Não me sinto bem saindo de casa, o que pode ser?

Feita por >Wesley · 22 set 2019 Fobia

Eu estou fazendo acompanhamento com uma psicóloga e eu contei a ela o que me incomoda atualmente, ela pediu para que eu saísse mais de casa e tentasse interagir com as pessoas mas isso me deixa extremamente desconfortável, não é como se eu tivesse fobia social(ficar nervoso com a situação e tal) o problema é que eu não gosto mesmo, eu evito o máximo que eu posso ter contato com pessoas, eu acho o mundo muito hostil e talvez eu tenha medo do mundo.
O que vocês acham que eu deveria fazer para amenizar essa situação?

A melhor resposta 23 SET 2019

Se não gosta de sair, não saia. Sei que os pais pressionam para sair, se socializar... mas antes voce precisa estar bem contigo mesmo. Sim o mundo é muito hostil mas nem por isso pode impedir que voce circule pelo mundo. Tente achar o que voce gosta de fazer e goste de fazer isso. Daqui a pouco, voce encontra outras pessoas que te admiram por estar fazendo o que faz. Não é fácil sustentar a própria personalidade. Goste de ser o que é! Embora outras pessoas não gostem, se voce gostar é o suficiente.

5817 respostas

13 OUT 2019

Boa noite, Wesley na próxima consulta converse com a sua psicóloga, relate a ela o que sente tentando realizar o que ela sugeriu, ás vezes não funcionou simplesmente como você disse aqui "eu não gosto mesmo, eu evito o máximo que eu posso ter contato com pessoas" e, não gostar de interagir com outras pessoas não é um problema, já parou para pensar que pode ser "um momento" que está vivendo agora e você não sabe se para o futuro "você comece a interagir ter contato com as pessoas", então explique para ela que no momento "você não quer ter contato com pessoas", ela irá entender e sugeri outra coisa.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

24 SET 2019

Olá Wesley!
Acredito que você dialogando com a sua psicóloga a respeito o ajudará mais a entender o que é melhor para você. O fato de ela ter sugerido algo não é uma regra ser seguida, fale mais com ela a respeito de como se sente a respeito.

Carol Cruz Psicóloga Psicólogo em Campinas

7 respostas

23 SET 2019

Bom dia, Westey,
Primeiramente, o que VOCÊ acha que é Fobia Social?
Me pareceu colocar-se na defensiva quando sua psicóloga propôs que saísse mais de casa, exatamente como as pessoas que sofrem desse mal o fazem.
Sim, o mundo É um lugar hostil. Mas é nele que você vive, e nele está inserido. Se você não buscar uma abertura para interagir socialmente e se aproximar de pessoas que podem mostrar-lhe momentos alegres e divertidos, ninguém vai fazer isso por você.
A título de curiosidade, ninguém começa a ter fobia social sem antes passar por algo intenso, emocionalmente, envolvendo uma situação de interação, que pode ser violenta, constrangedora, ou emocionalmente valiosa pra você, positiva ou negativamente. E só então a pessoa passa a se fechar cada vez mais.

Neste sentido, em que passo você acha que está agora, fazendo tanta força pra não interagir nem sair de casa?
Reflita, e aceite a palavra da sua psicóloga. Ela, que te acompanha, deve saber o que está dizendo.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

23 SET 2019

Olá Wesley! Grato por participar. Primeiro, esforce-se por interagir, é necessário, é muito necessário. Não confie na sua avaliação de si mesmo, você não é mais frágil e vulnerável do que os outros, assim como não é mais forte e resistente do que os outros. Todos precisam interagir. Dentro do seu mundo há uma parte naturalmente protegida, fique tranquilo quanto a isso. O que ameniza o sofrimento é o exercício gradativo de interações, com pessoas éticas, em ambientes sociais razoavelmente protegidos. (clubes, trabalho, escolas, igrejas tradicionais, grupos de teatro, escolas de circo, grupos de capoeira, grupos de caminhadas, etc.) Não há pessoas superiores, não há pessoas inferiores, há pessoas que sentem e podem aprender a interpretar a completude e e fragilidade que faz parte de todos nós. Insista na interação com critérios de segurança social. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8604 respostas

23 SET 2019

Oi, Wesley. Uma das principais orientações que faço aos meus paciente é a de confirmar no processo. Acredito que sua psicóloga seja a pessoa que conhece seu caso de forma mais próxima e que ela seja a melhor pessoa para orienta-lo quanto a isso, leve para ela essa sua angústia com a orientação que ela o fez de sair de casa e socializar. Tenho a certeza de que ela o auxiliará quanto a isso.
No mais, confie no processo. Ao está com sua psicóloga se permita estar em terapia.
Espero tê-lo ajudado de alguma forma.
Abraços.

Psicóloga Eliane Alves Psicólogo em Santa Luzia

3 respostas

23 SET 2019

Oi, Wesley! O primeiro passo é explicar isso para a sua psicóloga. A terapia funciona quando existe uma relação de confiança entre terapeuta e cliente. Se você acha que ela te sugeriu um caminho inadequado, conte a ela! Ela vai te entender e vai procurar uma melhor alternativa pro momento. Caso faça isso e continue se sentindo mal compreendido sugiro que procure outro profissional. A terapia só terá resultados se você estiver confortável. Sucesso no seu tratamento!

Thais Polonio Ribeirinho Psicólogo em Brasília