajudar a enxergar a vida com outros olhos, e mudar sua atitude perante si e perante a vida a sua volta.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

974 respostas

5 JUN 2024

Bom dia, João! Obrigado por escrever. Escrever é vida, é manifestação de luta e busca por melhorar a vida. Ter trabalho e casa são necessidades importantes, mais são materiais. É preciso ir além. É preciso colocar a essência da alegria e realização das pequenas coisas, como admirar uma borboleta, escrever uma bonita carta, alegrar-se com o encantamento de uma criança, diante de um aprendizado e assim por diante.
Você precisa passar por processo científico com psicólogo, para que possa reorganizar e atualizar suas metas e razões para a vida. Para tanto, precisará vir a um de nós, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9110 respostas

5 JUN 2024

Olá! Sinto muito por sua situação. Provavelmente você esteja com depressao, onde tudo perde o sentido. Com terapia você pode entender as raizes disso e trabalhar estratégias para superar, voltar a sentir-se vivo e sentimentos positivos. Não desista, busque ajuda. A disposição. Boas energias para você.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

67 respostas

5 JUN 2024

Sinto muito que esteja passando por isso. Mas lembre que "por um fim" nunca é uma solução, assim como um Sol que brilha atrás das nuvens, você sabe que seu brilho existe, pois em outros momentos da sua vida aposto que você se sentiu brilhante. Sua vida não se resume a sua fase atual, pense que somos todos como um rio, que flui, que corre, acolhe mas que apesar de secar as vezes, a nascente nunca se acaba.
Procure ajuda, de profissionais, amigos ou familiares, prometo que você não está sozinho e você é capaz de passar por esse momento.
Espero de coração que você fique bem, um abraço!

Denis Yuji Sugita Psicólogo em São Paulo

18 respostas

5 JUN 2024

Joao, sinto muito por esse momento tão difícil que você está passando, não é nada fácil.
Mas saiba que apesar de estar tudo tão sem graça, sem motivações para nada, desistir de si não é opção. Procure ajuda, faça terapia. A terapia vai te ajudar a entender o que está havendo, como era antes, como está sendo agora, vai te ajudar a identificar o que mudou nos últimos tempos, o que perdeu a graça. Na terapia você conseguirá entender melhor os seus pensamentos, emoções e comportamentos, organizar melhor as suas ideias.
A(o) terapeuta vai caminhar junto com você na direção de reencontrar o sentido da vida, de recuperar as motivações, não desista, você não está sozinho!

Maria Eulália Dias Oliveira Psicólogo em Belo Horizonte

7 respostas

5 JUN 2024

Boa noite João, tudo bem?
Gostaria de entender melhor sua história, há algo em seu dia a dia que te dá prazer? Em algum momento de sua vida, você teve algo prazeroso em sua rotina e acabou deixando de lado? São questões importantes a se pensar, não vivemos no automático, precisamos de momentos prazerosos em nossa rotina.
Você consegue identificar algo que sinta falta de fazer no dia a dia? Se sim, sugiro que coloque esta atividade em sua rotina novamente. De qualquer forma, seria interessante um acompanhamento profissional para te ajudar com essa angústia.
Espero que você fique bem e que eu tenha o ajudado, qualquer dúvida, me coloco a disposição!

Gabriela Andrade Psicólogo em São Paulo

16 respostas

5 JUN 2024

Lidar com as próprias emoções pode ser algo difícil em alguns momentos da vida, mas saiba que é fundamental reconhecer que existe ajuda disponível. Por isso aconselho você a buscar um psicólogo ou psiquiatra para falar mais sobre tudo isso, e a partir da compreensão das origens dessa angústia poder encontrar uma resolução. Não hesite em procurar assistência para cuidar de si mesmo.

Ivy Élida Guimarães Psicólogo em Boa Vista

1 resposta

5 JUN 2024

Olá João, nem sempre as lentes da nossa vida serão coloridas, no entanto, não precisamos passar por esses processos sozinhos. A terapia te auxilia a encontrar o ponto que escureceu a sua lente e te conduz a buscar novas formas para brilhar novamente. As vezes seguimos um trajeto que acreditamos ser o melhor e quanto percebemos estamos perdidos, mas sempre há tempo de voltar e trilhar outros percursos. Não perca a esperança, procure uma ajuda profissional.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Juscellie Cardoso Psicólogo em Itamogi

4 respostas

5 JUN 2024

Boa noite, te convido a pensar sobre um processo terapêutico bem fundamentado e comprometido para que seja feita uma análise em conjunto sobre todas as afetações que acontecimentos de nossas vidas e que estamos expostos nos afetam e impactam no nosso autocuidado, forma de ver o mundo e sentido nas coisas. Caminhando por uma estrada reflexiva e de ressignificação das coisas, fatos e processos da vida.

Ulisses Antunes Psicólogo em São Joaquim de Bicas