Não vejo mais sentido na vida

Feita por >Ana · 7 mar 2018 Depressão

Não vejo sentido na minha vida, nada pra mim mais me faz querer viver, eu ñ verdade queria morrer, eu não queria ter nascido. De que vale viver a vida se a gente não é feliz? Pelo que entendem tenho depressão tomo medicamentos e vou ao psicólogo mas nada está adiantando nem ajudando, sinto que estou jogando dinheiro fora. Me sinto um lixo, que a minha vida não as sentido e ninguém acredita muito bem quando digo que vivo triste. Só recebo respostas como "Ah se esforce mais", "Você nem se esforça" sendo que eu não tenho ânimo pra nada, por isso não consigo fazer nada, nem mesmo os serviços de casa e do dia-a-dia. Em casa ninguém me entende e só ficam bravos e me xingar, não tenho amigos, não ninguém com quem contar e vivo pensando em morrer... o que faço?

A melhor resposta 8 MAR 2018

Ana, depressão é realmente algo muito difícil de passar, não só para o paciente mas para a família. Se você quebra um braço, todo mundo vê a radiografia, vê o osso partido, mas como "ver" a depressão? Por isso muitas famílias não sabem lidar quando um membro está com essa doença. Eles não entende o que se passa na sua cabeça, não entendem seus sentimentos, mas não por maldade, e sim por uma limitação deles. Assim é importante pedir orientação ao psicólogo e que o psicólogo possa orientar seus familiares.

Outro ponto é que o tratamento para depressão é medicamentoso e comportamental, feito pelo psiquiatra que vai avaliando seus sintomas, prescrevendo as medicações, avaliando as doses, se certificando se uma medicação está ou não funcionando, e trocando os remédios quando necessários. Já o psicólogo vai trabalhando seus sentimentos, pensamentos, comportamentos, dificuldades diárias, etc, ajudando o paciente a enfrentar melhor o problema.
Se você sente que essas coisas não estão acontecendo você tem todo direito de buscar outros profissionais. Espero ter ajudado, boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 MAR 2018

Ana!!
Realmente existe dificuldade para pessoas leigas entenderem o que sente. Diga ao seu psiquiatra o que está expondo aqui, para que ele entenda ou reveja sua medicação. Acredite que pode fazer mudança, siga as orientações da sua psicóloga e com certeza, sentirá que ela está com você. Se desacreditar na força interna que há em si, desativará o seu poder de transformação. Seja mais clara com os profissionais a sua volta, para que seu tratamento se desenvolva.
Atenciosamente,
Celeste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

7 MAR 2018

Olá, Ana.
Você já falou isso para o psiquiatra? As vezes é só um ajuste na dosagem, a mesma coisa faça com o psicólogo, assim ele pode buscar uma outra abordagem com você.
Qualquer duvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo