Pais controladores e violência financeira

Feita por >NoName · 4 set 2023 Terapia familiar

Olá psicólogos,

Estou mandando essa pergunta, pois realmente preciso de ajuda. Me vejo encurralada pelas circunstâncias da vida. Acontece que, eu sou uma mulher de 23 anos, faço faculdade e estágio, porém a minha vida inteira eu fui privada de coisas básicas e passei por situações desagradáveis, para falar o mínimo... Quando mais nova eu nunca tive liberdade para sair de casa sozinha ou com amizades, eu era proibida mesmo tendo 15 anos! Até mesmo um simples passeio no cinema, não podia. Só podia sair com parentes e meus pais... bom, ok. Com 20 anos consegui meu primeiro emprego, ainda assim, eu não podia ir trabalhar sozinha! Eu tinha que ser levada até a porta do trabalho todos os dias! Atualmente, isso mudou... porém, eu ainda não posso viajar sozinha. Nunca apresentei nenhum namorado para minha família, por medo de ser descriminada... e para completar, desde que comecei a trabalhar todos os meses tenho sido obrigada a dar uma quantia realmente significativa do meu salário, estou falando de mais que a metade muitas das vezes, tudo isso sob a justificativa de salvar o pescoço dos meus pais de dívidas que não deveriam ter sido feitas e que os colocariam em problemas, ou seja, direta e indiretamente eu estou assumindo as consequências dos problemas deles... já sujaram até mesmo meu nome, fui forçada a fazer cartões contra a minha vontade, além de ter que me endividar com terceiros e nisso entrei na compulsão de gastar os poucos reais que me sobra, pois se eu não gasto e eles sabem que eu tô com dinheiro, eu também perco o pouco que resta. Não foi por falta de tentar me impor, já tentei! Resultou em uma confusão enorme e depois o ciclo se repetiu de novo, mesmo a situação sendo incômoda. Eu não consigo juntar dinheiro e sair de casa, pois meu salário é mínimo e como disse, se eu não ajudo eles, todos passamos por dor de cabeça dentro de casa, além de eu ter que pagar minha faculdade que também tem custo alto e da qual eu dependo para continuar estagiando....

Enfim, me vejo num poço sem saída, já cansei de desabafar com parentes e amigos... eu sinto que eu não sou dona da minha própria vida, mas alguém que é adulta na hora de pagar as contas e criança na hora de satisfazer as próprias vontades. Eu já tentei pesquisar várias formas de sair de casa, mas sempre é a mesma coisa genérica: "junte dinheiro, saia de casa, more com outros", mas a questão é, como? Se não tenho condições e o pior, ainda que tivesse, como sairia se eles provavelmente não aceitariam minha saída? Eu sairia escondida e deixaria minhas coisas pra trás? Eu não quero ter um mal relacionamento com os meus pais, nem me indispor, mas o diálogo Não funciona porque eu viro a egoísta, ingrata, rebelde.

E o que despertou isso tudo em mim? Foi ouvir do meu pai que se eu ganhasse 8 mil reais ele não trabalharia mais... eu não duvido que isso acontecesse, porque eles não tem nenhuma expectativa de me ver casar e ter meus filhos ou minha própria casa, mesmo que às vezes eu fale a respeito. Além disso, como eu poderia ter um relacionamento funcional com alguém nas condições em que eu vivo??? Quando eu falo de ir morar sozinha, minha mãe se recente, ela realmente age como se eu fosse errada... enfim, às vezes eu vejo o fim prévio da minha vida como a única solução pra todo esse dissabor...

A melhor resposta 10 SET 2023

Olá,
Toda mudança exigi abrir mão de algo. Pelo seu relato você não é dona da sua vida, seus pais a tiveram como investimento, como alguém para cuidar deles no futuro. Busque ajuda para primeiramente ser dona de si, depois avaliar as possibilidades que você tem para melhorar a sua qualidade de vida e vivê-la. Fico a disposição para um encontro on-line para falar como a psicoterapia pode ajudá-la neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

6 SET 2023

Oi...
Voce ainda não tem nome porque não nasceu ainda...
Sim, voce tem 23 anos mas ainda não cortou o cordão umbilical psicológico com a sua família,
Está sofrendo mas não compreendeu que precisa se responsabilizar por si mesma, pelas tuas escolhas e decisões.
E não espere que os pais facilitem a tua vida... você precisa conquistar isso.
Voce não nasceu para ser validada pelos outros, não nasceu para cuidar dos seus pais.
Voce apenas veio através deles, mas não é deles, e nasceu para se realizar, cumprir com a tua missão de vida e ser feliz.
Faz parte da tua missão se independizar dos pais e nascer para si mesma. De agora em diante você precisa ser pai e mãe de si mesma.
Não pense em como vai fazer; pensa que deve fazer, precisa dar respostas à tua vida.
Lembra que não consegue fazer uma omelete sem quebrar os ovos... se precisar brigar com os pais, brigue, contanto que realize teus sonhos, teus objetivos.
Desde o inicio da tua gestação você se limitou a fazer o que eles queriam, só para não ser considerada rebelde. Assim, você abandonou a tua inteligência vital para ser a filha boazinha e querida por eles... abandonou a tua liberdade e agora se vê impossibilitada de viver a tua vida.
Resgate a ti mesma, faça psicoterapia para ser auxiliada neste momento, pois enquanto se esforça para compreender e viver a tua vida permanecendo baseada onde eles te alienaram, só vai ter processo de autodestruição e perda progressiva.
Não é hora de você namorar agora e se encontrar, ele também vai te explorar, assim como seus pais fazem.
Primeiro, precisa resolver esta situação com a família; você já trabalha, tem seu dinheiro, pode morar até debaixo da ponte se necessário, mas precisa se livrar do compromisso com eles.
Não são os filhos que precisam prover os pais; são os pais que precisam prover os filhos;
OK voce não precisa mais ser provida... basta que cuide de si mesma.
Não ligue para as chantagens emocionais que eles vão fazer quando você fizer o que deve fazer.
Por isso a necessidade de Psicoterapia para apoiá-la.
Nada está perdido, são desafios à tua inteligência. Vai conseguir. E, só depois eles vão reconhecer que você foi forte.
Abraços

5817 respostas

5 SET 2023

Olá, Noname.

Muito delicada a situação em que se encontra uma vez que estamos falando de seus próprios pais, pessoas essas que você menciona que quer manter um bom relacionamento. Seria muito interessante se buscassem fazer juntos uma terapia familiar e além da familiar uma individual só para você, pois parece que o cerne do seu problema diz respeito as questões familiares mesmo.
Seria interessante que pudesse conversar com eles e de repente até chamar uma pessoa da sua família ao qual você confie para ajudar a mediar essa conversa.
Sobre gastar o restante do salário que te sobra, não tem como você simplesmente falar que seu dinheiro do mês acabou e guardá-lo consigo, num cofrinho ou no banco? ainda que seja necessário abrir uma conta bancária somente para esse fim?

Vejo que preciso de ajuda, vejo que se encontra em uma relação abusiva. Qualquer coisa estou por aqui.

abraços.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

5 SET 2023

Olá, obrigado pelo seu relato. Imagino como deva ser difícil para você passar por tudo isso. Alguns pais são controladores e isso de fato pode trazer muitos prejuízos não apenas para as relações mas para a saúde mental do indivíduo. De fato a melhor alternativa seria você estabelecer uma distância aonde essa relação não tenha força para lhe afetar negativamente, ter seu espaço, sua independência financeira e sua autonomia. Como fazer isso é você que decide, você pode fazer agora, ou pode aguardar terminar sua faculdade para já ter uma profissão com seu diploma, cabe a você. Saiba também que você não é obrigada a compartilhar seus sonhos e planos de futuro com ninguém, inclusive com seus pais, você pode filtrar sobre o que vai dizer. E algo que você já deve saber é que não existe solução fácil nem rápida para seu problema, o importante é você criar um plano, um caminho. Outro ponto que pensei agora é que bater de frente e medir forças com eles (como por exemplo, em relação a não dar o seu salário) pode gerar consequências mais complicadas para a situação. Se impor para os outros é importante, mas precisamos saber quando e como fazer isso. Se você tiver condições de fazer terapia ajudaria muito pois o psicólogo que lhe acompanhasse saberia mais detalhes e poderia lhe direcionar muito melhor por conhecer sua vivência mais de perto. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 SET 2023

Olá Noname, você já tentou conversar com seus pais para abrirem as contas e dívidas que todos possuem? Conversar que vai ajudar a organizar financeiramente a todos e não simplesmente dar metade de seu salário. Você precisa realmente se endividar para não dar o restante do seu dinheiro para seus pais? Não pode guardar no banco e se perguntarem você responder que já acabou?percebo que está em conflito emocional e algo que poderia te ajudar seria passar óleo processo psicoterapêutico.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

5 SET 2023

Olá Noname! Obrigado por escrever. Sempre há muito mais a ser relatado, muito mais a ser compreendido, para emitamos sugestões com bases realistas e factíveis.
Consideradas essas limitações, podemos ponderar que seus pais e você, ainda não amadureceram possibilidades razoáveis de convivência. Talvez eles vivam estágio de vida que não vislumbrem amadurecer, pois para eles está cômodo, parece lógico. Para você não está cômodo, não parece lógico. Você precisa e quer amadurecer.
Será preciso construir formas sensatas, razoáveis, estratégicas, sábias para, aos poucos, organizar sua autonomia, originalidade, serenidade, delimitação de escolhas e identidade.
Isso dói, dá trabalho, incomoda, mas é necessário. Com tato, sensibilidade, aos poucos teus pais terão de aprender a lidar com essa modificação que será necessária.
Estaremos a disposição para maiores contribuições.
Olá

8644 respostas

5 SET 2023

Olá, NoName.
A situação em que se encontra realmente é muito delicada. Pelo que trouxe, seus pais não te dão o espaço de decidir sobre a sua vida, então o sentimento que você tem de falta de controle é absolutamente compreensível. Tem certas etapas da vida que somente nós podemos viver algumas experiências. O fato de seus pais cercearem suas vontades no passado e continuarem com esse comportamento não te deixam se desenvolver como pessoa. Infelizmente, nem sempre, os pais saberão o que é melhor pra gente. Recomendo fortemente que busque ajuda profissional, pois é quase certo que você possa desenvolver algum tipo de transtorno mental. Espero que você fique bem. Forte abraço!

Sabrina Dias Psicólogo em Porto Alegre