Como recuperar o controle da própria vida?

Feita por >Larissa Souza · 18 set 2023 Abordagem psicológica

Tenho um trabalho e um apartamento mediano, porém, praticamente não tenho vida. Não tenho energia para limpar meu apartamento (que sempre sonhei em ter) apenas dou uma faxina geral quando realmente não dá mais para aguentar. Não saio de casa, sempre planejo atividades que gostaria de fazer mas nunca saio do lugar. Fora isso, me viciei em pedir porcarias por delivery todos os dias, acabando com meu corpo e meu dinheiro. As vezes algum cara me chama pra sair, mas mesmo querendo, eu arrumo desculpas para não ir. Vejo minhas amigas tendo progresso em suas vidas e eu sempre estagnada. Eu sei o que fazer, mas não tenho disciplina para mudar... parece um vício, eu decido que vou mudar minha vida: fazer qualquer exercício, comer melhor, limpar tudo e usar meu dinheiro para ter boas experiências e conhecer pessoas novas. Mas pouco tempo depois eu peço alguma bobagem por delivery e vou ficar deitada usando o celular enquanto a vida passa. E não me entendam mal: nada disso me gera prazer, pois o tempo todo eu olho pra mim e pra minha casa e sofro muito por ser assim. Cresci com uma mãe abusiva e alcoólatra e estou sozinha no mundo desde os 18 anos (tenho 25). Não sei se esses traumas me viciaram em manter um ciclo de sofrimento ou se não tem nada a ver... mas quero deixar de sobreviver e realmente viver, porém não consigo.

Obs: sei que pode parecer que eu sou uma pessoa que gosta de sujeira e bagunça, mas não. Toda vez que eu vou na casa de alguém, todos dizem que eu sou muito limpa e organizada pois gosto de ajudar na faxina etc. Mas mandou assim em minha própria casa...

A melhor resposta 26 SET 2023

Olá Larissa,
pelo seu relato você cresceu em um lar abusivo e descontruído. Quando você era criança, você não tinha controle de muitas coisas, não tinha ferramentas para mudar sua realidade. Mas mesmo com as dificuldades você conseguiu um trabalho que lhe proporcionou um apartamento e um sustento confortável. Esta na hora de investir em você e tomar o controle da sua vida, no qual hoje, você tem ferramentas para lutar e mudar. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode estar ajudando neste processo. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

221 respostas

22 JAN 2024

Tua casa é teu templo e ele está danificado, né? De fato, ter tido uma mãe abusiva gerou isso, mas você não precisa ficar nesse lugar, sendo abusiva de si mesma, se autossabotando, não se sentindo no direito de ter uma vida boa com um bom marido, filhos (caso deseje). Você não se sente merecedora do bom, por isso, dá um jeito de estragar tudo pra si mesma: alimentação ruim, casa suja...você trouxe do seu passado mas ele não te define. Assuma o controle da sua vida! Sua mãe foi um ser falho que também deve ter tido pais ruins e ela só reproduziu isso. Não merece ser crucificada por isso. Todos temos limitações, defeitos, e passamos o que temos e podemos. Ela podia ter feito diferente? Podia! Mas não teve recursos, forças, conhecimentos. Não sabemos. Mas você pode mudar o rumo dessa história. Você só veio através dela, você não é ela, precisa separar as coisas e olhar a vida com uma lente diferente. Vem mudar isso?
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

4 JAN 2024

Oi Larissa,
Sinto muito por tudo o que tem vivido e pelo sofrimento que está enfrentando. É compreensível que essa situação esteja causando grande desconforto emocional e impactando diversos aspectos da sua vida.

A dificuldade em manter uma rotina equilibrada, aliada a hábitos alimentares prejudiciais e a falta de motivação para atividades sociais, pode indicar a presença de um quadro de desânimo persistente. É importante considerar a possibilidade de esses sintomas estarem associados a questões emocionais, especialmente relacionadas a situações traumáticas vivenciadas anteriormente.

A busca por orientação médica e psicológica pode ser crucial para identificar e tratar esses problemas. Um profissional de saúde mental pode oferecer suporte para entender esses padrões comportamentais e ajudar a desenvolver estratégias para lidar com as causas subjacentes.

Além disso, a orientação de um nutricionista pode ser valiosa para implementar mudanças na alimentação e promover hábitos mais saudáveis. A associação entre os sintomas emocionais e os comportamentos alimentares pode ser um indicativo importante para compreender melhor o quadro clínico.

É válido reconhecer o desejo de mudança e ter em mente que, mesmo que pareça difícil no momento, com o suporte adequado é possível fazer transformações positivas em sua vida. Você não está sozinha nessa jornada e merece apoio para alcançar uma vida mais plena e satisfatória.
Fico à disposição!
Abraços

Luiza França Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

4 DEZ 2023

Olá, é perceptível que você deseja mudança e se esforça para que isso aconteça, porém não tem tido êxito. O seu histórico familiar e o fato de você estar sozinha pode contribuir para a sua apatia e quando estamos imersos nesse quadro muitas vezes não conseguimos achar a saída, porém a terapia pode contribuir muito para te ajudar a se levantar e achar um caminho de prazer pela vida e pelas atividades cotidianas.
Me parece também que você está revivendo emoções que ás vezes tentamos esconder de nós mesmos, por que não queremos admitir, nem sofrer, mas em dado momento elas reaparecem. É preciso entender que não conseguimos controlá-las por muito tempo, elas precisam ser sentidas, vividas e depois devemos deixar as emoções desagradáveis irem embora. Faça terapia.

Fico à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

11 OUT 2023

Olá, Larissa.
Pode acontecer de ter um vício aí, mas é um vício de rotina, algo que começou a fazer e não consegue mudar os hábitos que relatou, então precisa ter muita força de vontade para conseguir mudar estes hábitos. Há vários motivos no seu relato que podem ser discutidos em atendimentos psicológicos, portanto sugiro que busque ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

21 SET 2023

Larissa, tudo bom?

Lendo seu relato me parece que está um pouco perdida e confusa. Me parece também que está faltando ânimo para agir, ânimo para pôr suas vontades em prática. Como se você não estivesse tento energia o suficiente para pôr suas vontades e seus planejamentos em ação. Interesse parece haver, mas não motivação para agir.
Acho fundamental que primeiro defina o que realmente quer da sua vida profissional, pessoal, escolar, familiar e social! O que te faz feliz? Qual é a vida que você deseja ter? E o que está faltando para colocar teus planos em ação?
Seria fundamental que iniciasse um processo terapêutico o quanto antes para que possamos te ajudar a dar esse "start".

Abraços.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

20 SET 2023

Olá Larissa, espero que esteja tudo bem com você!

Larissa, está te faltando uma boa dose de autoconhecimento, inicialmente, para que você possa ter mais clareza sobre suas possibilidades e escolhas da vida. Quando não sabemos para onde ir, geralmente não nos movimentamos, de nenhuma forma, pois ficamos exatamente como descreve: estagnados. Mas, sair se movimentando para qualquer direção também não é aconselhável, de nenhuma maneira, pois pode nos causar ainda mais sofrimento. É por isso que te digo que, inicialmente, você precisa de autoconhecimento, pois é através do autoconhecimento, que você vai puder, concretamente, obter importantes orientações para suas escolhas, e para a materialização de seu plano de vida, de seus projetos pessoais. Mergulhar dentro de si própria é adentrar no caminho que pode te oferecer mais autoconhecimento, e isso pode ser obtido através de um processo de psicoterapia. No decorrer desse mergulho você pode obter preciosidades que nem sequer imaginava que estavam dentro de você, e que podem te dar excelentes orientações de como, e para onde seguir. Então, realmente, eu te indicaria você iniciar um processo de psicoterapia, para que você possa iniciar seu processo de transformação pessoal, e obter uma mudança significativa em sua vida. Não deixe para depois, se tiver uma oportunidade, faça agora. Realmente você poderá experimentar a vida de uma outra forma, bem mais prazerosa, e com um sentido de realização pessoal muito claro e vívido. Se houver possibilidade, busque um profissional de sua escolha, e comece agora suas mudanças e sua ampliação de seu autoconhecimento. Não culpe o passado, mas, sim, dê uma oportunidade ao seu presente.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

19 SET 2023

Oi Larissa Souza
Voce trata a ti mesma e teu apartamento da mesma forma como compreende a tua vida: não está entendendo nada da tua vida, então, vai de qualquer jeito e daqui a pouco começam os problemas de saúde, as doenças, as disfunções orgânicas. Mente sã, corpo sadio.
Pouco importa o ambiente que voce teve, mãe abusiva, alcoólatra... foi voce que escolheu ela para ser sua mãe e foi assim porque você precisava aprender a lidar com estas situações e se resolver.
Quem é voce? Qual o teu objetivo de vida? Por que está aqui? Como não sabe, lida contigo mesma de qualquer jeito, come porcarias, não limpa teu apartamento que é o teu santuário onde hospeda um ser, não cuida do seu corpo no qual está a tua alma que se manifesta como angústia, desânimo, baixa autoestima, não vive, fica estagnada...
Precisa fazer Psicoterapia para se conhecer, para resolver tua dependência, tuas carências, teus conflitos, teus bloqueios.
Foi também para isso que voce nasceu: para se realizar e ser feliz. A angústia, o desânimo são mensagens que a tua vida emite para que tome consciência e mude o ritmo da tua vida.
Tudo depende de uma escolha e de uma decisão tua
Abraços

5817 respostas

19 SET 2023

Olá Larissa! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu! Vamos modificar as coisas. A questão é dar a cada situação, a cada dia, o primeiro passo. Os demais ficaram mais fáceis.
Quanto antes você começar a modificar as coisas, menos difícil será.
A vida é uma construção, é um processo. O antes, o durante e o depois, precisam se combinar. No passado aprendemos coisas da cultura, da vida. São nossas ferramentas e saberes; no presente, executamos coisas reais, modificamos ações; no futuro estão as realizações de nossas metas e planos. Passado, presente e futuro, para serem bem planejados, executados e com responsabilidade pelas consequências, caminham inseparáveis.
Será bom, que no início, um de nós, psicólogos, possamos te ajudar. Isso somente fará sentido se você efetivamente lutar com todas as tuas forças para modificar as coisas. Precisaremos que venha a nós, com mente aberta, persistência, muita persistência, disciplina e regularidade.
Ficaremos mutuamente felizes com as melhoras.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.