Não tenho controle da minha própria imaginação

Feita por >Danilo Angelo · 5 jun 2020 Problemas psicológicos

Bom dia, tarde ou noite, tenho uma duvida que me segue dês dos meus nove, dez anos de idade. Já disse isso para varias psicólogas diferentes e nem uma soube me responder ou ajudar, tentarei explicar da forma mais didática possível.
Usei este exemplo com vários amigos também, imagine um barbante que esteja dobrado em forma de "V" e em seguida, deixe este barbante reto, todos falaram que é simples, mas na minha imaginação, eu não consigo deixar este barbante reto, fica tão duro como se eu tivesse tentando desentortar uma barra de ferro com minhas mãos na vida real. Outro exemplo é se eu tentar imaginar uma pessoa parada, seus membros começam a se contorcer, dobrar, aumentar e diminuir de tamanho, é como se fosse um grande "bug" em um jogo.
Sou diagnosticado com depressão profunda e muitas vezes minha cabeça se torna uma válvula de fuga, não ter controle da própria imaginação, um lugar onde podemos ser oniscientes e onipotentes, chega a ser agoniante. Procurei em diversos lugares mas nunca encontrei nada como isso, gostaria que alguém pudesse me ajudar com isso.
Agradeço dês de já pela atenção e paciencia.

A melhor resposta 6 JUN 2020

Danilo, olá!
Sou psicóloga e meu nome é Bruna.
Quando você diz que já falou sobre isso com vários psicólogos que não souberam responder ou te ajudar, você quer dizer que já fez terapia com eles (e vocês conversaram sobre essa sua questão em terapia) ou que só os consultou sem ter, de fato, iniciado o processo psicoterapêutico?
Acredito que uma psicoterapia poderia te ajudar sim, mesmo que não te dê todas as respostas a princípio.
Estou a disposição para contato.

Bruna Januzzi Ilario Psicóloga Psicólogo em Campinas

7 respostas

3 JUL 2020

Olá Danilo!
Não parece se tratar de um sintoma, mas especificamente ao barbante me remete pensar que seja uma representação de como você se sente impotente diante da própria vida, sem forças para mudanças subjetivas.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição.

Abraços,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

6 JUN 2020

Olá Danilo Angelo! Grato por participar. A imaginação não precisa ser controlada, ela acontece dentro de cada um de nós. Ela precisa ser temperada com outras muitas e múltiplas partes de cada um de nós, para que vivamos a melhor plenitude possível. Seu relato é assemelhado a relatos não raros. Cabe advertir de cada pessoa é única, profunda, complexa. É preciso um complexo trabalho de troca com o psicólogo, sem sessões de psicoterapia, para situar o contexto e a história do desenvolvimento desse tipo de imaginação. Você diz que foi diagnosticado com depressão profunda. Cada "depressão" tem um identidade própria e diferente, para cada pessoa; é conectada com a história, personalidade, trocas sociais, corpo de cada pessoa. Será necessário, identificar, com a maior profundidade possível a tua pessoa inteira, para te ajudar. Certamente há muitos outros aspectos que contemplam a tua inteireza. Lembre-se você uma pessoa que, segundo seu relato, tem depressão, o que é diferente de uma depressão, que tem uma pessoa. Nos relatos psicanalíticos há situações com analogia enriquecedora do entendimento do que você diz imaginar. Seja persistente! Modifique-se. Ouse!. Conte conosco. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.